A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO
uma nova consigna para a educação brasileira?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.20Palavras-chave:
Nova Gestão Pública, Diretrizes da Educação para o Voluntariado na Educação Básica e Superior, VoluntariadoResumo
O artigo decorre do mapeamento e análise de documentos emanados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) produzidos nos últimos cinco anos. Objetiva-se desvelar as razões do Governo Temer (2016-2018) encomendar ao CNE uma diretriz específi ca para o voluntariado? Argumenta-se que normatizar ações de voluntariado no âmbito da educação básica e superior, o Brasil acompanha o movimento global que desconsidera a educação como bem público, instituindo, em conjunto com outras reformas, um arcabouço de orientação neoliberal e de viés neoconservador. Desvela-se um processo de indução de trabalho voluntário via diretrizes curriculares, sendo ensinado e computado como atividade educativa nas instituições de educação básica e superior em sintonia com a valorização no âmbito do trabalho.
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