Uma tentativa de musealização do conhecimento: A contribuição do Museu de Mineralogia e Geologia da Escola de Minas de Ouro Preto na formação de engenheiros

Autores

  • Carlos Augusto Ribeiro Jotta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Palavras-chave:

Escola de Minas de Ouro Preto; Mineralogia; Musealização

Resumo

A presente pesquisa analisa a formação da coleção de mineralogia da antiga Escola de Minas de Ouro Preto atual Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tal análise tem como objetivo de mapear a trajetória da coleção desde a sua entrada até à musealização das amostras. Como percurso metodológico, a pesquisa exploratória levantou informações em repositórios online e nos arquivos da Escola de Minas da UFOP e do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP. Este estudo buscou responder como o conjunto de minerais presente no Gabinete de Mineralogia contribuiu para a formação de engenheiros de minas no século XIX e início do século XX. Os resultados mostram um trânsito de coleções oriundas de outras instituições nacionais e estrangeiras e seu uso didático mesmo após a sua musealização em 1930.

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Biografia do Autor

Carlos Augusto Ribeiro Jotta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

Ribeiro Jotta, C. A. (2025). Uma tentativa de musealização do conhecimento: A contribuição do Museu de Mineralogia e Geologia da Escola de Minas de Ouro Preto na formação de engenheiros. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 528–545. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/20967

Edição

Seção

Artigos Área Livre