Os ruídos do medo: Pedagogias culturais do filme Som da Liberdade
Palavras-chave:
Pedagogias culturais, EducaçãoResumo
Perspectivas totalitárias e politicamente conservadoras têm ganhado destaque pelo mundo, mesmo em países que são historicamente percebidos como símbolos da democracia. No Brasil o mesmo tem ocorrido. As redes sociais e outros artefatos culturais têm sido instrumentalizados para esse fim. Este ensaio pretende analisar como o filme Som da Liberdade, lançado em 2023 no Brasil, se constitui como uma pedagogia cultural que fomenta o pensamento de extrema direita, através de estratégias como o pânico moral e o dog whistle (apito de cachorro). Para isso foram analisadas a obra e as suas repercussões em comunidades que a compartilhavam e comentavam, especificamente no Instagram e no Facebook. Os resultados identificaram forte moralismo cristão atrelado à obra, assim como pânico moral nas comunidades do filme. Além disso, foram disseminados nessas comunidades muitos discursos conspiratórios, contra a ciência, o Estado e o pensamento progressista laico.
Downloads
Referências
ABRINQ, Fundação. FUNDAÇÃO. Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2024. 1 ed. São Paulo: Fundação Abrinq; [Internet]. 2024.Disponível em: https://fadc.org.br/sites /default/files/2024-07/AF_ABRINQ_CIAB_2024.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.
ACOSTA, Tássio. Anarqueologia do pânico moral. 2022. 208 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022 Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7334. Acesso em: 23 ago. 2024.
ALBUQUERQUE, João Pedro Silva de; RODAS, Cecílio Merlotti. Mídias sociais, desinformação e a distorção da esfera pública pela extrema direita. Revista EDICIC, vol. 3, n. 3, p. 1–15, 2023. Disponível em https://doi.org/10.62758/re.v3i3.250
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
ANDRADE, Paula Deporte de; COSTA, Marisa Vorraber. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Revista Textura, vol.17, n.34, p.48-63, mai/ago. 2015.
BLOOM, Mia; MOSKALENKO, Sophia. Pastels and Pedophiles: Inside The Mind Of Qanon. Stanford: Redwood Press. 2021.
BORTOLAZZO, Sandro. Usos do conceito de pedagogias culturais para além dos oceanos. Momento - Diálogos em Educação, vol. 29, n. 2, p. 315-336, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8674. Acesso em: 21 ago. 2024.
CABRAL SCABIN, Nara Lya; PAGANOTTI, Ivan. Retórica política bolsonarista e o uso de humor ofensivo como estratégia de defesa. Revista do GELNE, vol. 25, n. 1, p. e31995, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1id31995. Acesso em: 21 ago. 2024.
CAMPOS, Isabela do Couto; MIRANDA, Jean Carlos. Educação sexual nas escolas: uma necessidade urgente. Boletim de Conjuntura (BOCA) vol. 12, n. 34, p. 108–126, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7151234.
COHEN, Stanley. Folk Devils and Moral Panics: The Creation of Mods and Rockers. London: MacGibbon & Kee, 1972.
DONLEVY, Katherine. Jeffrey Epstein’s old flight logs showing trips by Presidents Clinton and Trump resurface ahead of upcoming doc dump. New York Post. 2 jan. 2024. Disponível em: https://nypost.com/2024/01/01/news/clinton-trump-were-frequent-fliers-on-epsteins-lolita-express-jet/. Acesso em: 21 ago. 2024.
FOERTSCH, Steven; CHAKRABORTY, Rudra; JOOSSE, Paul. Asymmetric conflation: QAnon and the political cooptation of religion. Politics and Religion, vol.17, n.1, p. 58-80, 4 dez. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1017/s1755048323000275. Acesso em: 21 ago. 2024.
GIROUX, Henry A. Insurrections: Education in an Age of Counter-Revolutionary Politics. New York/London: Bloomsbury Publishing Plc, 2023.
GIROUX, Henry. The mouse that roared: Disney and the End of Innocence. Oxford: Rowman & Littlefield Publishers, 1999.
HANNAH, Matthew. QAnon and the information dark age. First Monday, 15 jan. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5210/fm.v26i2.10868. Acesso em: 21 ago. 2024.
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
LEWANDOWSKY, Stephan; COOK, John. The Conspiracy Theory Handbook: Downloads and translations. 2020. Disponível em: http://sks.to/conspiracy. Acesso em: 21 ago. 2024.
MACHADO, Carla. Pânico moral: para uma revisão do conceito. Interacções, n. 7, p. 60-80. 2004.
MACHUY, Camilla; SCHNEIDER, Marco; SEIXAS, Priscila. Inimigo à esquerda. Revista Eco-Pós, vol. 27, n. 1, p. 353-377, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28035. Acesso em: 21 ago. 2024.
MAKNAMARA, Marlécio. Quando artefatos culturais fazem-se currículo e produzem sujeitos. Reflexão e Ação, vol. 28, n. 2, p. 58-72, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14189. Acesso em: 21 ago. 2024.
MENDELSOHN, Julia et al. From Dogwhistles to Bullhorns: Unveiling Coded Rhetoric with Language Models. Linguistics, Political Science, p. 1-17, 2023. doi:10.48550/arXiv.2305.17174. Acesso em: 21 ago 2024.
MOSKALENKO, Sophia; MCCAULEY, Clark. QAnon: Radical Opinion versus Radical Action. Perspectives on Terrorism, vol. 15, n. 2, p. 142-146, 2021. Disponível em https://www.jstor.org/stable/10.2307/27007300. Acesso em: 21 ago.2024.
PIO, Leopoldo Guilherme; ALMEIDA, Ricardo Pinheiro. Todos monumentos devem cair #Charlottesville. Em Tese, vol. 20, n. 2, p. 440-451, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2023.e98765. Acesso em: 21 ago. 2024.
PETERKA-BENTON, Daniela. Sound of Freedom: A summer blockbuster movie with an edge. Disponível em: https://digitalcommons.montclair.edu/justice-studies-facpubs/209. Acesso em: 21 ago. 2024.
RENOVATO, Rogério Dias et al. Significados e sentidos de saúde socializados por artefatos culturais: leituras das imagens de advertência nos maços de cigarro. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 14, suppl 1, p. 1599-1608, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-81232009000800033. Acesso em: 21 ago. 2024.
RICHARDS, Jeffrey. Sexo, desvio e danação: as minorias na Idade Média. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
SACRAMENTO, Igor; SANTOS, Allan. A revisão da noção de pânico moral nos Estudos Culturais: hegemonia, cultura midiática e representação. Parágrafo,vol.7, n.1, p. 31-47, 2020. Disponível em https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/910/613
SALMELA, Mikko. Les émotions peuvent-elles être collectives? In: KAUFMANN, Laurence; QUÉRÉ, Louis. (Orgs.). Les émotions collectives: En quête d’un “objet” impossible. Paris: Editions EHESS, 2020. p. 35-67.
SILVA, Fernando Rodrigo dos Santos. As artes de ver uma comunidade de espectadores: a infância em cena! 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10749@1.
Acesso em: 12 jun. 2024.
SILVA, Lucas Henrique do Nascimento. A jornada do herói de Miles Morales no filme Homem-Aranha no Aranhaverso. Baraquitã, vol. 1, n. 2, p. 41-67, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/article/view/2210. Acesso em: 24 jul. 2024.
SOUZA, Iael. Política e a tática afetiva do medo. 28 set. 2021. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/613204-politica-e-a-tatica-afetiva-do-medo. Acesso em: 21 ago. 2024.
STAVO-DEBAUGE, Joan. L’expression publique des embarras de la parole religieuse. De bavardages prosélytes en inhibition de la critique, l’invention d’une inédite “méthode de fixation des croyances” In: KAUFMANN, Laurence; QUÉRÉ, Louis. (Orgs.). Les émotions collectives: En quête d’un “objet” impossible. Paris: Editions EHESS, 2020. p.339-380.
VENERA, José Isaías. Teoria da comunicação na hipermassa: entre o amor e o ódio. In: Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 46, 2023, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2023. p.1-13. Disponível em https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0817202320140764dea9bf17a7f.pdf. Acesso em 20 jul.2024.
WENDLING, Mike. QAnon: o que é e de onde veio o grupo que participou da invasão ao Congresso dos EUA. BBC News. 07 abr. 2021. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55577322. Acesso em: 19 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.












