GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.8

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica. Pandemia. Ensino Remoto.

Resumo

De que forma os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos enfrentaram o desafio das aulas remotas com todas as dificuldades que se apresentaram? É a questão principal que buscamos responder neste artigo, que tem como objetivo apontar reflexões sobre a gestão escolar, tendo como foco o trabalho dos gestores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas em tempo de aulas remotas. Os caminhos metodológicos se enquadram na pesquisa qualitativa, fazendo uso de um estudo descritivo analítico do tipo relato de experiência de atividades online realizadas por coordenadores(as) e gestores(as) das escolas públicas municipais e estaduais de São Luís (MA) e da disciplina Estágio em Gestão Escolar do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste Pará (UFOPA). Este artigo divide-se em dois tópicos, no primeiro: a pandemia do Covid-19 e a educação brasileira; no segundo: gestão escolar – desafios em tempos de pandemia. Chegamos à conclusão do quão importante foi a atuação dos coordenadores pedagógicos para manterem a escola funcionando, mesmo que remotamente, pois coube a eles a articulação entre a escola com os docentes, com os alunos e com as famílias.

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Biografia do Autor

MARGARIDA ESPÍRITO SANTO CUNHA GORDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. É professora de Educação Física da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará/UFPA. É parecerista da Revista Exitus. Pesquisa sobre educação formal e não-formal, práticas educativas, carnaval, escola de samba e cultura popular, educação básica e educação integral. É pesquisadora do LABORARTE/UNICAMP e HISTEDBR/UFOPA.

MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus.

LUCIANA ALVES COELHO NOGUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Graduada em Direito pela Faculdade Santa Terezinha - CEST e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é membro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/MA e professora da Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA. Tem experiência na área de Educação com ênfase em licenciatura-gestão escolar e na área de Direito, com atuação em Direito Civil e Penal.

MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Atualmente é professora associada do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, onde foi coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Educação Integral. Coordena o Grupo de Pesquisa Política e Gestão Educacional do PPGE/- UFMA. È membro do grupo de pesquisa HISTEDBR/UFOPA e do LABOR/UFC.

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

ESPÍRITO SANTO CUNHA GORDO, M., IMBIRIBA SOUSA COLARES, M. L. ., ALVES COELHO NOGUEIRA, L., & PIRES BARROS CARDOZO, M. J. (2023). GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19. Cadernos De Pesquisa, 30(1), 181–202. https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.8

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Artigos