A AUTORIA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n1p157-177Palavras-chave:
Ética, Autoria, Aprendizagem colaborativa, Docência on-line,Resumo
Este artigo tem o objetivo descrever alguns resultados sobre autoria nos fóruns de discussão. A pesquisa maior tinha como propósito científico investigar se a interação realizada nos fóruns de discussão de cursos a distância contribui para a formação ética de futuros pedagogos, a ponto de promover suporte conceitual à prática desses docentes no magistério presencial. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e as informações coletadas foram interpretadas sob o método da análise de conteúdo. Os dados foram tratados mediante a técnica da análise temática. Os resultados apontaram que os professores consideram a autoria como um valor na EaD porque é coluna basilar para que a educação de adultos universitários aconteça. Ao mesmo tempo é o elemento que mais causa apreensão nos professores porquanto ainda não é realizada a contento pelos estudantes. A pesquisa sinaliza a necessidade do aperfeiçoamento de práticas educativas colaboradoras na EaD e o investimento no professor para que ele desenvolva e incremente suas competências pedagógicas, comunicativas, sociais, gerenciais e técnicas relativas ao trato com o ambiente cibernético.
AUTHORSHIP AS ETHICAL-DIDACTIC ELEMENT IN DISTANCE EDUCATION
Abstract: This paper aims to describe some results on authorship in the discussion forums. The larger research had as a scientific purpose to investigate if the interaction carried out in the forums of distance course discussion contributes to the ethical fotmation of future pedagogues as to promote conceptual support the practice of these teachers in the classroom teaching. The data collection technique was the semi-structured interviews and information collected were interpreted about the method of content analysis. The data were analyzed by thematic analysis technique. The results showed that teachers consider authorship as a value in distance education because it is fundamental column for the education of university adults. At the same time is the element that causes more concern among teachers because the satisfaction by students is not done. The research indicates the need for the improvement of collaborative educational practices in distance education and investment in teacher so that it develops and spice up their teaching skills, communicative, social, managerial and technical related to dealing with the cyber environment.
Keywords: Ethics. Authorship. Collaborative learning. On-line teaching.
LA AUTORÍA COMO ELEMENTO ÉTICO-DIDÁCTICO EN LA EDUCACIÓN A DISTANCIA
Resumen
Este trabajo tiene el objetivo describir algunos resultados sobre la autoría de los foros de discusión. La investigación mayor tenía como propósito científico para investigar la interacción que tuvo lugar en los foros de discusión de los cursos a distancia contribuye a la formación ética de los futuros pedagogos para promover el apoyo conceptual a la práctica de estos maestros en el magistério presencial. La técnica de recolección de datos fue la entrevista semiestructurada y la información recogida se interpretaron bajo el método de análisis de contenido. Los datos fueron analizados por la técnica de análisis temático. Los resultados mostraron que los profesores consideran la autoría como un valor en la educación a distancia, ya que es la columna fundamental para la educación de adultos universitarios suceda. Al mismo tiempo, es el elemento que causa más preocupación entre los profesores porque la satisfacción de los estudiantes que aún no se realiza. La investigación indica la necesidad de la mejora de las prácticas educativas de colaboración en la educación a distancia y la inversión en maestro para que se desarrolle incremente sus competencias pedagógicas, comunicativas, sociales, administrativas y técnicas relacionados con el manejo del entorno cibernético.
Palabras clave: Ética. Autoría. Aprendizaje colaborativo. La enseñanza en línea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.