CAPITALISMO GLOBAL, NEOLIBERALISMO E “PÓS-MODERNIDADE REACIONÁRIA”

a Educação como mercadoria e os contextos atuais da formação de professoras/es da Escola pública

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.19

Mots-clés :

Formação de professores, Globalizações, Neoliberalismo, “Pós-modernidade reacionária”, Privatização, Escola pública

Résumé

Este artigo analisa muito brevemente três contextos atuais em que se dá a formação de professoras/es para as escolas públicas no Brasil: o capitalismo global, o neoliberalismo e o que Paulo Freire chamou de “pós-modernidade reacionária” a fi m de compreender os ritmos acelerados de privatização da educação e, mais especifi camente, do ensino superior e da formação de professoras/es no país, bem como as políticas docentes aprovadas nos últimos anos – com foco na BNC-Formação. Consequentemente, a formação de professoras/es para as escolas públicas no Brasil acontece hoje, principalmente, em instituições de ensino superior não-universitárias, privadas com fi ns lucrativos, em cursos noturnos e, progressivamente, a distância – o que compromete bastante a qualidade da formação das/os profi ssionais que trabalharão nessas escolas.

Palavras-chave: Formação de professores. Globalizações. Neoliberalismo. “Pós-modernidade reacionária”. Privatização. Escola pública.

 

 

 

 

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Julio Emilio Diniz Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Doutor (Ph.D.) em Educação (mais especifi camente, em Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.

Téléchargements

Publié-e

2022-03-29

Comment citer

PEREIRA, Julio Emilio Diniz.
CAPITALISMO GLOBAL, NEOLIBERALISMO E “PÓS-MODERNIDADE REACIONÁRIA”: a Educação como mercadoria e os contextos atuais da formação de professoras/es da Escola pública
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 433–452, 29 mars 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18988. Acesso em: 22 juill. 2024.