PANORAMA DOS ESTUDOS SOBRE AUTOEFICÁCIA E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-14Palavras-chave:
Autoeficácia, Satisfação no trabalho, Professores, Teoria Social Cognitiva.Resumo
Este artigo trata de uma revisão sistemática de estudos que investigam autoeficácia e satisfação no trabalho subsidiados pela Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Objetivou-se explorar as temáticas dos estudos desenvolvidos sobre autoeficácia e satisfação no trabalho com professores da Educação Básica. Foi utilizado como técnica a Análise de Conteúdo segundo Bardin auxiliado, pelo software NVIVO 10. Para tanto foram feitas buscas em três bases de dados (Scielo, Redalyc e Capes), onde foram encontrados 23 artigos válidos para estudo de acordo com os critérios de inclusão pré-estabelecidos. O resultado deste trabalho revelou 16 (dezesseis) estudos com ênfase na autoeficácia docente, equivalente a 72,7%; eles evidenciaram 16 subcategorias, das quais apresentaram destaques: (a) desempenho docente (f=6); (b) colaboração entre professores (f=2); Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) (f=2); motivação (f=2); inclusão (f=2). Os que tratavam das categorias autoeficácia e satisfação simultaneamente alcançaram um total de 4 (18,2%), em que as variáveis bem-estar docente e Burnout apresentaram, cada, maior frequência (f=2) e os que destacaram a categoria satisfação no trabalho incidiram 2 (duas) frequências (9,1%), revelando escassez nos estudos sobre essa variável. É notável diante das respostas obtidas a partir análise dos dados, a importância das categorias supracitadas na ação docente.
OVERVIEW OF STUDIES ON SELF-EFFECTIVENESS AND SATISFACTION IN THE WORK OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION
Abstract
This article deals with a systematic review of studies that investigate self-efficacy and job satisfaction subsidized by Albert Bandura's Cognitive Social Theory. The objective was to explore the themes of the studies developed on self-efficacy and satisfaction at work with teachers of Basic Education. The Bardin-assisted Content Analysis was used as a technique by the NVIVO 10 software. For this purpose, three databases were searched (Scielo, Redalyc and Capes), where 23 valid articles were found for study according to the inclusion criteria pre-established. The result of this study revealed 16 (sixteen) studies with an emphasis on teacher self-efficacy, equivalent to 72.7%; they showed 16 subcategories, of which they presented highlights: (a) teaching performance (f = 6); (b) collaboration between teachers (f = 2); Information and Communication Technology (ICT) (f = 2); motivation (f = 2); inclusion (f = 2). Those that dealt with the self-efficacy and satisfaction categories simultaneously reached a total of 4 (18.2%), in which the variables teacher well-being and burnout presented, respectively, a higher frequency (f = 2) and those that highlighted the satisfaction category in the 2 (two) frequencies (9.1%), revealing a lack of studies on this variable. It is remarkable, given the answers obtained from the analysis of the data, the importance of the aforementioned categories in the teaching action.
Keywords: Self-efficacy. Job satisfaction. Teachers. Cognitive Social Theory.
PANORAMA DE LOS ESTUDIOS SOBRE AUTOEFICACIA Y SATISFACCIÓN EN EL TRABAJO DE DOCENTES DE LA EDUCACIÓN BÁSICA
Resumen
Este artículo trata de una revisión sistemática de estudios que investigan autoeficacia y satisfacción en el trabajo subsidiados por la Teoría Social Cognitiva de Albert Bandura. Se objetivó explorar las temáticas de los estudios desarrollados sobre autoeficacia y satisfacción en el trabajo con profesores de la Educación Básica. Se utilizó como técnica el Análisis de Contenido según Bardin auxiliado, por el software NVIVO 10. Para ello se realizaron búsquedas en tres bases de datos (Scielo, Redalyc y Capes), donde se encontraron 23 artículos válidos para estudio de acuerdo con los criterios de inclusión predeterminado. El resultado de este trabajo reveló 16 (dieciséis) estudios con énfasis en la autoeficacia docente, equivalente al 72,7%; que evidenciaron 16 subcategorías, de las cuales presentaron destaques: (a) desempeño docente (f = 6); (b) colaboración entre profesores (f = 2); Tecnología de Información y Comunicación (TIC) (f = 2); motivación (f = 2); inclusión (f = 2). Los que trataban de las categorías autoeficacia y satisfacción simultáneamente alcanzaron un total de 4 (18,2%), en que las variables bienestar docente y Burnout presentaron, cada, mayor frecuencia (f = 2) y los que destacaron la categoría satisfacción en el trabajo se centró 2 (dos) frecuencias (9,1%), revelando escasez en los estudios sobre esa variable. Es notable ante las respuestas obtenidas a partir del análisis de los datos, la importancia de las categorías arriba citadas en la acción docente.
Palabras-clave: Autoeficacia. Satisfacción en el trabajo. Profesores. Teoría Social Cognitiva.
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