A Influência da Cultura Digital no Processo de Alfabetização: impactos no Ensino e Aprendizagem das Crianças

Autores

  • Eliany Santos Alves Moura Universidade Federal do Maranhão/Universidade Estadual do Maranhão
  • Iranilde Abreu França Mello Universidade Estadual do Maranhão
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.15

Palavras-chave:

Cultura digital, Alfabetização, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo explora a influência da cultura digital no processo de alfabetização das crianças, destacando as possibilidades e impactos no contexto escolar. A pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender como essas inovações estão transformando a alfabetização das crianças e quais são suas implicações para a prática pedagógica. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, abrangendo pesquisa bibliográfica e estudos de caso que investigam o impacto das ferramentas digitais no aprendizado das crianças. Os resultados indicam que a cultura digital oferece inúmeras possibilidades para enriquecer o processo de alfabetização, como maior engajamento e motivação dos alunos, acesso a recursos interativos e personalizados, e desenvolvimento simultâneo de habilidades digitais. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda dos impactos da cultura digital na educação e oferece recomendações práticas para aprimorar o processo de alfabetização no contexto escolar atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliany Santos Alves Moura, Universidade Federal do Maranhão/Universidade Estadual do Maranhão

Esp. em Gestão e Supervisão Escolar. Professora e Coordenadora pedagógica. UFMA/UEMA

 

 

 

Iranilde Abreu França Mello, Universidade Estadual do Maranhão

Esp. em Ed. Infantil e Gestão. Mestranda em Ciências da Educação. UEMA

 

 

 

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta III do Departamento de Educação (UEMA) e professora Permanente dos programas de pós-graduação PPGE e RENOEN/UEMA, PGCult/UFMA.

 

Referências

ADAMS, MJ. Começando a ler: pensando e aprendendo sobre impressão. Cambridge: MIT Press, 1990.

ALMEIDA, A. Inclusão digital e educação: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora Moderna, 2021.

CARR, N. The shallows: O que a Internet está fazendo com nossos cérebros. Nova York: WW Norton & Company, 2010.

COSCARELLI, A. Tecnologias digitais na educação: práticas e desafios. Rio de Janeiro:

Editora PUC, 2021.

GEE, JP. Uma introdução à análise do discurso: Teoria e método. Nova York: Routledge, 2000.

GUTIÉRREZ, KD; TYNER, B. Alfabetização digital e o papel da tecnologia na educação. Journal of Literacy Research, v. 44, n. 3, p. 265-285, 2012.

HIGGINS, S.; XIAO, Z.; KATSIPATAKI, M. O impacto da tecnologia digital na aprendizagem: Um resumo para a Education Endowment Foundation. Londres: Education Endowment Foundation, 2012.

KENSKI, VM. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. São Paulo: Editora Papirus, 2019.

LEU, DJ; CARR, D.; CARR, N.; CARR, R. Alfabetização digital: Uma revisão crítica da literatura. Journal of Adolescent & Adult Literacy, v. 57, n. 1, p. 1-10, 2013.

LOPEZ, R. Alfabetização digital: Desafios e possibilidades. São Paulo: Editora Senac, 2023.

MARTINS, F. Formação de professores para a era digital. Brasília: Ministério da Educação, 2022.

MORAN, J. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Editora Papirus, 2018.

PLOWMAN, L.; STEPHEN, C. Crianças, brincadeiras e computadores na educação pré-escolar. Computadores & Educação, v. 48, n. 1, p. 1-19, 2007.

PRETI, L. Inclusão digital e desigualdade educacional. Revista Brasileira de Educação, v. 1, pág. 57-74, 2022.

SILVA, T.; COSTA, E. Tecnologia e ensino: Práticas inovadoras na sala de aula. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2022.

SOARES, M. Letramento: Um tema em três gêneros. São Paulo: Cortez, 2003.

SOUZA, R. Jogos digitais e aprendizagem: Uma nova abordagem. Porto Alegre: Editora PUC, 2020.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Moura, E. S. A., Mello, I. A. F., & Rodrigues, S. F. N. . (2024). A Influência da Cultura Digital no Processo de Alfabetização: impactos no Ensino e Aprendizagem das Crianças. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 18–37. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v10n2.2024.15

Edição

Seção

Dossiê -Desafios permanentes para o ensino e aprendizagem na Cultura Digital