A EDUCAÇÃO CORPORIFICADA NO MUNDO-VIDA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA “SÃO JOSÉ DOS PRETOS” - GUIMARÃES - MA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n3.202155

Keywords:

Saberes e fazeres, Comunidades quilombolas, Educação do corpo

Abstract

O presente texto aborda compreensões sobre as práticas corporais no âmbito dos fazeres e saberesna comunidade quilombola de São José dos Pretos, localizada no município de Guimarães, no litoral ocidental do Maranhão. Tem sua centralidade nos estudos do corpo com bases fi losófi cas da Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, realizando interlocuções com a Sociologia e Antropologia. Busca compreender as práticas corporais manifestadas nos fazeres e saberes construídos nos fenômenos vividos nessa comunidade como uma educação que se faz a partir do corpo, e o corpo que se faz a partir da educação.Infere-se sobre um corpo que se constrói mediado pela cultura e por esta produz conhecimentos, a educação a partir do corpo e o corpo a partir da educação.

Palavras-chave: saberes e fazeres; comunidades quilombolas; educação do corpo. CORPORATIZED EDUCATION IN THE LIFE-WORLD OF THE QUILOMBOLA COMMUNITY “SÃO JOSÉ DOS PRETOS” - GUIMARÃES - MA Abstract The present text addresses comprehensions about body practices in the scope of the doings and knowledges in the quilombola community of São José dos Pretos located in the municipality of Guimarães, on the western côas tof Maranhão. It is centered on body studies, with philosophical bases in Maurice Merleau-Ponty’s Phenomenology, making interlocutions with Sociology and Anthropology. It seeks to understand the body practices manifested in the actions and knowledge built in the phenomen alived in this community as na education that is made from the body, and the body that is made from education. It is inferred that thebody is built through culture and produces knowledge through it, the education from the body and the body from education. 
Keywords:  knowledge and actions; quilombola communities; body education. LA EDUCACIÓN ENCARNADA EM EL MUNDO-VIDA DE LA COMUNIDAD QUILOMBOLA “SÃO JOSÉ DOS PRETOS” - GUIMARÃES - MA Resumen El presente texto aborda lãs comprensiones sobre lãs prácticas corporales em El ámbito de los haceres y saberes em La comunidad quilombola de São José dos Pretos ubicada em El municipio de Guimarães, em el litoral occidental de Maranhão. Se centra em los estúdios Del cuerpo, basados em La Fenomenología filosófica de Maurice Merleau-Ponty, estableciendo conexiones com La Sociología y La Antropología. Busca mos entender lãs prácticas corporales que se manifiestan em La sacciones y conocimientos construídos en los fenómenos vividos en esta comunidad como una educación que se hace desde El cuerpo, y El cuerpo que se hace desde La educación. Se infiere sobre um cuerpo que se construye a si mismo mediado por la cultura y produce conocimiento a través de ella, la educación basada en el cuerpo y el cuerpo basada en la educación Palabras clave: saberes y haceres; comunidades quilombolas; educación corporal.

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Author Biographies

Raimundo Nonato Assunção Viana, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É pós-doutorando em Educação (PNPD/ CAPES) junto ao Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura − COEDUC/PPGE/UFMT. Docente do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Federal do Maranhão (PROFART-UFMA). Docente do Programa de Pós- graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica (PPGEEB-UFMA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física GEPPEF/UFMA. Tem experiência na área de educação física, com ênfase nos seguintes temas: corpo, dança na escola, danças tradicionais, diversidade étnico racial, estética.  

Beleni Saléte Grando, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutora em Educação, com pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura. Coordena a Rede Ação Saberes Indígenas na Escola da UFMT com a SECADI/MEC. Consolida sua práxis pedagógica numa perspectiva interdisciplinar e intercultural, compreendendo o corpo como a totalidade/centralidade da pessoa que se integra a um grupo social específico por meio da educação e no qual se inscreve a cultura que o identifica.

Published

2021-09-30

How to Cite

VIANA, Raimundo Nonato Assunção; GRANDO, Beleni Saléte.
A EDUCAÇÃO CORPORIFICADA NO MUNDO-VIDA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA “SÃO JOSÉ DOS PRETOS” - GUIMARÃES - MA
. Cadernos de Pesquisa, p. 475–494, 30 Sep. 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17780. Acesso em: 21 nov. 2024.

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Artigos