NVIVO COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.11

Resumo

Este artigo descreve como um software de análise qualitativa assistida por computador, o NVivo 12 Plus, foi usado em um processo de condução de uma Revisão de Literatura. Como exemplo ilustrativo da abordagem colocada em prática, apresenta-se uma revisão de literatura sobre o trabalho com tabelas e gráficos no contexto da Educação Básica, na perspectiva do letramento estatístico. Por meio dessa revisão, que foi realizada junto aos anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática – XIII ENEM (2019), são oferecidas ponderações e reflexões dos autores, destacando os recursos de gerenciamento, consulta e visualização que facilitam e otimizam uma revisão de literatura. Os resultados extraídos dessa experiência reforçam o potencial desse software na condução e redação de uma revisão de literatura de alta qualidade, pois as ferramentas de organização, análise e visualização do NVivo 12 Plus foram úteis para resumir dados, modelar relações e representar conceitos abstratos de forma clara e intuitiva, favorecendo o rigor científico, a abrangência e a redação da revisão de literatura. As conclusões derivadas do processo de condução da Revisão de Literatura reforçam que as ferramentas e funcionalidades do NVivo 12 Plus auxiliam o pesquisador a superar as suas limitações de codificação, organização e armazenamento da literatura revisada, potencializando o desenvolvimento dessas atividades, em tempo mais curto do que aquele necessário à realização do trabalho manual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliziane Rocha Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA. Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE/UECE. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (FUNCAP).

Gabriel Linhares de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES/UECE). 

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutorado na Université du Québec à Chicoutimi (Canadá). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lider do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (MAES) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE)

Joserlene Lima Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Professor da carreira do Magistério Superior lotado no Instituto de Humanidades (IH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Pedagogo, mestre e doutor em Educação formado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante dos Grupos de Pesquisa: Matemática e Ensino - MAES; e Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em EtnoMatemática (GIEPEM).

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J. A “revisão de literatura” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002, p. 25-44.

ANDRE, M. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, julho/ 2001 p. 51-64. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000200003.

BOOTE, D. N.; BEILE, P. Scholars before researchers: on the centrality of the dissertation literature review in research preparation. Educational Researcher, v. 34, n. 6. ago. 2005. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0013189X034006003. Acesso em: 18 jun. 2020.

FINK, A. Conducting Research Literature Reviews: From the Internet to Paper. Fourth edition. Thousand Oaks, CA: SAGE, 2014.

FITT, M.H.; WALKER, A.E, LEARY, H.M. Assessing the Quality of Doctoral Dissertation Literature Reviews in Instructional Technology. Instructional Technology & Learning Sciences, 2009. Disponível em: https://digitalcommons.usu.edu/itls_facpub/8/. Acesso em: 6 jul. 2020.

GAL, I. Adult statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 1, n. 70, p. 1-25, 2002.

LAGE, M. C. Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD. ETD - Educação Temática Digital, 12(esp.), 198-226, 2011. https://nbn-resolving.org/urn:nbn:de:0168-ssoar-243727

LEITE, D. F. B; PADILHA, M. A. S.; CECATTI, J. G. Abordando a revisão da literatura para fins acadêmicos: The Literature Review Checklist. Clinics, São Paulo, v. 74, e1403, 2019. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-59322019000100318&lng=en&nrm=-iso. Acesso em 12 de abril de 2021.

RANDOLPH, J. A Guide to Writing the Dissertation Literature Review. Practical Assessment, Research, and Evaluation: Vol. 14, Artigo 13.2009. Disponível em https://scholarworks.umass.edu/pare/vol14/iss1/13. Acesso em: 18 jun. 2020.

SILVER, C.; LEWINS, A. Using software in qualitative research: a step-by-step guide. 2.ed. ePub: Sage, 2014.

Downloads

Publicado

2023-11-15

Como Citar

CASTRO, Eliziane Rocha; SOUSA, Gabriel Linhares de; BARRETO, Marcilia Chagas; PINHEIRO, Joserlene Lima.
NVIVO COMO INSTRUMENTO DE APOIO PARA REVISÃO DE LITERATURA
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 245–272, 15 Nov 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 29 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)