Sobre a Revista

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA.

A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, RICS, é uma revista eletrônica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão.  A RICS surgiu com o propósito de agregar e de difundir pesquisas interdisciplinares das mais diferentes regiões, comunidades acadêmicas e nacionalidades, que estabeleçam diálogos com a multiplicidade de investigações científicas referentes às manifestações, experiências e formas de organização social, estudando a diversidade sociocultural numa perspectiva histórica e contextualizadora. O foco e escopo da revista está voltado para publicar artigos, resenhas, ensaios, traduções e entrevistas de diferentes áreas do conhecimento, sobretudo nas ciências humanas, sociais, artes e tecnologias, que dialoguem com a área de concentração em Cultura e Sociedade. 

ISSN 2447-6498 (Eletrônico)

ISSN 2594-4231 (Impresso)

Periodicidade: Semestral

Qualis/CAPES (2017-2020): B2 

 

Notícias

Edição Atual

v. 10, n. 2, jul./dez. 2024
					Visualizar v. 10, n. 2, jul./dez. 2024
Publicado: 2024-12-13

Expediente

Editorial

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital

  • Abordagem Hands-on-Tec: desenvolvimento e validação de uma ferramenta digital para o ensino interdisciplinar de ciências

    Luzia Gontareck, Eliana Santana Lisbôa, Valdir Rosa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.14
  • A Influência da Cultura Digital no Processo de Alfabetização: impactos no Ensino e Aprendizagem das Crianças

    Eliany Santos Alves Moura, Iranilde Abreu França Mello, Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
    18-37
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.15
  • Diálogos Sonoros: a Musicalidade Crítica na Cibercultura e a Relevância dos Projetos de Extensão em Música na Educação Superior Pública

    Kallyne Kafuri Alves
    38-56
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.16
  • Educação digital e vídeos: reflexões sobre formatos e influências da cibercultura

    Ana Juliana Fontes, Marcio Vieira de Souza
    57-73
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.17
  • Gamificação e Inovação na Aprendizagem de Programadores: uma proposta de plataforma gamificada para o ensino de programação

    Marcus Vinicius Silva Costa, Maurício José Morais Costa, João Batista Bottentuit Junior
    74-94
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.18
  • O Uso de Recursos Educacionais Digitais na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde-Bahia: o Mapeamento de Práticas Pedagógicas

    Josélia Domingos dos Santos, Emanuel do Rosário Santos Nonato
    95-114
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.19
  • Revisão de Literatura em Educação: um Processo Mediado por Inteligência Artificial

    David Santana Lopes, Regiani Coser Cravo, Marcus Túlio de Freitas Pinheiro
    115-127
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.20
  • Tecnologias e Saberes Docentes na Cultura Digital: as Possibilidades da Tpack Para Formação de Professores

    Ana Conceição Alves Santiago, Mary Valda Souza Sales
    128-147
    DOI: https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.21

Artigos

Ver Todas as Edições

Direitos autorais Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade

Creative Commons License
This journal began publishing in open access in 2015.