A BNCC E O REFORMISMO CURRICULAR NO BRASIL NO CONTEXTO DA AGENDA NEOLIBERAL

Autores

Palavras-chave:

BNCC. Reforma Curricular. Política Educacional

Resumo

Este trabalho tem por objeto indicar a vinculação da reforma curricular, formalizada na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o conjunto das reformas curriculares em curso no Brasil, desde a Constituição de 1988, como exigência de reforma do próprio Estado brasileiro no contexto da agenda político-econômica neoliberal. O objetivo é, portanto, indicar as caracterizações exigidas à BNCC no contexto de uma agenda de reformismo educacional fi el ao ordenamento hegemônico de mercado. Metodologicamente, o trabalho estrutura-se a partir da dialética materialista com aporte teórico no conceito de hegemonia em Gramsci. A pesquisa identifi ca as reformas curriculares em curso no Brasil, inclusive a atual reforma expressa na BNCC, tanto no contexto de aperfeiçoamento dos limites da agenda neoliberal para a educação quanto pelo aprofundamento da relação entre o trabalho mediado pelo capital expresso pela hegemonia da lógica de mercado, bem como a própria escolarização como aparelho privado de reprodução dessa hegemonia.

Palavras-chave: BNCC. Reforma Curricular. Política Educacional.

BNCC AND CURRICULAR REFORMISM IN BRAZIL IN THE CONTEXT OF THE NEOLIBERAL

This work aims to indicate the link of the curricular reform, formalized in the proposal of the National Curriculum Common Core (known in Brazil by the acronym BNCC – Base Nacional Comum Curricular), with the set of curricular reforms in progress in Brazil, since the 1988 Constitution, as a requirement of reform of the Brazilian State in the context of the neoliberal political-economic agenda.The purpose is, therefore, to indicate the characterizations required of the BNCC in the context of an educational reform agenda faithful to the hegemonic market order. Methodologically, the work is structured from materialist dialectics with theoretical support in Gramsci’s concept of hegemony. The research identifi es the curricular reforms underway in Brazil, including the current reform expressed in the BNCC, both in the context of improving the limits of the neoliberal agenda for education, and in deepening the relationship between work mediated by the capital expressed by the hegemony of the logic of market, as well as schooling itself as a private reproduction apparatus of this hegemony.

Keywords: BNCC. Curriculum Reform. Education policy.

AGENDA LA BNCC Y EL REFORMISMO CURRICULAR EN BRASIL EN EL CONTEXTO DE LA AGENDA NEOLIBERAL


Este trabajo tiene como objetivo indicar el vínculo de la reforma curricular, formalizada en la propuesta del Base Nacional Común Curricular (BNCC), con el conjunto de reformas curriculares en curso en Brasil, desde la Constitución de 1988, como exigencia de reforma del Estado brasileño en el contexto de la agenda político-económica neoliberal. Por lo tanto, el objetivo es indicar las caracterizaciones exigidas a la BNCC en el contexto de una agenda de reformismo educativo fiel al ordenamiento hegemónico de mercado. Metodológicamente, el trabajo se estructura a partir de la dialéctica materialista con contribución teórica del concepto de hegemonía en Gramsci. La investigación identifica las reformas curriculares en curso en Brasil, inclusive la reforma actual expresada en la BNCC, tanto en el contexto de perfeccionamiento de los límites de la agenda neoliberal para la educación, cuanto para la profundización de la relación entre el trabajo mediado por el capital expresado por la hegemonía de la lógica del mercado, así como la propia escolarización como aparato privado de reproducción de esta hegemonía.

Palabras clave: BNCC. Reforma Curricular. Política Educativa.

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Biografia do Autor

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu_CPTL). Líder do GForP – Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores da UFMS_CPTL

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Giareta, P. F. (2022). A BNCC E O REFORMISMO CURRICULAR NO BRASIL NO CONTEXTO DA AGENDA NEOLIBERAL. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 339–356. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18984