POLÍTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: luzes e sombras da realidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p30-44Palavras-chave:
Trabalho-educação, Educação profissional, Reformas, Pensamento críticoResumo
Luzes e sombras, presente, passado e futuro confluem como as águas dos grandes rios de nosso país. Delineiam limites que não estão, política e socialmente, bem definidos sobre onde estamos, como chegamos, para onde vamos no conjunto dos fenômenos em que se insere a Educação Profissional. A análise do tema implica o tratamento dos acontecimentos na sua historicidade, segundo seu tempo-espaço e os sujeitos sociais envolvidos; os critérios do pensamento crítico, o que implica ir além da aparência e do discurso oficial; e o trabalho como princípio educativo na sua forma fundante, indispensável à criação dos meios de vida, e nas suas formas históricas de exploração do trabalho humano, pela produção e reprodução do capital. À luminosidade de nossas riquezas e dos avanços democráticos, opõem-se as sombras do autoritarismo e da mercantilização da vida, presentes nas ideologias de discriminação étnico-racial, de gênero, de classe; orienta as reformas econômica, trabalhista, educacional e, ainda em curso, o programa “Future-se” que propõe a privatização das universidades públicas federais e dos institutos federais de educação profissional e tecnológica.
Palavras-chave: Trabalho-educação. Educação profissional. Reformas. Pensamento crítico
POLITICS AND HISTORY OF VOCATIONAL EDUCATION: lights and shadows of brazilian reality
Abstract
Lights and shadows, present, past and future converge like the waters of the great rivers of our country. They delineate boundaries that are not politically and socially well defined about where we are, how we arrived, where we are going in the set of phenomena in which Vocational Education belongs. The analysis of the theme implies the treatment of events in their historicity, according to their time-space and the social subjects involved; the criteria of critical thinking, which implies going beyond appearance and official discourse; and work as an educational principle in its founding form, indispensable for the creation of livelihoods, and in its historical forms of exploitation of human labor, through the production and reproduction of capital. Against the brilliance of our riches and democratic advances are the shadows of authoritarianism and the commodification of life, present in the ideologies of ethnic-racial, gender, and class discrimination; guides the economic, labor, educational reforms and, still underway, the Future Up program, which proposes the privatization of federal public universities and federal institutes of vocational and technological education.
Keyword: Work-education. Vocational education. Reforms. Critical thinking.
POLÍTICA E HISTORIA DE LA EDUCACIÓN PROFESIONAL: luces y sombras de la realidad brasileña
Resumen
Luces y sombras, presente, pasado y futuro convergen como las aguas de los grandes ríos de nuestro país. Delinean límites que no están bien definidos política y socialmente sobre dónde estamos, cómo llegamos, a dónde vamos en el conjunto de fenómenos a los que pertenece la Educación Vocacional. El análisis del tema implica el tratamiento de los eventos en su historicidad, de acuerdo con su espacio de tiempo y los sujetos sociales involucrados; los criterios del pensamiento crítico, que implica ir más allá de la apariencia y el discurso oficial; y el trabajo como principio educativo en su forma fundacional, indispensable para la creación de medios de vida, y en sus formas históricas de explotación del trabajo humano, a través de la producción y reproducción del capital. Contra el brillo de nuestras riquezas y los avances democráticos, están las sombras del autoritarismo y de la mercantilización de la vida, presente en las ideologías de discriminación étnico-racial, de género y de clase; guía las reformas económicas, laborales, educativas y, aún en curso, el programa Future Up, que propone la privatización de las universidades públicas federales y los institutos federales de educación vocacional y tecnológica.
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