Mediação como método de resolução de confl itos escolares, da escola Nossa Senhora de Fátima
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p349-379Palavras-chave:
Mediação escolar, Gestão de conflitos, Escola Nossa Senhora de Fátima, Cidade da Beira, Pesquisa em sala de aulaResumo
Este artigo tem em vista analisar a mediação escolar de confl itos e sua viabilidade na Escola da Nossa Senhora de Fátima (ENSF) na cidade da Beira em Moçambique. Nesta pesquisa a mediação escolar é concebida como um elemento importante da fi losofi a educativa e como uma oportunidade de formação pessoal e social para resolver os confl itos do dia-a-dia e promover uma cultura de paz. O estudo tem quatro objetivos específi cos: a) identifi car que tipo de confl itos ocorrem na ENSF; b) descobrir as fontes e os níveis de conflitos na ENSF; c) reconhecer a forma como são geridos confl itos na ENSF; e d) sugerir a mediação como um dos métodos de resolução de confl itos na ENSF. A conclusão deste estudo traduz-se em várias sugestões práticas, nomeadamente a criação e implementação de um Departamento de Serviços de Apoio ao Aluno (DSAA), como espaço de convívio, onde os alunos possam ter e sentir a liberdade de expressão para resolver as suas diferenças.
Palavras-chave: Mediação escolar. Gestão de conflitos. Escola Nossa Senhora de Fátima. Cidade da Beira. Pesquisa em sala de aula.
Mediation as a method of resolving school confl icts, the Nossa Senhora de Fátima school
Abstract
This article aims to analyze the school mediation of confl icts and their viability in the School of Our Lady of Fátima (ENSF) in the city of Beira in Mozambique. In this research, school mediation is conceived as an important element of educational philosophy and as an opportunity for personal and social formation to resolve day-to-day confl icts and promote a culture of peace. The study has four specifi c objectives: a) identify what kind of conflicts occur in the NSS; b) to discover the sources and levels of conflicts in the ENSF; c) recognize the way conflicts are managed in the ENSF; and d) suggest mediation as one of the conflict resolution methods in ENSF. The conclusion of this study is translated into several practical suggestions, namely the creation and implementation of a Student Support Services Department (DSAA), as a convivial space where students can have and feel the freedom of expression to solve their differences.
Keywords: School mediation. Conflict management. Nossa Senhora de Fátima school. City of Beira. Research in the classroom.
Mediación como método de resolución de confl ictos escolares, de la escuela Nossa Senhora de Fátima
Resumen
Este artigo tiene como objetivo analizar la mediación escolar de conflictos y su viabilidad en la Escuela de Nossa Senhora de Fátima (ENSF) en la ciudad de Beira en Mozambique. En esta investigación la mediación escolar es concebida como un elemento importante de la filosofía educativa y como una oportunidad de formación personal y social para resolver los conflictos del día a día y promover una cultura de paz. El estudio tiene cuatro objetivos específicos: a) identificar qué tipo de conflictos ocurren en la ENSF; b) descubrir las fuentes y los niveles de conflictos en la ENSF; c) reconocer la forma como son generados los conflictos en la ENSF; e d) sugerir la mediación como uno de los métodos de resolución de conflictos en la ENSF. La conclusión de este estudio se traduce en varias sugerencias prácticas, a través de la creación e implementación de un Departamento de Servicios de Apoyo al Alumno (DSAA), como espacio de convivio, en donde los alumnos puedan tener y sentir la libertad de expresión para resolver sus diferencias.
Palabras clave: Mediación escolar. Gestión de conflictos. Escuela Nossa Senhora de Fátima. Ciudad de Beira. Investigación en el salón de clases.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.