CAPITALISMO GLOBAL, NEOLIBERALISMO E “PÓSMODERNIDADE REACIONÁRIA”: A EDUCAÇÃO COMO MERCADORIA E OS CONTEXTOS ATUAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores. Globalizações. Neoliberalismo. “Pós-modernidade reacionária”. Privatização. Escola pública

Resumo

Este artigo analisa muito brevemente três contextos atuais em que se dá a formação de professoras/es para as escolas públicas no Brasil: o capitalismo global, o neoliberalismo e o que Paulo Freire chamou de “pós-modernidade reacionária” a fi m de compreender os ritmos acelerados de privatização da educação e, mais especifi camente, do ensino superior e da formação de professoras/es no país, bem como as políticas docentes aprovadas nos últimos anos – com foco na BNC-Formação. Consequentemente, a formação de professoras/es para as escolas públicas no Brasil acontece hoje, principalmente, em instituições de ensino superior não-universitárias, privadas com fi ns lucrativos, em cursos noturnos e, progressivamente, a distância – o que compromete bastante a qualidade da formação das/os profi ssionais que trabalharão nessas escolas.

Palavras-chave: Formação de professores. Globalizações. Neoliberalismo. “Pós-modernidade reacionária”. Privatização. Escola pública.

GLOBAL CAPITALISM, NEOLIBERALISM, AND “REACTIONARY POSTMODERNITY”: EDUCATION AS A COMMODITY AND THE CURRENT CONTEXTS IN TEACHER EDUCATION FOR PUBLIC SCHOOLS

This article briefl y analyzes three current contexts in which teacher education for public schools takes place in Brazil: global capitalism, neoliberalism, and what Paulo Freire called “reactionary post-modernity” in order to understand the accelerated rhythms of privatization in education in Brazil, mainly, in both higher education and teacher education, as well as the teaching policies approved in recent years in this country – focusing upon “BCN-Formação”. Consequently, teacher education for public schools in Brazil takes places today, mainly, in private for-profi t non-university higher education institutions, in teacher education programs developed in the evening and, progressively, online, which affects the quality of teacher education for those who will teach at these schools.

Keywords: Teacher Education. Globalizations. Neoliberalism. “Reactionary Postmodernity”. Privatization. Public School.

CAPITALISMO GLOBAL, NEOLIBERALISMO Y “POSMODERNIDAD REACCIONARIA”: EDUCACIÓN COMO MERCANCÍA Y LOS CONTEXTOS ACTUALES DE LA FORMACIÓN DOCENTE EN ESCUELAS PÚBLICAS

Este artículo analiza brevemente tres contextos actuales en que se desarrolla la formación del profesorado para las escuelas públicas en Brasil: el capitalismo global, el neoliberalismo y lo que Paulo Freire denominó “posmodernidad reaccionaria” para comprender los ritmos de privatización acelerada de la educación en ese país y, más específicamente, de la educación superior y de la formación docente, así como las políticas docentes aprobadas en los últimos años, con foco en la “BNC-Formação”. En consecuencia, la formación de maestros y de profesores para las escuelas públicas en Brasil se lleva a cabo hoy, principalmente, en instituciones de educación superior no universitarias, privadas con fines de lucro, en cursos nocturnos y, progresivamente, a distancia, lo que compromete la calidad de la formación de los profesionales que trabajarán en estas escuelas.

Palabras clave: Formación docente. Globalizaciones. Neoliberalismo. “Postmodernidad reaccionaria”. Privatización. Escuela pública.

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Biografia do Autor

Julio Emilio Diniz Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Doutor (Ph.D.) em Educação (mais especifi camente, em Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Pereira, J. E. D. (2022). CAPITALISMO GLOBAL, NEOLIBERALISMO E “PÓSMODERNIDADE REACIONÁRIA”: A EDUCAÇÃO COMO MERCADORIA E OS CONTEXTOS ATUAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DA ESCOLA PÚBLICA. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 433–452. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18988