COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
a reflexividade, a interdisciplinaridade e a práxis pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.5Palavras-chave:
Coordenador pedagógico, Formação continuada, Reflexividade, Interdisciplinaridade, Práxis pedagógica.Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão crítica relacionada às práticas interdisciplinares no trabalho do coordenador pedagógico como possibilidade de ações transformadoras na escola pública. Com o objetivo de superar o modismo relacionado aos conceitos e práticas “interdisciplinares” e/ou equívocos epistemológicos, busca refletir de forma colaborativa sobre as dimensões pedagógica, didática e formativa do papel do coordenador no contexto escolar. A pergunta que moveu esta investigação foi: Quais as relações entre a formação continuada de professores mediada pelo coordenador pedagógico no contexto da escola pública e a reflexividade e interdisciplinaridade na práxis pedagógica? Logo, o objetivo deste artigo é compreender as relações entre a formação continuada de professores mediada pelo coordenador pedagógico no contexto da escola pública e os processos reflexivos sob o olhar da interdisciplinaridade no horizonte da práxis pedagógica. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos para a coleta de dados o grupo focal e questionários abertos e semiestruturados com 22 coordenadores do município de Fortaleza/CE. Para tanto, iniciou reflexões teóricas a partir da formação continuada, que proporcionou reflexões coletivas sobre o termo interdisciplinaridade e suas práticas no ambiente escolar. Conclui que é possível a vivência da interdisciplinaridade na escola pública, através de práticas transformadoras e reflexivas no processo de ensino, resultante de estudo e de pesquisa individual e coletiva. Entretanto, essa possibilidade é mediada pelo trabalho do coordenador pedagógico, unido com seu grupo de professores numa proposta para além dos conteúdos disciplinares, possibilitando, assim, a vivência de práticas reflexivas e interdisciplinares na escola pública.
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