DESIGUALDADES NO ENSINO MÉDIO: o que faz o estudante-trabalhador
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p89-106Palavras-chave:
Sujeitos do ensino médio, Mundo do trabalho, Desigualdade, HierarquizaçãoResumo
Tendo como referencial o materialismo histórico-dialético, o texto discute o ensino médio brasileiro, com foco em suas concepções e nas políticas desenvolvidas nesse âmbito, buscando-se produzir uma síntese sobre os embates que permeiam esta etapa educacional. Em seguida, por meio de pesquisa empírica, discutem-se as distintas atividades desenvolvidas por estudantes do EM das esferas estadual e federal que declararam trabalhar. Concluiu-se que há uma hierarquização no que se refere ao grau de complexidade das atividades desenvolvidas no mundo do trabalho, em função do tipo de ensino médio cursado e da esfera na qual estuda: estadual ou federal.
Palavras-chave: Sujeitos do ensino médio. Mundo do trabalho. Desigualdade. Hierarquização.
INEQUALITIES IN HIGH SCHOOL: what makes the student-worker
Abstract
Taking as reference the historical-dialectical materialism, the text discusses Brazilian high school, focusing on conceptions, policies and programs developed in this scope, seeking to produce a synthesis on the struggles that permeate this stage of basic education. From there, through empirical research, we discuss the different activities developed by state and federal students who declare to work while attending high school. It was concluded that there is a hierarchy regarding the degree of complexity of the activities developed in the world of work, according to the type of secondary education studied and whether this occurs at the state or federal level
Keywords: High school subjects. Work world. Inequality. Hierarchy.
DESIGUALDADES EN LA ESCUELA SECUNDARIA: ¿qué hace el estudiante trabajador?
Resumen
Teniendo como referencia el materialismo histórico-dialéctico, el texto discute la escuela secundaria brasileña, enfocándose en sus concepciones y las políticas desarrolladas en esta área, buscando producir una síntesis sobre los enfrentamientos que impregnan esta etapa educativa. Luego, a través de la investigación empírica, discutimos las diferentes actividades desarrolladas por los estudiantes de la escuela seundaria de las esferas estatales y federales que declararon trabajar. Se concluyó que existe una jerarquía con respecto al grado de complejidad de las actividades desarrolladas en el mundo del trabajo, dependiendo del tipo de escuela secundaria a la que asiste y la esfera en la que estudia: estatal o federal.
Palavras clave: Sujetos de la secundaria. Mundo de trabajo. Desigualdad. Jerarquización
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.