A ESCOLA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Elizabete Cristina Costa Renders Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n3p47-66

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa, Pessoas com Deficiência, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação Básica, Tecnologia Assistiva,

Resumo

Apresenta resultados de uma pesquisa de pós-doutorado que  discutiu a  escola inclusiva na perspectiva dos estudantes com deficiência, destacando as práticas pedagógicas que eles entendem serem necessárias para a inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa narrativa que se deu na forma de rodas de conversa virtual com estudantes matriculados em um curso de Pedagogia, na modalidade a distância. Na composição do material documentário, destacam-se as autobiografias narradas, as cartas escritas pelos licenciandos e licenciandas para um dos seus professores e também os diários de pesquisa da pesquisadora. Tal material aponta para a importância de fazeres pedagógicos cotidianos que promovam: (i) a superação do preconceito pelo conhecimento que se constitui na convivência com as diferenças; (ii) o cuidado de, no âmbito da inclusão escolar, não reduzir a formação docente ao atendimento educacional especializado; (iii) a aproximação da tecnologia assistiva à discussão da tecnocultura nesta contemporaneidade.

 THE INCLUSIVE SCHOOL FROM THE PERSPECTIVE OF PEOPLE WITH DISABILITY

Abstract: This article presents results of a postdoctoral research that discussed the inclusive school from the perspective of the students with disabilities, highlighting the pedagogical practices that they indicate as necessary for school inclusion. The methodology used was the narrative research, in the form of virtual conversation wheels with students enrolled in a course of Pedagogy, distance learning modality. In the composition of the documentary material are the autobiographies narrated, the letters written by the students for one of their teachers and also the research diaries of the researcher. Such material points to the importance of daily pedagogical practices that promote: (i) overcoming prejudice by the knowledge that is constituted in the coexistence with the differences; (ii) care should be taken not to reduce, in the scope of school inclusion, teacher training to specialized educational services; (iii) the approximation of assistive technology to the discussion of technoculture in this  contemporaneity

Keywords: Narrative Research. People with Disability. Inclusive Education. Special Education. Basic Education. Assistive Technology..

LA ESCUELA INCLUSIVA EN LA PERSPECTIVA DE LAS PERSONAS CON DISCAPACIDAD

Resumen: Este artículo presenta resultados de una investigación de posdoctorado que discutió la escuela inclusiva en la perspectiva de las personas con discapacidad, destacando las prácticas pedagógicas que ellos entienden como necesarias para la inclusión escolar. En la composición del material documental se destacan las autobiografías narradas, las cartas escritas por licenciandos y licenciandas para uno de sus profesores y también los diarios de investigación de la investigadora. Tal material apunta a la importancia de prácticas pedagógicas cotidianas que promuevan: (i) la superación del prejuicio por el conocimiento que se constituye en la convivencia con las diferencias; (ii) el cuidado en no reducir, en el ámbito de la inclusión escolar, la formación docente a la atención educativa especializada; (iii) la aproximación de la tecnología de asistencia a la discusión de la tecno cultura en esta contemporaneidad.

Palabras clave: Investigación Narrativa. Personas con Discapacidad. Educación Inclusiva. Educación Especial. Educación Básica. Tecnología de asistencia.

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Biografia do Autor

Elizabete Cristina Costa Renders, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Pós Doutora (2015) e Doutora em Educação (2012) na área de Ensino e Práticas Culturais pela UNICAMP. É pesquisadora colaboradora no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (LEPED/UNICAMP). Atualmente, trabalha com a formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado profissional em Educação) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2017-atual). É líder do grupo de pesquisa ACESSI (Acessibilidade escolar e inclusão social). Em suas pesquisas, destacam-se temas como: educação especial, educação inclusiva, universal design for learning e epistemologias emergentes.

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Publicado

2018-10-11

Como Citar

RENDERS, Elizabete Cristina Costa.
A ESCOLA INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 47–66, 11 Out 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9950. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos