DESAFIOS DA GESTÃO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Maria Lília Imbiriba Sousa Colares Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA-PA)
  • Adriana Oliveira dos Santos Siqueira Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA-PA)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n3p72-86

Palavras-chave:

Educação integral. Programa mais educação. Gestão escolar.

Resumo

 

Este artigo aborda a gestão da educação em escola de tempo integral. Objetiva analisar as concepções e práticas de educação integral e sua implicação nas ações dos gestores de escolas que desenvolveram o Programa Mais Educação (PME) da Rede Municipal de Ensino de Santarém-Pará, no período de 2009 a 2015. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas, envolvendo seis gestores. Para o levantamento das informações se utilizou como ferramenta a entrevista semiestruturada. O tratamento das informações foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Identificamos, por meio da análise, pouca clareza dos gestores escolares sobre as concepções de educação integral que norteiam suas práticas, além de revelar insipiente conhecimento sobre os fundamentos teóricos que orientam o PME. As práticas de gestão participativas apresentaram avanços como a construção do Projeto Político-pedagógico, a participação do conselho escolar e a ampliação da participação de pais e da comunidade, mas os discentes são excluídos do planejamento e das decisões da gestão escolar. A pesquisa demonstra, ainda, a necessidade de se estabelecer o debate nos espaços escolares sobre a educação integral e as práticas de gestão democráticas.

Palavras-chave: Educação integral. Programa mais educação. Gestão escolar.


CHALLENGES OF MANAGEMENT OF FULL-TIME SCHOOL 

Abstract: This article discusses the management of education in school full-time. Objective analyze the conceptions and practices of integral education and your involvement in the actions of managers of schools that developed the program More education (PME) of Municipal de Ensino de Santarém-Pará, in the period from 2009 to 2015. The survey was developed in three schools, involving six managers. For the removal of information is used as a tool the semi-structured interview. The treatment of information was conducted by means of the technique of content analysis of Bardin (2011). Identify, through the analysis, unclearness of school managers on the conceptions of integral education that guide their practices, as well as reveal incipient knowledge on the theoretical fundaments that guide the PME. Participatory management practices presented as advances the construction of the pedagogical political project, the participation of the School Board and the expansion of participation of parents and the community, but the students are excluded from planning and management decisions. The research demonstrates the need to settle the debate in school spaces on the integral education and democratic management practices.

Keywords: Integral education. More education program. School management.

 

DESAFÍOS DE LA GESTIÓN DE LA ESCUELA A TIEMPO INTEGRAL

Resumen: Este artículo aborda la gestión de la educación en la escuela a tiempo integral. Objetiva analizar las concepciones y prácticas de la educación integral y su participación en las acciones de los administradores de escuelas que desarrollaron el programa más educación (PME) de Ensino Municipal de Santarém-Pará, en el período comprendido entre 2009 y 2015. La investigación fue desarrollada en tres escuelas, que implica a seis gerentes. Para la levantamiento de la información se utiliza como herramienta la entrevista semi-estructurada. El tratamiento de la información se realizó mediante la técnica de análisis de contenido de Bardin (2011). Identificamos, a través del análisis, falta de claridad de los gestores de la escuela sobre los conceptos de educación integral que orientan sus prácticas, así como revelar conocimiento incipiente sobre los fundamentos teóricos que guían a los PME. Gestión participativa prácticas presentadas como avances la construcción del proyecto político pedagógico, la participación de la junta escolar y la ampliación de la participación de los padres y la comunidad, pero los estudiantes están excluidos de las decisiones de planificación y gestión. La investigación demuestra la necesidad de resolver el debate en espacios escolares en la educación integral y gestión democrática.

Palabras clave: Educación integral. Programa más educación. Gestión de la escuela.         

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Biografia do Autor

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA-PA)

Professora Doutora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA-PA)

Santarém/PA, Brasil

 

 

Adriana Oliveira dos Santos Siqueira, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA-PA)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA-PA)

Santarém/PA, Brasil

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; SIQUEIRA, Adriana Oliveira dos Santos.
DESAFIOS DA GESTÃO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 3, p. 72–86, 21 Dez 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8028. Acesso em: 5 nov 2024.

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