Descolonizando e pluralizando a linguagem e as palavras para o fortalecimento de políticas públicas plurais e inclusivas: As infâncias e o método histórico-dialético

Autores

  • Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Racismo Epistemológico, Intelectuais Negras e Negros, Anticolonial e contracolonial

Resumo

Propõe-se questionar, de forma provocativa, a compreensão superficial de que referir-se a “infâncias” no plural seria antagônico ou equivocado perante o método histórico-dialético — especialmente em áreas do conhecimento que pouco dialogam com os estudos da linguagem. Parto dos seguintes questionamentos: I) Quais os impactos de uma compreensão fixa, restrita e singular das palavras nas políticas públicas e na vida social? II) Quais as consequências de uma leitura limitada da infância, ancorada na ideia de sujeito universal, para a proteção de crianças e adolescentes com corpos e territórios subalternizados? Revisito teóricos da análise do discurso inspirados no pensamento marxiano e, na mesma direção, recorro a intelectuais marxistas da diáspora africana para pensar a linguagem como matéria política, ideológica e racializada. Nomear e dar visibilidade à pluralidade não é apenas reconhecer a diversidade — é insurgir contra as violências coloniais, afirmando existências que não cabem em palavras hegemônicas, universais e nem no singular.

 

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Biografia do Autor

Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Serviço Social do Campus Universitário do Marajó/Breves (UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Educação (UFPA/CUMB). Coordena o Programa Direitos Humanos, Infâncias e Diversidade no Arquipélago do Marajó (DHIDAM) e lidera o GEDHIDAM. Realiza estágio pós-doutoral no PPGSS/UFPA, com pesquisa sobre racismo, branquitude e formação profissional na Amazônia. Coordena o Programa Participação Social com Educação Popular nos Territórios e integra as equipes dos Programas Navegar para Proteger e Envelhecer nos Territórios, em cooperação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. É coordenadora do primeiro Comitê Antirracista do CRESS/PA, Conselheira de Direitos da Criança e do Adolescente em Breves (CMDCA-Breves), e associada à ABPN e à ABEPSS.

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Publicado

2025-12-08

Como Citar

da Silva Guimarães, J. T. (2025). Descolonizando e pluralizando a linguagem e as palavras para o fortalecimento de políticas públicas plurais e inclusivas: As infâncias e o método histórico-dialético. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 237–254. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/27388

Edição

Seção

Dossiê Pesq. interdis. sobre Práticas Cult.: artes, linguagens e subjetividades