O ENSINO DE SITUAÇÕES MULTIPLICATIVAS: constatações a partir dos atos de mediação docente
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p74-88Palavras-chave:
Situações multiplicativas. Mediação docente. Teoria dos Campos Conceituais.Resumo
El
Resumo: Inserida no campo da Educação Matemática, esta investigação tem como objetivo central analisar os atos de mediação docente no ensino de situações multiplicativas no 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como suporte referencial a Teoria dos Campos Conceituais. O constructo teórico prevê a estruturação dos conceitos de multiplicação e divisão em um único campo conceitual – o das Estruturas Multiplicativas. A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorada no método do Estudo de Caso recaindo sobre os atos de mediação de uma docente do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de São Luís, Maranhão. A pesquisa de campo foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2015. Os dados empíricos foram coletados por observação de três aulas previamente planejadas pela docente observada. Os achados dessa incursão investigativa apontam a carência do trabalho voltado para os aspectos conceituais das operações de multiplicação e divisão, bem como revelam a proeminência da simbolização em detrimento da conceitualização. As conclusões que se derivam dessa incursão investigativa entrelaçam aspectos inerentes à formação e à prática docente, na medida em que englobam o amplo repertório de eskemas concernentes à interação, comunicação, linguagem e afetividade, além do conjunto de competências técnicas e conhecimentos propagados nos espaços de formação que também modelam os atos de mediação docente no decurso da história individual e profissional dos professores.
Palavras-chave: Situações multiplicativas. Mediação docente. Teoria dos Campos Conceituais.
TEACHING SITUATIONS MULTIPLICATIVE: findings from the mediation acts of teachers
Abstract: Inserted in the field of mathematics education, this research had as main objective to analyze the acts of teacher mediation in teaching multiplicative situations in the 5th year of elementary school, supported by the Theory of Conceptual Fields. The theoretical construct provides the structure of multiplication and division concepts into a single conceptual field - that of multiplicative structures. The research is qualitative in nature, anchored in the Case Study method falling on the acts of mediation of a teacher of the 5th year of elementary school in a public school in São Luís, Maranhão. The field research was conducted in the months of October and November 2015. The data were collected by observation of three classes previously planned by the teacher observed. The findings of this investigative foray point to the lack of focused work for the conceptual aspects of the multiplication and division operations , as well as reveal the prominence of symbolization at the expense of conceptualisation. The conclusions derived from this investigative foray intertwine aspects of training and teaching practice, in that it encompasses the broad repertoire concerning the interaction, communication, language and affection, beyond the range of technical skills and propagate knowledge in the areas of training also model the acts of teaching mediation during personal and professional history of teachers.
Keywords: Situations multiplicative. Mediation acts of teachers. Theory of Conceptual Fields.
LA ENSEÑANZA DE SITUACIONES MULTIPLICATIVAS: resultados a partir de los actos de mediación docente
Resumen: Insertado en el campo de la educación matemática, esta investigación tiene como objetivo principal analizar los actos de mediación docente en la enseñanza de las situaciones multiplicativas en el 5º año de la escuela primaria, utilizando como soporte de referencia la teoría de los campos conceptuales. La construcción teórica proporciona la estructura de los conceptos de multiplicación y división en un solo campo conceptual – el de las estructuras multiplicativas. La investigación es de naturaleza cualitativa, anclada en el método de estudio de caso que recae sobre los actos de la mediación de una docente de 5º año de primaria en una escuela pública en São Luís, Maranhão. La investigación de campo fue realizada en los meses de octubre y noviembre de 2015. Los datos empíricos fueron recogidos mediante la observación de tres clases previamente programadas por la profesora observada. Las conclusiones de este punto de incursión señalan la carencia de trabajo dirigido a los aspectos conceptuales de las operaciones matemáticas de multiplicación y división, así como revelan la prominencia de la simbolización en detrimento de la conceptualización. Las conclusiones derivadas de esa investigación entrelazan aspectos de la formación y la enseñanza práctica, ya que abarca el amplio repertorio de eskemas relativos a la interacción, comunicación, lenguaje y afectividad, además del conjunto de competencias técnicas y conocimientos propagados en los espacios de formación que también modelan los actos de mediación docente en el decurso de la historia personal y profesional de los profesores.
Palabras clave: Situaciones multiplicativas. Mediación docente. Teoría de los Campos Conceptuales.
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