RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: DOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE

Autores

Resumo

Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental. Tem a intenção de identificar como o conceito de Responsabilidade Socioambiental apresenta-se nos seguintes documentos oficiais que regem a Educação no Brasil: as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Plano Nacional de Educação (PNE), bem como leis que regulamentam a educação brasileira, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e a Constituição Federal (CF 88). Para além do que consta nos documentos oficiais, apresentamos uma sequência didática na qual este conceito foi colocado em prática por uma das autoras, enquanto profissional docente. Assim sendo, a autora torna-se também pesquisadora de sua ação pedagógica. O questionamento que aqui fizemos foi o seguinte: Como o conceito de Responsabilidade Socioambiental se materializa no contexto da sala de aula? A sequência didática é apresentada ao leitor de maneira etnográfica, explicitando sentimentos e percepções dos/as atores/as envolvidos/as. Diante das leituras e diálogos com os/as autores/as e documentos oficiais consultados ao longo da pesquisa, bem como revisão dos documentos produzidos nesses anos de docência pela autora, pode-se afirmar com segurança que a Responsabilidade Socioambiental precisa sair dos documentos oficiais e se materializar no trabalho docente, no contexto da sala de aula, uma vez que contribui para a formação de cidadãos comprometidos com o equilíbrio ambiental e a justiça social.

Palavras-chaves: Educação. Ensino. Práticas pedagógicas. Responsabilidade Socioambiental.

SOCIAL AND ENVIRONMENTAL RESPONSIBILITY: FROM THE OFFICIAL DOCUMENTS THAT REGULATE EDUCATION TO TEACHING PRACTICE

This artilcle consists of a bibliographic research and documental analysis. It has the intention to identify how the concept of Social and Environmental Responsability presents itself in the following offi cial documents which rule Education in Brazil: the National Curriculum Guidelines, the National Common Curriculum Base (BNCC), The National Education Plan (PNE), as well as laws that regulate the brazilian education, such as the law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN) and the Federal Constitution (CF 88). Beyond what is in the oficial documents, we present a didactic sequence in which this concept was put into practice by one of the authors whilst teaching professional. Thus being, the author becomes also a researcher of her pedagogical action. The questioning we here made was the next: How does the concept of Social and Environmental Responsability materialize itself in the context of the classroom? The didactic sequence is presented to the reader in ethnographic manner, showing feelings and perceptions of the authors involved. Facing the readings and dialogues with the authors and oficial documents consulted throughout the research, in addition to the revision of the documents produced in these years of teaching by the author, one can affirm with confidence that the Social and Environmental Responsability needs to leave the oficial documents and self materialize in schooling work, in the context of the classroom, for it contributes to the formation of citizens committed with environmental balance and social justice.

Keywords: Education. Teaching. Pedagogical practices. Social and Environmental Responsability.

RESPONSABILIDAD SOCIALAMBIENTAL: DE LOS DOCUMENTOS OFICIALES QUE RIGEN LA EDUCACIÓN A LA PRÁCTICA DOCENTE

Este artículo se trata de una pesquisa bibliográfica y de análisis documental. Tiene La intención de identificar como el concepto de Responsabilidad Socioambiental se presenta en los siguientes documentos oficiales que rigen la Educación en Brasil: Las Directrices Curriculares Nacionales, la Base Nacional Comun Curricular (BNCC), El Plan Nacional de Educación (PNE), así como leyes que regulan la educación brasileña, la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN) y la Constitución Federal (CF 88) . Además de lo que figura en los documentos oficiales, presentamos una secuencia didáctica en la qual este concepto fue puesto en práctica por una de las autoras, mientras profesional docente. Por lo consiguiente, la autora se vuelve también pesquisadora de su acción pedagógica. El cuestionamiento que aquí hicimos fue el siguiente: Como el concepto de Responsabilidad Socioambiental se materializa en el contexto de la classe? La secuencia didáctica es presentada al lector de manera etnográfica, explicitando sentimientos y percepciones de los/las autores/as involucrados/as. Ante las lecturas y diálogos con los/as autores/as y documentos oficiales consultados a lo largo de la pesquisa, así como revisión de los documentos producidos en estos años de docencia por la autora, se puede afirmar con seguridad que la Responsabilidad Socioambiental necesita salir de los documentos oficiales y materializarse en el trabajo docente, en el contexto de la classe, pues contribuye para la formación de ciudadanos comprometidos con el equilibrio ambiental y justicia social.

Palabras clave: Educación, Enseñanza, Prácticas pedagógicas, Responsabilidad Socioambiental.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Seiffert, E. C. P., & Cemillo, E. J. (2022). RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: DOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 149–176. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11146