ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p107-122

Keywords:

Ensino Médio, Reforma do Ensino Médio, Dualidade educacional, Desigualdade, Diferenciação escolar

Abstract

O texto analisa a reforma em curso do ensino médio brasileiro. Problematiza a produção da área de trabalho e educação que, no Brasil, tem enfatizado o uso do conceito de dualidade para explicar o Ensino Médio; identifica a introdução desse conceito na literatura brasileira e suas influências teóricas; a partir do que defende a sua validade, porém também a sua insuficiência. Tomando o conceito de desigualdade como referência adicional conclui que a reforma tende a promover maior diferenciação escolar, hierarquizando as escolas e precarizando ainda mais a formação oferecida pelas escolas públicas de Ensino Médio das redes estaduais, aprofundando as desigualdades educacionais e embargando o futuro dos jovens pobres.

Palavras-chave: Ensino Médio. Reforma do Ensino Médio. Dualidade educacional. Desigualdade. Diferenciação escolar.

BRAZILIAN SECONDARY SCHOOL: dualism, difference and social inequalities

Abstract

Analyses the ongoing reform of Brazilian high school considering the increase in school differentiation that it tends to produce. Problematizes the production of the area of work and education, has emphasized the use of the concept of duality to explain the Secondary School; identifies the introduction of this concept in Brazilian literature and its theoretical influences; from what it defends its validity, but also its insufficiency. Also taking the concept of inequality as an additional reference concludes that the reform tends to deepen the educational inequalities, hierarchizing the schools and precarious even more the training offered by public high schools of the state networks, making it difficult to the future of poor young people.

Keywords: Secondary School. High School Reform. Educational Duality. Inequality. School Differentiation.

ESCUELA SECUNDARIA BRASILEÑA: dualidad, diferenciación y desigualdad social

Resumen

El texto analiza la reforma en curso de la escuela secundaria brasileña. Problematiza la producción del área de trabajo y la educación que, en Brasil, ha enfatizado el uso del concepto de dualidad para explicar la escuela secundaria; identifica la introducción de este concepto en la literatura brasileña y sus influencias teóricas; de lo que defiende su validez, pero también su insuficiencia. Tomando el concepto de desigualdad como referencia adicional, se concluye que la reforma tiende a promover una mayor diferenciación escolar, jerarquizar las escuelas y una mayor precariedad de la capacitación ofrecida por las escuelas públicas públicas, profundizar las desigualdades educativas y embargar el futuro de los jóvenes pobres. 

Palabras clave: Bachillerato. Reforma de la escuela secundaria. Dualidad educativa. Desigualdad Diferenciación escolar.

 

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Author Biography

Ronaldo Marcos de Lima Araújo, Universidade Federal do Pará

Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA. Doutor em Educação pela UFMG.

Published

2019-12-20

How to Cite

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima.
ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: dualidade, diferenciação e desigualdade social
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 107–122, 20 Dec. 2019 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13051. Acesso em: 3 nov. 2024.

Issue

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Artigos