Ensino de Libras em um Curso de Pedagogia por meio da aprendizagem baseada em problemas

Autores

  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal do Mato Grosso - IFMG
  • Francisca Melo Agapito Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p186-203

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Estratégias de ensino. Libras.

Resumo

O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) passou a ser uma exigência nos cursos de licenciatura no país a partir da promulgação do Decreto Nº 5.626, sancionado em 2005. Além disso, o contexto atual exige que as aulas no Ensino Superior sejam dinâmicas e envolventes, que estimulem a pesquisa e a autonomia na tomada de decisões, isso para que os futuros profissionais sejam capazes de lidar e solucionar situações reais. Nesse sentido, é preciso que os cursos de licenciatura planejem estratégias diversificadas de ensino para que o estudo de Libras possa promover aprendizagens significativas no decorrer desse processo formativo. Esse estudo teve como objetivo relatar o desenvolvimento de uma metodologia ativa de aprendizagem durante as aulas da disciplina de Libras do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública no município de Imperatriz- MA. O estudo se configura como exploratório, com abordagem qualitativa e pautada na análise descritiva. Essa experiência pedagógica ocorreu no primeiro semestre de 2017. A estratégia de ensino utilizada foi a aprendizagem baseada em problemas. Os resultados denotaram que, foi perceptível a disposição dos acadêmicos em participar da atividade, a contribuição da mesma para uma construção consistente sobre o conteúdo proposto, assim como refletir sobre a importância da docente buscar a promoção de conhecimentos por meio de estratégias diferenciadas.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Estratégias de ensino. Libras.

 

Teaching of Libras in a Pedagogy Course through problem-based learning (PBL)

ABSTRACT

The teaching of the Brazilian Sign Language (Libras) became a requirement in undergraduate courses in Brazil since the enactment of Decree No. 5,626, sanctioned in 2005. In addition, the current context requires that classes in Higher Education to be dynamic and that stimulate research and autonomy in decision making, so that future professionals will be able to handle and solve real situations. In this sense, it is necessary that undergraduate courses plan diversified teaching strategies so that the study of Libras can promote meaningful learning in the course of this formative process. This study aimed to report the development of an active learning methodology during classes in the discipline of Libras of the Course of Pedagogy of a Public Institution of Higher Education (IES) in the municipality of Imperatriz- MA. The study is exploratory, with a qualitative approach based on the descriptive analysis. This pedagogical experience occurred in the first half of 2017. The teaching strategy used was problem-based learning. In this experience, the students’ willingness to participate in the activity, their contribution to a consistent construction of the proposed content, and reflection on the importance of the teacher to seek the promotion of knowledge through differentiated strategies was perceptible.

Keywords: Pedagogical practice. Teaching strategies. Libras.

 

Enseñanza de Libras en un Curso de Pedagogía a través Del aprendizaje basado en problemas (ABP)

RESUMEN

La enseñanza de la Lengua Brasileña de Señales (Libras) pasó a ser una exigencia en los cursos de licenciatura en el país a partir de la promulgación del Decreto Nº 5.626, sancionado en 2005. Además, el contexto actual exige que las clases en la Enseñanza Superior sean dinámicas y estimulen la investigación y la autonomía en la toma de decisiones, eso para que los futuros profesionales sean capaces de lidiar y solucionar problemas reales. En este sentido, es necesario que los cursos de licenciatura planifiquen estrategias diversificadas de enseñanza para que el estudio de Libras pueda promover aprendizajes significativos en el curso de ese proceso formativo. Este estudio tuvo como objetivo relatar el desarrollo de una metodología activa de aprendizaje durante las clases de la disciplina de Libras del Curso de Pedagogía de una Institución de Enseñanza Superior (IES) pública en el municipio de Imperatriz-MA. El estudio se confi gura como exploratorio, de abordaje cualitativo y pautada en el análisis descriptivo. Esta experiencia pedagógica ocurrió en el primer semestre de 2017. La estrategia de enseñanza utilizada fue el aprendizaje basado en problemas. En esta experiencia fue perceptible la disposición de los académicos en participar de la actividad, la contribución de ésta para una construcción consistente sobre el contenido propuesto, así como reflexionar sobre la importancia de la docente para buscar la promoción de conocimientos a través de estrategias diferenciadas.

Palabras Clave: Práctica pedagógica. Estrategias de enseñanza. Libras.

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Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal do Mato Grosso - IFMG

Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Instituto Federal do Mato Grosso - Campus Confresa. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Editor da Revista Prática Docente. 

Francisca Melo Agapito, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestra em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES.) Doutoranda em Ensino (UNIVATES). Professora de Libras da Universidade Federal do Maranhão.

 

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

LEÃO, Marcelo Franco; AGAPITO, Francisca Melo.
Ensino de Libras em um Curso de Pedagogia por meio da aprendizagem baseada em problemas
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 1, p. p.186–203, 29 Jan 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10752. Acesso em: 22 dez 2024.

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