DAS NARRATIVAS DO CINECLUBE EM CÁCERES ÀS NARRATIVAS DA ESCOLA INDÍGENA LUTUMA DIAS: a educação escolar indígena diferenciada

Autores

  • Naine Terena de Jesus Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-MT)
  • Maritza Maldonado Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-MT)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n3p141-152

Palavras-chave:

Educação indígena. Interculturalidade. Tic. Infância. Indígenas.

Resumo

 

Este artigo foi produzido no âmbito do Projeto Cineclubes - Cinema, infâncias e diferenças, realizado pelo Ateliê de Imagem e educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da UNEMAT - MT. As narrativas acerca dos povos indígenas do Brasil, apresentadas por professores participantes do Cineclube, movimentaram o pensamento das autoras para a releitura da tese de doutorado Audiovisual na Escola Terena Lutuma Dias: educação indígena diferenciada e as mídias, cujo foco era a problematização sobre a educação escolar indígena e o uso do audiovisual, em especial, para o ensino da cultura indígena e principalmente se este seria um material didático capaz de contemplar as necessidades pedagógicas dos professores Terena, frente aos recursos como livros e cartilhas que estão atualmente disponíveis na escola indígena. Revisitar a tese e trazer tais informações a este artigo, se deu devido ao fato das narrativas do Cineclube se tornarem personagens conceituais para se pautar a educação escolar indígena visando enriquecer o conhecimento do leitor acerca de diferentes contextos e realidades da educação no país.

Palavras-chave: Educação indígena. Interculturalidade. Tic. Infância. Indígenas.


OF THE NARRATIVES OF THE CINECLUBE IN CÁCERES TO THE NARRATIVES OF THE ABORIGINAL SCHOOL LUTUMA DIAS: the differentiated aboriginal pertaining to school education 

Abstract: This article was produced in the scope of the participation of the authors in the Cineclubes Project - Cinema, infancies and differences, carried through for the Ateliê de Imagem and education, of the Program of After-graduation in Education of the UNEMAT - MT. The narratives concerning the aboriginal peoples of Brazil, presented for participant professors of the Cineclube, had put into motion the thought of the author for the releitura of the thesis of doutorado Audiovisual in the School Terena Lutuma Dias: aboriginal education differentiated and the medias, taking it to revisit it the problematização on the aboriginal pertaining to school education and the use of the audiovisual, in special, for the education of the aboriginal culture and mainly if this would be a didactic material capable to contemplate the pedagogical necessities of Terena professors, front to the resources as books and cartilhas that they are currently available in the aboriginal school. To revisit the thesis and to bring such information to this article, if gave due to the fact of the narratives of the Cineclube if to become conceptual personages to pautar the aboriginal pertaining to school education aiming at to enrich the knowledge of the reader concerning different contexts and realities of the education in the country.

Keyworks: Aboriginal education. Interculturalidade. Tic. Infancy. Aboriginals.

 

LAS NARRATIVAS DE CINECLUBE EN CÁCERES Y NARRATIVAS DE LA ESCUELA INDÍGENA LUTUMA DIAS: una educación escolar indígena diferenciada

Resumen: Este artículo no ha sido reproducido en ningún momento de la participación de las autoras en el Proyecto Cineclubes - Cine, infancias e diferencias, realizado por Ateliê de Imagem y educación, Programa de Pós-graduación en Educación de UNEMAT - MT. Como narrativas acerca de los dos indígenas indígenas del Brasil, las presentaciones de los profesores participantes del Cineclube, movimentaron el pensamiento de la autora para una relevación de las enseñanzas de los medios de comunicación audiovisual en la escuela Terena Lutuma Dias: educación indígena diferenciada y como mídias, A educação escolar indígena y el uso del audiovisual, en especial, para el aprendizaje de la cultura indígena y principalmente en el este material seria didático capaz de contemplar como necesidades pedagógicas de los profesores Terena, . Revisar el texto de este artículo, se ha dado por el hecho de las narraciones de Cineclube, se convertirá en personajes conceptuales para el aprendizaje de la educación en el país.

Palabras clave: Educación indígena. Interculturalidade. Tic. Infância. Indígenas.                                

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Biografia do Autor

Naine Terena de Jesus, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-MT)

Doutora em educação. Bolsista PNPD Capes no

Programa de Pós-graduação em

Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-MT)

Cuiabá – MT, Brasil

 

 

Maritza Maldonado, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-MT)

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-MT) no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

 

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

DE JESUS, Naine Terena; MALDONADO, Maritza.
DAS NARRATIVAS DO CINECLUBE EM CÁCERES ÀS NARRATIVAS DA ESCOLA INDÍGENA LUTUMA DIAS: a educação escolar indígena diferenciada
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 3, p. 141–152, 21 Dez 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6460. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos