REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR EM DIFERENTES ETAPAS E MODALIDADES

Autores

Palavras-chave:

Gestão educacional. Formação de professores. Currículo do Curso de Pedagogia. Suposições de Paulo Freire

Resumo

Reflete sobre as mudanças estabelecidas pela Resolução nº 2/2019 e analisa sua relação com a gestão e a formação nos Currículos de Cursos de licenciatura, em especial no Curso de Pedagogia. Nesse sentido, esta pesquisa utiliza estudos de Paulo Freire para observar os conflitos sociais globais que influenciam em projetos educacionais, especialmente no âmbito da formação de professores. Para isso, fundamenta as discussões a partir dos conceitos de arbitrariedade e anestesia histórica. As análises indicam o avanço da gestão de concessões, do trabalho técnico e da formação para gestor em etapas e modalidades educacionais, demonstrando, desse modo, a necessidade de resistir à implementação de políticas de regulação das licenciaturas no Brasil.

Palavras-chave: Gestão educacional. Formação de professores. Currículo do Curso de Pedagogia. Suposições de Paulo Freire.

Abstract: Reflects on management and its choice for the Resolution Course nº 2/2019 and its relationship with special management, in its training, in a Licentiate Pedagogy Course, in its training We use Paulo’s education studies that teachers learn to study, especially in the fi eld of education. For this, fundamentality as from the concepts of arbitrariness and historical anesthesia. It indicates the formation of concession management, technical work and management in stages and modalities. It demonstrates the need for resistance to the implementation of licensing regulation policies in Brazil.

Keywords: Educational management. Teacher Training. Curriculum of the Pedagogy Course. Paulo Freire assumptions.

 

Resumen: Refl exiona sobre la gestión y su elección por el Curso de Resolución nº 2/2019 y su relación con la gestión especial, en su formación, en un Curso de Licenciatura en Pedagogía, en su formación Utilizamos los estudios de educación de Paulo que los profesores aprenden a estudiar, especialmente en el campo de educación. Para ello, fundamentalidad a partir de los conceptos de arbitrariedad y anestesia histórica. Indica la formación de la dirección de concesión, la obra técnica y la dirección en etapas y modalidades. Demuestra la necesidad de resistencia a la implementación de políticas de regulación de licencias en Brasil.

Palabras clave: Gestión educativa. Formación del profesorado. Plan de estudios del Curso de Pedagogía. Supuestos de Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kallyne Kafuri Alves, Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão Integrante do GRUFAE (UFES) e GESTA (UEMA)

Professora no Programa em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2015 e 2019) e Graduado em Pedagogia pela mesma Universidade (2013). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). É membro do Grupo de Formação e Pesquisa Interina de Educadores (GRUFAE/UFES). Possui experiência em Educação Básica e Ensino Superior. Planeja, organiza e desenvolve pesquisas e ações em Gestão Educacional, Formação escolar e docente.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Alves, K. K. (2022). REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR EM DIFERENTES ETAPAS E MODALIDADES. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 81–104. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18913