Editorial Dossiê Pesq. interdis. sobre Práticas Cult.: artes, linguagens e subjetividades

Autores

  • Eduardo Margarit Alfena do Carmo Universidade Federal do Amapá, UNIFAP
  • Fábio Wosniak Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Silvia Carla Marques Costa Universidade Federal do Amapá, UNIFAP
  • Ana Caroline Amorim Oliveira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • David Junior de Souza Silva Universidade Federal do Amapá, UNIFAP

Palavras-chave:

Editorial, Dossiê, UNIFAP, UFMA

Resumo

O Dossiê “Pesquisa interdisciplinar sobre Práticas Culturais: artes, linguagens e subjetividades” publicado na Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS) realiza-se a partir de uma articulação entre o Mestrado Profissional em Estudos de Cultura e Política da Universidade Federal do Amapá (PPCULT/UNIFAP), o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (PPGCULT/UFMA) e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociobiodiversidade e Educação do Campus Universitário do Marajó-Breves, da Universidade Federal do Pará (PPGSE/UFPA).

O dossiê teve como objetivo reunir estudos que discutam práticas e processos socioculturais no contexto da região amazônica e suas interações com contextos locais e globais, enfatizando a dimensão simbólica na constituição de práticas e sentidos vividos na região.

Esse dossiê chega em momento oportuno, em que as discussões sobre as práticas e os processos socioculturais da Amazônia receberam destaque durante a realização da trigésima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), realizada em novembro de 2025, em Belém. Nesse contexto, o dossiê traz textos que analisam saberes e práticas dos povos tradicionais da Amazônia. Entre os autores, há indígenas, ribeirinhos e quilombolas, o que demonstra o papel dos povos tradicionais da Amazônia no crescente protagonismo na produção de conhecimento científico.

O conjunto de textos destaca-se por tematizar a constituição e as interfaces entre processos sociais ligados à produção, circulação e reconhecimento de sentidos, bem como de conhecimentos e saberes.

Os processos de constituição de sentidos na ação político-cultural de sujeitos, grupos e movimentos sociais.

Os modos de apropriação e produção simbólica e comunicacional em ações sociais, políticas, artísticas e literárias, considerando saberes tradicionais em suas distintas linguagens.

Os artigos reunidos tratam de maneira interdisciplinar dos temas de infância, gênero e interculturalidade; expressões culturais como o marabaixo e suas relações econômicas e políticas, práticas produtivas como pesca artesanal, cosmologia e saberes de povos indígenas; justiça climática, suas relações com território e linguagem e o estatuto cultural e epistemológico da Amazônia; políticas públicas, direito à cidade e ensino escolar.

Boa leitura! 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Margarit Alfena do Carmo, Universidade Federal do Amapá, UNIFAP

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, UFG

Fábio Wosniak, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutor em Artes pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Silvia Carla Marques Costa, Universidade Federal do Amapá, UNIFAP

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceara UFC

Ana Caroline Amorim Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo - USP

David Junior de Souza Silva, Universidade Federal do Amapá, UNIFAP

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, UFG

Referências

.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

Alfena do Carmo, E. M., Wosniak, F., Marques Costa, S. C., Amorim Oliveira, A. C., & de Souza Silva, D. J. (2025). Editorial Dossiê Pesq. interdis. sobre Práticas Cult.: artes, linguagens e subjetividades. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/28305

Edição

Seção

Dossiê Pesq. interdis. sobre Práticas Cult.: artes, linguagens e subjetividades