Tiene de Zito: origem, formação e ingresso de uma professora leiga
DOI :
https://doi.org/10.18764/2358-4319v19e28243%20Mots-clés :
professora leiga, formação escolar, ingresso profissionalRésumé
O presente texto, que é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre professoras leigas, tem por objetivo descrever e analisar a trajetória profissional de Tiene Garcia. Primeiramente, é apresentada a ideia de pesquisa, para em seguida colocar a necessidade de dar voz à uma professora sertaneja de origem pobre, e assim trazer os principais achados da pesquisa. A fonte vem de uma entrevista oral, e o método busca indícios e evidências de sua história de vida, formação e profissão. Os resultados apontam para uma interessante discussão que envolve oralidade, vida rural e magistério, que na entrevista se inicia em sua infância, passando pelo processo de alfabetização e culminando na sua atuação em efetivo exercício profissional.
Téléchargements
Références
ABRAS, Maria Cecília de Medeiros. A voz da regente de classe ou a voz da “professora leiga”? Intermeio: revista do Mestrado em Educação, Campo Grande, v. 11, n. 21, 2005, p. 4-15.
ARAÚJO, Maria das Graças de. Trajetórias de formação e profissionalização de professoras leigas do município de Itapiúna/CE. Fortaleza: UFC, 2010. (Dissertação de Mestrado).
CAMPOS, Hermano Moura. Da roça à cartilha: trajetórias profissionais de professoras leigas rurais de Lavras da Mangabeira (1972-1992). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
CARVALHO, Bendito. De que família é você? A “família cearense”: distinção, símbolos e poder. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 30, n. 1, 2, 1999.
DIAS, Kamila Gusatti; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de. Memória para Henri Bergson e Paul Ricoeur: buscando aproximações. Poíesis Pedagógica, Catalão-GO, v. 15, n. 2, p. 65-81, jul./dez. 2017.
FLEMING, Henrique. O tempo na física. Revista USP, jun./ago., 1989.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GOODSON, Ivor Frederick. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António et al. Vidas de professores. Porto (Portugal): Porto Editora, 2013.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
JUCÁ, Gizafran Nazareno Mota. A oralidade dos velhos na polifonia urbana. Fortaleza: Premius, 2011.
KUNZ, J. R. A renovação do homem e seu mundo na e pela linguagem em ‘Primeiras Estórias’, de Guimarães Rosa. In: ROHDEN, Luiz; PIRES, Cecilia. (org.). Filosofia e Literatura: uma relação transacional. Ijuí: Unjuí, 2009.
MACHADO, Charliton José dos Santos; Nunes, Maria Lúcia da Silva; Nascimento, Gabriel Alves do. Rompendo o silêncio: Neuza Bezerra Santos e as eleições municipais de 1968. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, v. 18, jan./jun. de 2021.
MARQUES, Thatyanne Gomes. Práticas docentes de professoras leigas em escolas do campo: uma análise das histórias de vida. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 1, jun. 2016.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António et. al. Vidas de professores. Porto (Portugal): Porto Editora, 2013.
PETRAGLIA, Izabel. “Olhar sobre o olhar que olha”: Complexidade, Holística e Educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: UNICAMP, 2007.
RODRIGUES, Rui Martinho. Talvez em nome do povo... uma legitimidade peculiar. Fortaleza: EdUECE, 2017.
SANTHIAGO, Ricardo; MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. História oral em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
THERRIEN, Jacques. A professora leiga e o saber social. In: BRASIL, ME. Professor leigo: institucionalizar ou erradicar. São Paulo: Cortez, 1991.
TIBÚRCIO, Públio Henrique Nunes. A emergência da subjetividade no ato de transcrição: da oralidade à transcritora. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
Tiene Garcia. Entrevista. Lavras da Mangabeira, 24 julho. 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Emancipação 2026

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










