ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública

Autores

  • Alan Milhomem da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Diana Cardoso Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Paulo Roberto da Silva Ribeiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Regysane Botelho Cutrim Alves Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v20n2p41-48

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.

Resumo

Este trabalho resultou da execução do Projeto "ESCREVEU E LEU" pelos integrantes do PET/ Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, em uma escola da rede pública deste município, no período de fevereiro a julho de 2011. Este estudo teve como objetivo identificar as dificuldades de leitura e escrita apresentadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Para tanto, foram realizadas atividades de pesquisa por meio de entrevistas com os alunos, aplicação de questionário junto à professora responsável por eles e, posteriormente, foram realizadas observações quanto à escrita e a leitura destes estudantes. Observou-se que a maioria dos alunos (54%) apresentou muitos erros de ortografia na sua escrita. Além disso, a leitura de jornais não desperta a vontade/interesse em 54% dos estudantes e que 57% deles não gostam de ler revistas informativas/ generalistas. As evidentes dificuldades dos estudantes apontam a necessidade de trabalhar a leitura e a escrita por meio de atividades condizentes com a realidade dos alunos. Verificou-se também a necessidade de uma formação contínua para os docentes sobre o uso das mídias e a sua utilização como espaço de reflexão nas aulas de leitura.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino Fundamental. Comunicação.


WROTE AND READ: reading difficulties and textual production presented by elementary school students in a public school 

Abstract: This work is resulted from the execution of the Project "ESCREVEU E LEU" by members of the PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, in a public school in this city, in the period from February to July in the year 2011. This study aimed to identify reading and writing difficulties presented by the students of the 5th year of Primary Education of the Frei Manoel Procópio Municipal Public School. Thus, a research was conducted through interviews with students, questionnaire with the teacher responsible for them, and later observations which were made regarding the writing and reading of those students. It was observed that most students (54%) had many spelling errors in their writing. Moreover, reading newspapers does not call their attention / interest for 54% of the students and 57% of them do not like reading news/ generalist magazines. The students'obvious difficulties point to the necessity of working o the reading and writing through activities consistent with the students' reality. There was also a need for ongoing training for teachers on the use of media and its utilization as a space for reflection on reading classes.

Keywords: Reading. Writing. Elementary School. Communication.


ESCRIBIÓ Y LEYÓ : dificultades de lectura y producción de textos presentados por los estudiantes de primaria en una escuela pública

Resumen: Este trabajo resultó de la ejecución del Proyecto "ESCREVEU E LEU" por miembros de las conexiones de PET/Conexões de Saberes da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, en una escuela pública en esta ciudad, en el período de febrero a julio de 2011. Este estudio tuvo como objetivo identificar las dificultades en la lectura y la escritura presentada por los alumnos del 5º año de Educación Primaria de la Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Por lo tanto, las actividades de investigación se llevaron a cabo a través de entrevistas con los estudiantes, el cuestionario por el profesor responsable de ellos, y más tarde se hicieron observaciones sobre la escritura y la lectura de estos estudiantes. Se observó que la mayoría de los estudiantes (54%) tenían muchos errores de ortografía en su escritura. Por otra parte, la lectura de periódicos no despierta el deseo / interés en el 54% de los estudiantes y el 57% de ellos no les gusta leer revistas de noticias / generalistas. Las evidentes dificultades de los estudiantes apuntan a la necesidad de trabajar en la lectura y la escritura a través de actividades compatibles con la realidad de los estudiantes. También había una necesidad de formación continua para los docentes en el uso de los medios de comunicación y su uso como un espacio de reflexión sobre las clases de lectura. 

Palabras clave: Lectura. Redacción. Educación Primaria. Comunicación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Milhomem da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduando em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo. Bolsista do Projeto Na Cadeira do DJ (2012-2013), bolsista do PET Conexões de Saberes (2011), bolsista do Programa Conexões de Saberes (2010) e membro do Projeto ComCultura (2010-2011).

Diana Cardoso Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Acadêmica do curso Comunicação Social - habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e voluntária do projeto de pesquisa ComCultura.

Paulo Roberto da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui Graduação em Farmácia com Habilitações em Análises Clínicas e Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Mestrado em Agroquímica (Química Analítica Ambiental) pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa (2002), Doutorado em Química (Química Analítica) pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Porto - Portugal (2013). Atualmente, atua como Professor Adjunto Nível III e Pesquisador do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz MA e integra o quadro permanente de professores do Mestrado em Energia e Ambiente desta Instituição. Tem experiência na área de Química (Analítica e Ambiental), Farmácia (Análise Farmacêutica) e Alimentos (Análise de Alimentos) com ênfase em Métodos Óticos de Análise (Espectrometria de Absorção e Emissão Atômicas, Espectrofotometria de Absorção Molecular com Reflectância Difusa), Métodos Eletroanalíticos (Voltametria) e Análise em Fluxo.

Regysane Botelho Cutrim Alves, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Letras PRT/ING pela Universidade Federal do Maranhão (2000) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professora de língua portuguesa e língua inglesa da Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz.

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

SILVA, Alan Milhomem da; COSTA, Diana Cardoso; RIBEIRO, Paulo Roberto da Silva; ALVES, Regysane Botelho Cutrim.
ESCREVEU E LEU: as dificuldades de leitura e de produção textual apresentadas por alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
. Cadernos de Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 41–48, 12 Jun 2013Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos