Os ruídos do medo: Pedagogias culturais do filme Som da Liberdade
Palabras clave:
Pedagogias culturais, EducaçãoResumen
Perspectivas totalitárias e politicamente conservadoras têm ganhado destaque pelo mundo, mesmo em países que são historicamente percebidos como símbolos da democracia. No Brasil o mesmo tem ocorrido. As redes sociais e outros artefatos culturais têm sido instrumentalizados para esse fim. Este ensaio pretende analisar como o filme Som da Liberdade, lançado em 2023 no Brasil, se constitui como uma pedagogia cultural que fomenta o pensamento de extrema direita, através de estratégias como o pânico moral e o dog whistle (apito de cachorro). Para isso foram analisadas a obra e as suas repercussões em comunidades que a compartilhavam e comentavam, especificamente no Instagram e no Facebook. Os resultados identificaram forte moralismo cristão atrelado à obra, assim como pânico moral nas comunidades do filme. Além disso, foram disseminados nessas comunidades muitos discursos conspiratórios, contra a ciência, o Estado e o pensamento progressista laico.
Descargas
Citas
ABRINQ, Fundação. FUNDAÇÃO. Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2024. 1 ed. São Paulo: Fundação Abrinq; [Internet]. 2024.Disponível em: https://fadc.org.br/sites /default/files/2024-07/AF_ABRINQ_CIAB_2024.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.
ACOSTA, Tássio. Anarqueologia do pânico moral. 2022. 208 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022 Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7334. Acesso em: 23 ago. 2024.
ALBUQUERQUE, João Pedro Silva de; RODAS, Cecílio Merlotti. Mídias sociais, desinformação e a distorção da esfera pública pela extrema direita. Revista EDICIC, vol. 3, n. 3, p. 1–15, 2023. Disponível em https://doi.org/10.62758/re.v3i3.250
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
ANDRADE, Paula Deporte de; COSTA, Marisa Vorraber. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Revista Textura, vol.17, n.34, p.48-63, mai/ago. 2015.
BLOOM, Mia; MOSKALENKO, Sophia. Pastels and Pedophiles: Inside The Mind Of Qanon. Stanford: Redwood Press. 2021.
BORTOLAZZO, Sandro. Usos do conceito de pedagogias culturais para além dos oceanos. Momento - Diálogos em Educação, vol. 29, n. 2, p. 315-336, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8674. Acesso em: 21 ago. 2024.
CABRAL SCABIN, Nara Lya; PAGANOTTI, Ivan. Retórica política bolsonarista e o uso de humor ofensivo como estratégia de defesa. Revista do GELNE, vol. 25, n. 1, p. e31995, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2023v25n1id31995. Acesso em: 21 ago. 2024.
CAMPOS, Isabela do Couto; MIRANDA, Jean Carlos. Educação sexual nas escolas: uma necessidade urgente. Boletim de Conjuntura (BOCA) vol. 12, n. 34, p. 108–126, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.7151234.
COHEN, Stanley. Folk Devils and Moral Panics: The Creation of Mods and Rockers. London: MacGibbon & Kee, 1972.
DONLEVY, Katherine. Jeffrey Epstein’s old flight logs showing trips by Presidents Clinton and Trump resurface ahead of upcoming doc dump. New York Post. 2 jan. 2024. Disponível em: https://nypost.com/2024/01/01/news/clinton-trump-were-frequent-fliers-on-epsteins-lolita-express-jet/. Acesso em: 21 ago. 2024.
FOERTSCH, Steven; CHAKRABORTY, Rudra; JOOSSE, Paul. Asymmetric conflation: QAnon and the political cooptation of religion. Politics and Religion, vol.17, n.1, p. 58-80, 4 dez. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1017/s1755048323000275. Acesso em: 21 ago. 2024.
GIROUX, Henry A. Insurrections: Education in an Age of Counter-Revolutionary Politics. New York/London: Bloomsbury Publishing Plc, 2023.
GIROUX, Henry. The mouse that roared: Disney and the End of Innocence. Oxford: Rowman & Littlefield Publishers, 1999.
HANNAH, Matthew. QAnon and the information dark age. First Monday, 15 jan. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5210/fm.v26i2.10868. Acesso em: 21 ago. 2024.
LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
LEWANDOWSKY, Stephan; COOK, John. The Conspiracy Theory Handbook: Downloads and translations. 2020. Disponível em: http://sks.to/conspiracy. Acesso em: 21 ago. 2024.
MACHADO, Carla. Pânico moral: para uma revisão do conceito. Interacções, n. 7, p. 60-80. 2004.
MACHUY, Camilla; SCHNEIDER, Marco; SEIXAS, Priscila. Inimigo à esquerda. Revista Eco-Pós, vol. 27, n. 1, p. 353-377, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28035. Acesso em: 21 ago. 2024.
MAKNAMARA, Marlécio. Quando artefatos culturais fazem-se currículo e produzem sujeitos. Reflexão e Ação, vol. 28, n. 2, p. 58-72, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14189. Acesso em: 21 ago. 2024.
MENDELSOHN, Julia et al. From Dogwhistles to Bullhorns: Unveiling Coded Rhetoric with Language Models. Linguistics, Political Science, p. 1-17, 2023. doi:10.48550/arXiv.2305.17174. Acesso em: 21 ago 2024.
MOSKALENKO, Sophia; MCCAULEY, Clark. QAnon: Radical Opinion versus Radical Action. Perspectives on Terrorism, vol. 15, n. 2, p. 142-146, 2021. Disponível em https://www.jstor.org/stable/10.2307/27007300. Acesso em: 21 ago.2024.
PIO, Leopoldo Guilherme; ALMEIDA, Ricardo Pinheiro. Todos monumentos devem cair #Charlottesville. Em Tese, vol. 20, n. 2, p. 440-451, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1806-5023.2023.e98765. Acesso em: 21 ago. 2024.
PETERKA-BENTON, Daniela. Sound of Freedom: A summer blockbuster movie with an edge. Disponível em: https://digitalcommons.montclair.edu/justice-studies-facpubs/209. Acesso em: 21 ago. 2024.
RENOVATO, Rogério Dias et al. Significados e sentidos de saúde socializados por artefatos culturais: leituras das imagens de advertência nos maços de cigarro. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 14, suppl 1, p. 1599-1608, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-81232009000800033. Acesso em: 21 ago. 2024.
RICHARDS, Jeffrey. Sexo, desvio e danação: as minorias na Idade Média. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
SACRAMENTO, Igor; SANTOS, Allan. A revisão da noção de pânico moral nos Estudos Culturais: hegemonia, cultura midiática e representação. Parágrafo,vol.7, n.1, p. 31-47, 2020. Disponível em https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/910/613
SALMELA, Mikko. Les émotions peuvent-elles être collectives? In: KAUFMANN, Laurence; QUÉRÉ, Louis. (Orgs.). Les émotions collectives: En quête d’un “objet” impossible. Paris: Editions EHESS, 2020. p. 35-67.
SILVA, Fernando Rodrigo dos Santos. As artes de ver uma comunidade de espectadores: a infância em cena! 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10749@1.
Acesso em: 12 jun. 2024.
SILVA, Lucas Henrique do Nascimento. A jornada do herói de Miles Morales no filme Homem-Aranha no Aranhaverso. Baraquitã, vol. 1, n. 2, p. 41-67, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/baraquita/article/view/2210. Acesso em: 24 jul. 2024.
SOUZA, Iael. Política e a tática afetiva do medo. 28 set. 2021. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/613204-politica-e-a-tatica-afetiva-do-medo. Acesso em: 21 ago. 2024.
STAVO-DEBAUGE, Joan. L’expression publique des embarras de la parole religieuse. De bavardages prosélytes en inhibition de la critique, l’invention d’une inédite “méthode de fixation des croyances” In: KAUFMANN, Laurence; QUÉRÉ, Louis. (Orgs.). Les émotions collectives: En quête d’un “objet” impossible. Paris: Editions EHESS, 2020. p.339-380.
VENERA, José Isaías. Teoria da comunicação na hipermassa: entre o amor e o ódio. In: Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 46, 2023, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2023. p.1-13. Disponível em https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0817202320140764dea9bf17a7f.pdf. Acesso em 20 jul.2024.
WENDLING, Mike. QAnon: o que é e de onde veio o grupo que participou da invasão ao Congresso dos EUA. BBC News. 07 abr. 2021. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55577322. Acesso em: 19 jun. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.












