PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE AUTOEFICÁCIA E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-14

Palavras-chave:

Autoeficácia, Satisfação no trabalho, Professores, Teoria Social Cognitiva.

Resumo

Este artigo trata de uma revisão sistemática de estudos que investigam autoeficácia e satisfação no trabalho subsidiados pela Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Objetivou-se explorar as temáticas dos estudos desenvolvidos sobre autoeficácia e satisfação no trabalho com professores da Educação Básica.  Foi utilizado como técnica a Análise de Conteúdo segundo Bardin auxiliado, pelo software NVIVO 10. Para tanto foram feitas buscas em três bases de dados (Scielo, Redalyc e Capes), onde foram encontrados 23 artigos válidos para estudo de acordo com os critérios de inclusão pré-estabelecidos. O resultado deste trabalho revelou 16 (dezesseis) estudos com ênfase na autoeficácia docente, equivalente a 72,7%; eles evidenciaram 16 subcategorias, das quais apresentaram destaques: (a) desempenho docente (f=6); (b) colaboração entre professores (f=2); Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) (f=2); motivação (f=2); inclusão (f=2). Os que tratavam das categorias autoeficácia e satisfação simultaneamente alcançaram um total de 4 (18,2%), em que as variáveis bem-estar docente e Burnout apresentaram, cada, maior frequência (f=2) e os que destacaram a categoria satisfação no trabalho incidiram 2 (duas) frequências (9,1%), revelando escassez nos estudos sobre essa variável. É notável diante das respostas obtidas a partir análise dos dados, a importância das categorias supracitadas na ação docente.

OVERVIEW OF STUDIES ON SELF-EFFECTIVENESS AND SATISFACTION IN THE WORK OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION

Abstract

This article deals with a systematic review of studies that investigate self-efficacy and job satisfaction subsidized by Albert Bandura's Cognitive Social Theory. The objective was to explore the themes of the studies developed on self-efficacy and satisfaction at work with teachers of Basic Education. The Bardin-assisted Content Analysis was used as a technique by the NVIVO 10 software. For this purpose, three databases were searched (Scielo, Redalyc and Capes), where 23 valid articles were found for study according to the inclusion criteria pre-established. The result of this study revealed 16 (sixteen) studies with an emphasis on teacher self-efficacy, equivalent to 72.7%; they showed 16 subcategories, of which they presented highlights: (a) teaching performance (f = 6); (b) collaboration between teachers (f = 2); Information and Communication Technology (ICT) (f = 2); motivation (f = 2); inclusion (f = 2). Those that dealt with the self-efficacy and satisfaction categories simultaneously reached a total of 4 (18.2%), in which the variables teacher well-being and burnout presented, respectively, a higher frequency (f = 2) and those that highlighted the satisfaction category in the 2 (two) frequencies (9.1%), revealing a lack of studies on this variable. It is remarkable, given the answers obtained from the analysis of the data, the importance of the aforementioned categories in the teaching action.

Keywords: Self-efficacy. Job satisfaction. Teachers. Cognitive Social Theory.

PANORAMA DE LOS ESTUDIOS SOBRE AUTOEFICACIA Y SATISFACCIÓN EN EL TRABAJO DE DOCENTES DE LA EDUCACIÓN BÁSICA

Resumen

Este artículo trata de una revisión sistemática de estudios que investigan autoeficacia y satisfacción en el trabajo subsidiados por la Teoría Social Cognitiva de Albert Bandura. Se objetivó explorar las temáticas de los estudios desarrollados sobre autoeficacia y satisfacción en el trabajo con profesores de la Educación Básica. Se utilizó como técnica el Análisis de Contenido según Bardin auxiliado, por el software NVIVO 10. Para ello se realizaron búsquedas en tres bases de datos (Scielo, Redalyc y Capes), donde se encontraron 23 artículos válidos para estudio de acuerdo con los criterios de inclusión predeterminado. El resultado de este trabajo reveló 16 (dieciséis) estudios con énfasis en la autoeficacia docente, equivalente al 72,7%; que evidenciaron 16 subcategorías, de las cuales presentaron destaques: (a) desempeño docente (f = 6); (b) colaboración entre profesores (f = 2); Tecnología de Información y Comunicación (TIC) (f = 2); motivación (f = 2); inclusión (f = 2). Los que trataban de las categorías autoeficacia y satisfacción simultáneamente alcanzaron un total de 4 (18,2%), en que las variables bienestar docente y Burnout presentaron, cada, mayor frecuencia (f = 2) y los que destacaron la categoría satisfacción en el trabajo se centró 2 (dos) frecuencias (9,1%), revelando escasez en los estudios sobre esa variable. Es notable ante las respuestas obtenidas a partir del análisis de los datos, la importancia de las categorías arriba citadas en la acción docente.

Palabras-clave: Autoeficacia. Satisfacción en el trabajo. Profesores. Teoría Social Cognitiva.

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Biografia do Autor

Enizete Andrade Ferreira, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação - Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1999) e Especialização em Psicopedagogia Preventiva pela Universidade do Estado do Pará (2003). Trabalha como especialista em educação e professora pela Secretaria de Estado de Educação. Tem experiência em coordenação pedagógica e docência das séries inicial do Ensino Fundamental.

Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ UFPA). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA / 2012). Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Docência no Ensino Superior pela FAEME (2015). Estudando Pós-graduação em Pedagogia da Cultura Corporal na Universidade do Estado do Pará (2016).Integrante do Grupos de Pesquisa: NEAC- "Nucleo de Estudos Aplicados ao Comportamento" e GEITESC - "Grupo de Estudo Interdisciplinar Teoria Social Cognitiva". Interesse nas áreas de Educação Física Escolar, Condições de trabalho docente, Adoecimento docente, Burnout, Satisfação com o Trabalho, Educação Física Adaptada, Ginástica Escolar.

 

Maely Ferreira Holanda Ramos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Psicologia (UFPA). Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPA). Vice- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública (PPGSP - UFPA). Vice-diretora da Faculdade de Educação (UFPA). Realizou pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Psicologia (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA - 2010). Desenvolve pesquisas relacionadas as seguintes temáticas: Teoria Social Cognitiva; crenças individuais e coletivas de eficácia; satisfação no trabalho; satisfação com a vida; autorregulação; redes rociais e semânticas, adoecimento (estresse, burnout, ansiedade), desengajamento moral.

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

FERREIRA, Enizete Andrade; PEREIRA, Erika Cristina de Carvalho Silva; RAMOS, Maely Ferreira Holanda.
PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE AUTOEFICÁCIA E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 2, 5 Abr 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9074. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos