O PROFESSOR ENQUANTO TRABALHADOR E O PROCESSO DE PROLETARIZAÇÃO:
O CASO DA BOLÍVIA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.44Palavras-chave:
Trabalho docente, Proletarização docente, Proletarização docente na BolíviaResumo
O artigo desenvolveu um estudo sobre a atividade docente sob viés da perspectiva Marxista. Isso com análise de categorias como trabalhos produtivo, físico e intelectual, assim como suas relações sociais com o processo de produção com vistas a uma possível definição da natureza do exercício dos professores em uma sociedade capitalista. Foi possível, ainda, traçar um percurso da profissão docente, inicialmente vista como um vocacionado, até a atualidade onde prevalecem ideias de profissionalização e proletarização, as quais foram devidamente caracterizadas. Tomou-se como referência o caso específico do trabalhador docente boliviano, com base em literatura correlata e nos documentos referentes aos estatutos sindicais daquele país. Os resultados apontam para as diferentes influências que atuam sobre esse trabalhador, o que não o impede de participar de movimentos contra-hegemônicos que são igualmente importantes nessa definição.
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