ESCOLARIZAÇÃO, AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E DISLEXIA: os impactos e a importância da avaliação psicopedagógica a partir de um estudo de caso sobre dislexia

Autores

  • Anna Gomide Mochel Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Wildoberto Batista Gurgel Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Psicopedagogia, Aprendizagem, Avaliação psicopedagógica, Dislexia

Resumo

Estudo de caso sobre importância e impacto da avaliação psicopedagógica para diagnóstico de distúrbio de aprendizagem. Pretendeu-se analisar a importância e os impactos que a aplicação da avaliação
psicopedagógica poderia ter sobre a realidade de um aluno do ensino fundamental com queixas de aprendizagem. Utilizou-se como metodologia a descrição fenomenológica com estudo bibliográfico e trabalho de campo de cunho exploratório. Contextualizam-se as preocupações contemporâneas associadas aos distúrbios de aprendizagem com o fenômeno da escolarização. Fenômeno esse que traz responsabilidades e
desafios tecno-pedagógicos para os envolvidos com o processo de aprendizagem escolar, dentre os quais a identificação de ocorrências que possam dificultar o desempenho dos alunos. Verificou-se que a importância e os impactos da avaliação psicopedagógica na detecção e diagnóstico de distúrbios de aprendizagem são evidentes na dissolução de dúvidas sobre as competências dos alunos e no planejamento inclusivo de
atividades pedagógicas adequadas. Percebeu-se também que a realidade sócio-econômica é um fator que pode diferenciar no acesso e enfrentamento precoce das dificuldades relacionadas à aprendizagem, decorrentes
de distúrbios como a dislexia.
Palavras-chave: Psicopedagogia. Aprendizagem. Avaliação psicopedagógica. Dislexia


SCHOOLING, PSYCHOPEDAGOGICAL EVALUATION AND DYSLEXIA: impact and importance of psycho pedagogical evaluations assessment from a case study
on dyslexia

Abstract: This is a case study about the importance and impact of psycho pedagogical evaluations in the diagnosis of learning disabilities. It sought to analyze the importance and the impact that the application of psycho pedagogical evaluations could have on a student in middle school with learning issues. I used as methodology a phenomenological description with a bibliographical study and exploratory field work. I
contextualize contemporary concerns related to learning disabilities and education. The educational process poses responsibilities and technical and pedagogical challenges to those involved in the teaching and learning at schools, among which the identification of factors that may impact student performance. I found that psycho pedagogical evaluations have a direct impact in the identification and diagnosis of learning disabilities, clarifying student competencies and helping with learning activities plans. I also noted that social and economic factors affect the access and early adjustment of the educational environment to the difficulties associated with disabilities such as dyslexia.
Keywords: Educational Psychology. Learning. Psycho pedagogical evaluation. Dyslexia


LA ESCOLARIZACIÓN Y LA EVALUACIÓN PSICOPEDAGÓGICA Y LA DISLEXIA: los impactos y la importancia de la evaluación psicoeducativa desde un estudio de
caso sobre la dislexia

Resumen: Estudio de caso sobre la importancia y el impacto de la evaluación psicoeducativa para el diagnóstico de problemas de aprendizaje. Se pretende analizar la importancia y el impacto que la aplicación de la evaluación psicoeducativa podría tener sobre la realidad de las quejas de aprendizaje de un estudiante de primaria. Fue utilizado como metodología una descripción fenomenológica hasta un estudio bibliografico y
de un trabajo de campo de carácter explorator. Están contextualizados las preocupaciones contemporáneas relacionadas con problemas de aprendizaje con el fenómeno de la escolarización. Fenómeno que implica responsabilidades y desafíos para el equipo técnico que participa en el proceso de aprendizaje en la escuela, entre ellos la identificación de eventos que pueden obstaculizar el desempeño de los estudiantes. Se encontró que la importancia y el impacto de la evaluación psicoeducativa en la detección y diagnóstico de los trastornos del aprendizaje son evidentes en la disolución de preguntas sobre las competencias de los estudiantes en la planificación inclusiva de las actividades educativas  correspondientes. También se consideró que la situación socioeconómica es un factor que puede diferenciar en el acceso y hacer frente a dificultades relacionadas con el aprendizaje debido a trastornos como la dislexia.
Palabras clave: Psicopedagogía. Aprendizaje. La evaluación psicopedagógica. Dislexia.

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Biografia do Autor

Anna Gomide Mochel, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão
(2002).

Wildoberto Batista Gurgel, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

(AYALA GURGEL) nasceu em Alexandria-RN, em 07.08.1971.
É Bacharel em Filosofia (1997), Mestre em Filosofia (2001), ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Doutor
em Políticas Públicas (2008) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é professor da UFMA e desenvolve pesquisas na área de políticas públicas voltadas para a morte-morrer. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Bioética, Saúde Mental e Tanatologia. É membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP)
e da Liga Acadêmica de Tanatologia (THANATOS). Autor de artigos na área, dentre os quais se destacam seus trabalhos sobre a impossibilidade de uma moral privada, a mercantilização
da morte-morrer e a relação dialética entre as formas-de-Estado e as formas-de-Morte. Autor do livro Direitos Sociais
dos Moribundos: controle social e expropriação da morte na sociedade capitalista, publicado pela EdUFMA em 2008.

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Publicado

2012-10-15

Como Citar

MOCHEL, Anna Gomide; GURGEL, Wildoberto Batista.
ESCOLARIZAÇÃO, AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E DISLEXIA: os impactos e a importância da avaliação psicopedagógica a partir de um estudo de caso sobre dislexia
. Cadernos de Pesquisa, v. 19, n. 2, 15 Out 2012Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

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