OS INDICATIVOS DO RELATÓRIO “UM AJUSTE JUSTO” DO BANCO MUNDIAL À EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

uma análise crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.18

Palavras-chave:

Educação Escolar, Escola Pública, Neoliberalismo, Banco Mundial.

Resumo

Uma análise da realidade brasileira nos mostra como a adesão do país ao neoliberalismo superou a esfera puramente econômica e inseriu-se na formulação e desenvolvimento de políticas públicas, inclusive educacionais, com incisiva infl uência do Banco Mundial. Nesse sentido, torna-se relevante investigar as diretrizes recentes que esta instituição indicou ao cenário educacional no Brasil, em especial, à educação básica. No presente artigo propomos, com fundamento no Materialismo Histórico-Dialético, analisar elementos do Relatório do Banco Mundial intitulado “Um Ajuste Justo” sobre o ensino fundamental e médio, publicado em 2017 a pedido do governo federal, identifi cando suas determinações à educação escolar pública. Os dados indicam, por um lado, a descaracterização dos problemas reais existentes na prática social das escolas públicas, reduzindo-os à lógica do capital no sentido de inferir a suposta necessidade de diminuição de recursos fi nanceiros e, por outro, a contundente responsabilização de docentes pelo fracasso escolar e pelos gastos, na ótica do documento, excessivos.

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Borghi Mendes, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora e Mestre em Educação para a Ciência, (UNESP). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), vinculado PPG em Educação para a Ciência UNESP, e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências (LEPEC), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho/ PR (UENP-CJ). Atualmente é Professora do Colegiado de Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) na UENP-CJ.

Jorge Sobral da Silva Maia, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Biólogo, Doutor em Educação para a Ciência (UNESP). Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Professor do Programa de Pós- -Graduação em Educação Para a Ciência - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Líder do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (LEPEC/CNPq).

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Mendes, C. B., & Maia, J. S. da S. (2022). OS INDICATIVOS DO RELATÓRIO “UM AJUSTE JUSTO” DO BANCO MUNDIAL À EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: uma análise crítica. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 405–432. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.18