MODERNIDADE LÍQUIDA E INFÂNCIAS NA ERA DIGITAL

Autores

  • Martha Kaschny Borges Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Silviane De Luca Avila Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n2.p.102-114

Palavras-chave:

Modernidade líquida. Infâncias. Era digital. Cyber-infância.

Resumo

O sociólogo humanista Zygmunt Bauman, em seus livros publicados em 2001, 2004, 2008, aponta que asociedade hodierna está passando por transformações que afetam as condições humanas, caracterizando-se peloseu aspecto líquido e fluido. O autor intitula a atual organização social de “modernidade líquida” na qual as relaçõeseconômicas e sociais estão se tornando cada vez mais instáveis e instantâneas. Frente a estas reflexões se questiona:quais infâncias se desenvolvem atualmente, uma vez que elas se distinguem das anteriores, particularmente,em razão de uma expressiva incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas práticas ebrincadeiras infantis. Com o objetivo de contribuir para a compreensão da infância na contemporaneidade, ou seja,da cyber-infância, este artigo se propõe a dialogar com o sociólogo Bauman, especialmente a partir do conceito demodernidade líquida e, também, com o filósofo Michel Serres (2011, 2012) que anuncia a emergência de um “novoser” denominado “Polegarzinha”, o qual desenvolve competências cognitivas próprias.

Palavras-chave: Modernidade líquida. Infâncias. Era digital. Cyber-infância.

 

LIQUID MODERNITY AND CHILDHOODS IN THE DIGITAL AGELA

Abstract: The humanist sociologist Zygmunt Bauman in his books published in 2001, 2004, 2008 points outthat today’s society is going through many transformations that affect the human condition, characterized by theiraspect liquid and fluid. The author entitles the current society of “Liquid Modernity”, where social and economic relationsare becoming increasingly unstable and instantaneous. Front these reflections we question: which childhoodsthat develop today, they are different from previous ones, particularly due to a significant incorporation of DigitalTechnologies of Information and Communication in the children’s practices and games. In order to contribute to theunderstanding of childhood in contemporary, or cyber-childhood, this article dialogues with the sociologist Bauman,especially from the concept of liquid modernity and with the philosopher Michel Serres (2011, 2012) that advertisesthe emergence of a “new being” called “Thumbelina”, who are developing own cognitive competencies.

Keywords: Liquid modernity. Childhoods. Digital age. Cyber-childhood.

 

MODERNIDAD LÍQUIDA Y LA INFANCIA EN LA ERA DIGITAL

Resumen: El sociólogo humanista Zygmunt Bauman en sus libros publicados en 2001, 2004, 2008 señala que lasociedad moderna está pasando por transformaciones que afectan las condiciones humanas, lo que la caracterizapor su aspecto líquido y fluido. El autor intitula la actual organización social de “modernidad líquida” en el que lasrelaciones económicas y sociales están tornándose cada vez más inestable y instantáneas. Frente a estas reflexionesse cuestiona: Cuáles infancias está actualmente en desarrollo, una vez que ellas son diferentes de las anteriores,particularmente, en razón de una significativa incorporación de las Tecnologías Digitales de Información yComunicación en las prácticas y juegos infantiles. Con el objetivo de contribuir para la comprensión de la infancia enla contemporaneidad, o sea, de la cyber-infancia, este artículo se propone a dialogar con el sociólogo Bauman, especialmente,a partir del concepto de modernidad líquida, y también, con el filósofo Michel Serres (2011, 2012) queanuncia la aparición de un “nuevo ser” llamado “Polegarcita” en cual desarrolla competencias cognitivas propias.

Palabras clave: Modernidad líquida. Infancia. Era digital. Cyber-infancia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Educação – Université Pierre Mendes FranceII e Mestre em Educação pela Université Pierre MendesFrance II e pela Universidade Federal de Santa Catarina.Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral na UniversitéAix-Marseille, França.

Silviane De Luca Avila, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduaçãoem Educação (PPGE) na Universidade do Estado deSanta Catarina (UDESC). Formada em Pedagogia comHabilitação em Séries Iniciais também pela UDESC. Éprofessora formadora do curso de Pedagogia à Distânciado Centro de educação à distância da Universidadedo Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC).

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Borges, M. K., & Avila, S. D. L. (2015). MODERNIDADE LÍQUIDA E INFÂNCIAS NA ERA DIGITAL. Cadernos De Pesquisa, 22(2), 102–114. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n2.p.102-114

Edição

Seção

Artigos