https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/issue/feedRevista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade2024-12-13T13:32:57-03:00Sannya Fernandes Nunes Rodriguesrics.pgcult@ufma.br Open Journal Systems<p>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA.</p> <p>A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, <em><strong>RICS</strong></em>, é uma revista eletrônica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. A <strong><em>RICS</em></strong> surgiu com o propósito de agregar e de difundir pesquisas interdisciplinares das mais diferentes regiões, comunidades acadêmicas e nacionalidades, que estabeleçam diálogos com a multiplicidade de investigações científicas referentes às manifestações, experiências e formas de organização social, estudando a diversidade sociocultural numa perspectiva histórica e contextualizadora. O foco e escopo da revista está voltado para publicar artigos, resenhas, ensaios, traduções e entrevistas de diferentes áreas do conhecimento, sobretudo nas ciências humanas, sociais, artes e tecnologias, que dialoguem com a área de concentração em Cultura e Sociedade. </p> <p>ISSN 2447-6498 (Eletrônico)</p> <p>ISSN 2594-4231 (Impresso)</p> <p>Periodicidade: Semestral</p> <p><strong>Qualis/CAPES (2017-2020): B2 </strong></p> <p> </p>https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25374Expediente2024-12-12T14:35:17-03:00ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRArics.pgcult@ufma.br2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25375A Virada Literária: passado, presente e futuro nas ciências humanas e sociais2024-12-12T14:54:31-03:00GUSTAVO VARGAS COHENgustavocohen.ufrgs@yahoo.com<p>O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir as alterações estilísticas ocorridas em textos científicos em várias áreas das ciências humanas nas últimas décadas. Destacam-se as transições da objetividade para a subjetividade que afetaram, e ainda afetam, os estudos qualitativos, e revelam as mudanças na tônica narrativa que assinalam a virada literária. Termos operacionais relevantes como subjetividade e os limites de sua possibilidade e os desafios da conceituação de pós-modernidade são abordados de maneira crítica. Dentre os autores que deram base à pesquisa destacam-se Hyvarinen (2010) e Strikwerda (1998). Buscou-se delinear brevemente o passado e o presente da virada literária nas ciências humanas e sociais, destacando-se alguns pontos de significância notória, reportando-se argumentos contrários e favoráveis, e trazendo condições para permitir vislumbrar o seu futuro. Conclui-se que o destino da virada literária está atrelado ao destino do movimento pós-moderno.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25376Ciências Sociais e os Estudos sobre Cultura Digital: sua contribuição para pensar a sala de aula da educação básica2024-12-12T15:11:29-03:00JOANIS FRANÇA RAMOS DE OLIVEIRAjoanis.oliveira@gmail.comDAVID JUNIOR DE SOUZA SILVAdavi_rosendo@live.com<p>O presente artigo visa refletir como o uso das redes sociais pelos jovens influenciam na dinâmica das aulas de sociologia na escola de nível médio, diante das transformações digitais que criaram uma nova relação entre escola, cultura digital e processos de ensino-aprendizagem. Buscou-se compreender como as tecnologias de informação e comunicação são apropriadas pelos estudantes conectados e a influência da cultura digital no espaço escolar. Nesse sentido, propomos um olhar para além do grupo escolar, refletir esse jovem que também busca informações nas redes sociais, ao procurar compreendê-los como sujeitos sociais que constroem um determinado modo de se relacionar com uma cultura escolar presente na escola e com uma cultura digital presente nas redes sociais, ou seja, refletir quem são esses jovens que frequentam a escola e as aulas de sociologia, e que buscam interação, socialização na escola e nos cybersespaços. Realizamos uma oficina trabalhada na trilha de sociologia, com o tema movimentos sociais e direitos humanos. A oficina teve como objetivo acessar às discussões no campo da sociologia e antropologia do digital, de modo a conduzir debates informados no ambiente escolar que desenvolva o multiletramento, trabalhando a associação entre os letramentos, científico, digital e pedagógico.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25377Estética social do fandango Caiçara: consagração da vida comunitária2024-12-12T15:36:39-03:00RICARDO MENDES MATTOSricardo.mmattos@unitau.brARLEY ANDRIOLO ANDRIOLOarley@usp.br<p>Este artigo parte da conceituação de estética social para compreender os aspectos festivos do fandango caiçara. Define-se estética social como uma situação sensível compartilhada entre os membros de uma comunidade. Além dos aspectos propriamente artísticos da festa, procura-se focalizar as próprias relações humanas e vivências coletivas como experiência estética. Objetiva-se interpretar a estética social do fandango, tomando as relações entre os participantes e a vida comunitária como experiências sensíveis, observando a expressão cultural construída socialmente através da tradição das comunidades fandangueiras. Utilizamos como metodologia a etnografia em Psicologia Social, no convívio com fandangueiros e fandangueiras da cidade de Ubatuba (SP), tendo como fonte complementar uma série de vídeos produzidos sobre essas práticas. Considera-se a comunidade fandangueira em termos de “estética social”, na qual os aspectos artísticos da festa são indissociáveis das relações comunitárias, na experiência sensível compartilhada por seus membros.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25378Percepção socioambiental de moradores ribeirinhos no município de Codó (MA): desafios e possibilidades para a educação ambiental não-formal2024-12-12T16:51:33-03:00DILMAR KISTEMACHERd.kistemacher@ufma.brCAMILA CAMPELO DE SOUSAcamila.campelo@ufma.brGUILHERME ALVES DA SILVAalves.guilherme@discente.ufma.brIRAMAR DE ALMEIDA ALVESalmeida.iramar@discente.ufma.brGELVANE LINO MELOgelvane.lino@discente.ufma.br<p>Os graves problemas socioambientais presentes na contemporaneidade demandam reflexões no campo político, social, ambiental e educacional, tanto em nível global, quanto local. Interessa, neste momento, uma reflexão local sobre tais dimensões, tomando como referência as percepções dos cidadãos e cidadãs. O objetivo deste trabalho foi conhecer as percepções da comunidade ribeirinha Saco acerca da preservação socioambiental e seu ambiente, bem como identificar os problemas ambientais enfrentados no cotidiano dos habitantes de Codó (MA). A pesquisa ocorreu por meio de realização de entrevistas com ribeirinhos da Comunidade Saco, localizada no município de Codó (MA) e da aplicação de questionário com moradores codoenses da zona urbana. Verificou-se que existe escassez de ações de educação ambiental na comunidade, assim também como escassez na prestação de serviços públicos essenciais, como saúde pública de qualidade e educação. Entre os principais problemas ambientais citados pelos participantes, destacam-se: a falta de tratamento da água e do esgoto municipal; a ocorrência das queimadas; o descarte de lixo em locais inadequados e o esgoto a céu aberto. Reforça-se ainda a ausência de políticas públicas que possam atender as necessidades dos moradores da comunidade e fomentar a construção da sustentabilidade como princípio, valor e prática sociocultural.</p> <p> </p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25379O sentido do trabalho nos canaviais para os Guarani Kaiowá da aldeia Te’yikue – Caarapó-MS2024-12-12T17:16:11-03:00RENATA XAVIER CARNIELrenata.carniel@unesp.brCLAUDIA APARECIDA VALDERRAMAS GOMESclaudia.gomes@unesp.br<p>O objetivo dessa pesquisa é apreender quais os significados e os sentidos que o trabalho executado nas usinas de cana-de-açúcar entre 1980 e 2000 teve para o povo indígena da aldeia Te’ýikue, localizada no município de Caarapó-MS, utilizando os fundamentos e pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético e da psicologia histórico-cultural. O estudo empregou a entrevista narrativa para a produção dos dados e para a análise dos resultados seguiu a metodologia dos núcleos de significação. Quanto aos resultados, o estudo revela que o sentido é, de fato, pessoal, subjetivo, uma síntese elaborada individualmente a partir da vivência individual de uma situação coletiva, da história singular de cada um em unidade dialética com a história social de uma época, datada e objetivada por inúmeros registros, dando os contornos subjetivos a cada narrativa indígena sobre uma vida de trabalho. Outro indicador dos resultados, é a historicidade dos sentidos: sua transitoriedade e multideterminação.</p> <p><strong> </strong></p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25380Tecnologias de reaparecimento: a herança revolucionária dos mortos e desaparecidos políticos2024-12-12T17:44:21-03:00ADRIANA BARIN DE AZEVEDOabazevedo@uem.brDAVID ANTÔNIO DE CASTRO NETTOdacnetto2@uem.br<p>A história das colônias europeias na América e na África mostrou como se faz uma gestão da morte e da precarização da existência para garantir o controle de uma sociedade. A. Mbembe(2018) chamou essa política de estado de necropolítica. No caso dos regimes autoritários latino-americanos (como a ditadura militar brasileira), a tática necropolítica, ganha o formato de uma estratégia necrogovernamental, através da tecnologia de desaparecimento dos mortos pelo gerenciamento do destino de cadáveres. Neste artigo discutiremos a investigação de Fábio Franco (2021) acerca dos mortos e desaparecidos políticos encontrados na vala clandestina de Perus, no cemitério Dom Bosco, em São Paulo. Como antídoto a essa tecnologia de desaparecimento gerida pelo Estado, propomos as “tecnologias de reaparecimento”, a partir das reflexões de Vinciane Despret (2023), que operam como resistência à necrogovernamentalidade ao aproximar os vivos dos mortos, recuperando suas histórias e a herança deixada por eles.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25381População Negra: avanços na legislação brasileira e a participação do parlamento estadual no combate ao racismo no Estado do Pará2024-12-12T18:44:07-03:00SHIRLE ROSANGELA MEIRA DE MIRANDAshirlemeira@hotmail.comJOHN LENNON LIMA E SILVAjohnlennonlimasilva@gmail.comFLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOSflaviacslemos@gmail.comSUELI MARQUEZ FERRAZsuelimarquespsicologaarg@gmail.comSILVANIE CAMPOS DE SOUZAsilvanie.cs@gmail.com KARINA HELAINE DE LIMA COELHOkarinahcoelho@outlook.comROBERTA CASTRO CAMPOS BORBArobertaborbapsi@gmail.com<p>O objetivo desse ensaio é fazer uma breve reflexão sobre as questões étnico-raciais sob a perspectiva da participação e contribuição do Parlamento do Estado do Pará, no que concerne a elaboração e aprovação de dispositivos legais que busquem a afirmação de direitos e o combate ao racismo no Estado, a partir da sanção do Estatuto da Igualdade Racial, em 2010. A Constituição Federal de 1988 veio consolidar o retorno da democracia no Brasil após vinte e um anos vivendo sob o regime da ditadura militar. O texto da nova Constituição, fundamento em valores democráticos, assegura a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Além das garantias previstas na Carta Magna, outras legislações não necessárias</p> <p> </p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25383Genealogia e Ontologia História do presente2024-12-12T19:16:20-03:00RACHEL DE SIQUEIRA DIASrachelsiqueiradias@gmail.comFLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOSflavialemos@ufpa.brMANOEL RIBEIRO DE MORAES JÚNIORmanoelribeiromoraesjr@gmail.comMANUEL DO SOCORRO VALENTE CORRÊAnetethasmyr@hotmail.comROBENILSON MOURA BARRETOrobenilsonbarreto@hotmail.comWARLINGTON LUZ LOBOwarlington@ufpa.brFERNANDA NAZARÉ DA LUZ ALMEIDAfernandabandeira@gmail.com<p>O artigo é um ensaio que pretende analisar acontecimentos da sociedade contemporânea a partir de Michel Foucault em conversação com práticas de saber, de poder, de subjetivação. Busca-se problematizar as práticas disciplinares, de soberania, de gestão de risco, biopolíticas e de controle na articulação com os processos de globalização e os efeitos nos corpos em termos de docilização política, normalização social e construção do modo indivíduo como produção da subjetividade contemporânea. Portanto, mobiliza-se um conjunto de conceitos, em uma composição de linhas de forças, tecendo um diagrama formado por multiplicidades e heterogeneidades de um dispositivo genealógico para desnaturalizar as formas-forças experimentadas como ontologia histórica de nós mesmos.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25385Editorial RICS-V10-N2-20242024-12-13T08:38:42-03:00SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUESrodriguessannya@gmail.comJOÃO BATISTA BOTTENTUIT JÚNIORjoão.batista@ufma.brANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRAoliveira.ana@ufma.brRARIELLE RODRIGUES LIMArarielle.rodrigues@ufma.br<p>Editorial RICS-V10-N2-2024</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25386Abordagem Hands-on-Tec: desenvolvimento e validação de uma ferramenta digital para o ensino interdisciplinar de ciências2024-12-13T09:06:30-03:00Luzia Gontareckluziagontareck@ufpr.brEliana Santana Lisbôaeliana.lisboa@ufpr.brValdir Rosavaldirrosa@ufpr.br<p>A educação contemporânea busca fomentar a interdisciplinaridade, a autonomia e o protagonismo dos alunos, contudo, a fragmentação do conhecimento em disciplinas distintas muitas vezes limita uma compreensão integrada. No contexto do ensino de ciências, a interdisciplinaridade representa uma abordagem eficaz para proporcionar uma visão holística do conhecimento científico. Este estudo apresenta o desenvolvimento e a validação de uma Sequência Didática Online (SDO) na plataforma <em>hands-on-tec, </em>voltada ao ensino interdisciplinar de ciências para os anos finais do ensino fundamental. Integrando a abordagem "<em>hands-on</em>" com a Teoria da Resolução de Problemas e Tecnologias Educacionais Móveis (TEM), essa metodologia visa facilitar a aprendizagem significativa baseada em problemas. A <em>hands-on-tec </em>orienta os educadores na criação de práticas pedagógicas investigativas, estimulando o pensamento crítico e a autonomia dos alunos. A utilização de tecnologias digitais por meio da SDO desempenha um papel central nessa abordagem, empregando ferramentas cognitivas para promover uma aprendizagem mais eficaz e envolvente.</p> <p> </p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25387A Influência da Cultura Digital no Processo de Alfabetização: impactos no Ensino e Aprendizagem das Crianças2024-12-13T09:25:42-03:00Eliany Santos Alves Mouraelianyalves2023@gmail.comIranilde Abreu França Melloiranildeabreu@gmail.comSannya Fernanda Nunes Rodriguessannyarodrigues@professor.uema.br<p>Este artigo explora a influência da cultura digital no processo de alfabetização das crianças, destacando as possibilidades e impactos no contexto escolar. A pesquisa foi motivada pela necessidade de compreender como essas inovações estão transformando a alfabetização das crianças e quais são suas implicações para a prática pedagógica. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, abrangendo pesquisa bibliográfica e estudos de caso que investigam o impacto das ferramentas digitais no aprendizado das crianças. Os resultados indicam que a cultura digital oferece inúmeras possibilidades para enriquecer o processo de alfabetização, como maior engajamento e motivação dos alunos, acesso a recursos interativos e personalizados, e desenvolvimento simultâneo de habilidades digitais. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda dos impactos da cultura digital na educação e oferece recomendações práticas para aprimorar o processo de alfabetização no contexto escolar atual.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25388Diálogos Sonoros: a Musicalidade Crítica na Cibercultura e a Relevância dos Projetos de Extensão em Música na Educação Superior Pública 2024-12-13T09:38:33-03:00Kallyne Kafuri Alveskallyne.alves@fames.es.gov.br<p>No contexto da formação artística requerida em planos de educação, o artigo reflete a importância de projetos e ações em políticas públicas que assegurem o acesso e o contato com a educação musical no Brasil. Aborda a aproximação à música nos currículos e na formação de educadores, seja por meio do ensino, pesquisa ou extensão em suas diferentes modalidades. O referencial teórico se alicerça nos estudos sobre Educação, Sociedade, Cultura e Tecnologias, a partir de Pierre Levy (1999a e 1999b) e Mikhail Bakhtin (1976, 1997) e, em Schroeder e Schroeder (2011) e Simões (2003). Apresenta resultados de um Projeto de Extensão na área musical, voltado a educadores e estudantes da educação básica. Utiliza dados de pesquisa bibliográfica para apoiar a continuidade de projetos educacionais. Os resultados mostram que as iniciativas extensionistas têm contribuído para a aproximação e interesse com a música em plataforma virtual e parceria com polos presenciais.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25389Educação digital e vídeos: reflexões sobre formatos e influências da cibercultura2024-12-13T09:48:46-03:00Ana Juliana Fontesjuliannafontes@gmail.comMarcio Vieira de Souzamarcio.vieira@ufsc.br<p>O artigo aborda o impacto da cibercultura no uso de vídeos educacionais no contexto da educação digital, considerando os formatos de vídeos e como foram evoluindo ao longo do tempo. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, o estudo enfatiza aspectos como a inteligência coletiva, a cocriação e o caráter dinâmico das mídias digitais. Além de elencar as estratégias e fatores que afetam a produção de vídeos, como: a escolha entre formatos síncronos e assíncronos, a personalização do conteúdo, e o impacto da inteligência artificial na automatização de processos. Conclui-se que, embora os vídeos desempenhem um papel essencial no ambiente digital, sua eficácia depende do equilíbrio entre o uso da tecnologia e da mediação entre professores e estudantes, aproveitando as oportunidades trazidas pela cibercultura, sem perder de vista as particularidades do processo educacional na educação digital.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25390Gamificação e Inovação na Aprendizagem de Programadores: uma proposta de plataforma gamificada para o ensino de programação2024-12-13T10:18:46-03:00Marcus Vinicius Silva Costamvcs502017@gmail.comMaurício José Morais Costamauriciojosemorais@gmail.comJoão Batista Bottentuit Juniorjoaobbj@gmail.com<p>Este estudo investiga a influência da gamificação no engajamento e na motivação de alunos do projeto <em>INCODE Tech School</em> no acompanhamento de seus estudos de programação, por meio da proposta de uma plataforma de aprendizagem em trilhas gamificadas. A metodologia foi baseada em uma pesquisa de natureza aplicada e descritiva, com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados incluiu revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários junto aos alunos do projeto <em>INCODE Tech School</em>. A análise qualitativa envolveu categorização temática, segmentando as respostas em tópicos como motivação, dificuldades no estudo autônomo e eficácia de elementos gamificados. Os resultados indicam que a gamificação, quando bem implementada, pode aumentar significativamente o engajamento dos alunos. No entanto, sua aplicação eficaz exige um entendimento aprofundado das mecânicas de jogos e seus impactos no contexto educacional. O estudo reforça a importância de continuar refinando a plataforma para otimizar sua eficácia em ambientes de ensino.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25394O Uso de Recursos Educacionais Digitais na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde-Bahia: o Mapeamento de Práticas Pedagógicas2024-12-13T10:57:32-03:00Josélia Domingos dos Santosjosyvitoria@yahoo.com.brEmanuel do Rosário Santos Nonatoenonato@uneb.br<p>Os Recursos Educacionais Digitais (RED) quando incorporados à prática pedagógica dos professores têm o potencial para enriquecer o processo educativo. Assim, o presente artigo teve como objetivo compreender como os professores da Educação Básica do município de São Francisco do Conde utilizam os RED na prática pedagógica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de dois questionários mistos <em>on-line</em>, aplicados a 287 (duzentos e oitenta e sete) professores e coordenadores pedagógicos dessa rede pública de ensino. O estudo demonstrou que apesar do pouco domínio pedagógico e da falta de infraestrutura adequada nas escolas, os professores buscam integrar as Tecnologias Digitais (TD) em suas práticas pedagógicas de forma regular e diversificada. Os resultados também apontam a necessidade de formação continuada e investimentos em infraestrutura tecnológica nas escolas para que os docentes possam utilizar os RED no processo educativo, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e participativas.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25396Revisão de Literatura em Educação: um Processo Mediado por Inteligência Artificial2024-12-13T11:14:45-03:00David Santana Lopesdavidlopes.educacao@gmail.comRegiani Coser Cravoregicoser@outlook.comMarcus Túlio de Freitas Pinheiromtpinheiro@uneb.br<p>Este estudo apresenta um método de aplicação de uma plataforma de inteligência artificial generativa para a otimização do processo de revisão de literatura científica a partir de bases científicas. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram descritas e desenvolvidas as etapas desse processo considerando o contexto da educação. Os resultados indicaram eficiência na busca, filtragem e organização de artigos científicos, embora tenham sido definidas limitações éticas e metodológicas que exigem análise crítica rigorosa. Diante do exposto, considerou-se que a inteligência artificial, quando utilizada como ferramenta complementar, contribui para revisões mais precisas e eficientes, desde que o pesquisador desempenhe papel ativo na validação e interpretação dos dados.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25398Tecnologias e Saberes Docentes na Cultura Digital: as Possibilidades da Tpack Para Formação de Professores2024-12-13T11:27:27-03:00Ana Conceição Alves Santiagoacasantiago10@gmail.comMary Valda Souza Salesmarysales@uneb.br<p>Este artigo considera a contemporaneidade como referência para refletir em torno das demandas para a formação inicial e continuada de professores frente as exigências da sociedade do Século XXI, no que se refere ao uso das Tecnologias Digitais na educação. O estudo busca analisar a formação docente no contexto da cultura digital, com foco nas aprendizagens pedagógicas possíveis tendo o TPACK como referência. Tensiona os aspectos essenciais à formação docente a partir dos saberes docentes e do desenvolvimento das competências digitais exigidas pela cultura digital. É uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica que expõe as necessidades apresentadas para os professores em exercício na educação contemporânea e tensiona o TPACK como possibilidade para o desenvolvimento das competências inerentes a experiência pedagógica com o digital, a partir das demandas de formação expostas por Pimenta, Shulman, Tardif, Mishra e Koeler. Propomos um framework TPACK como possibilidade de formação na cultura digital.</p>2024-12-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade