Desafios e táticas de mulheres para tornarem-se estudantes de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.37

Palavras-chave:

Mulheres universitárias. Experiências juvenis. Afiliação. Relação com o saber. Desafios do primeiro ano.

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar questões sobre os desafios de afiliação das mulheres universitárias em uma universidade pública federal localizada no nordeste brasileiro, especialmente no primeiro ano do curso de Pedagogia. Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa1, conforme Delory-Momberger, com as descrições e análises das narrativas de duas mulheres estudantes do curso, tendo como procedimento a entrevista de pesquisa biográfica. Nas análises são mobilizadas as noções de afiliação, conforme Coulon; táticas, de acordo com Certeau e relação com o saber, segundo Charlot. Identificam-se como resultados: as mulheres universitárias de modo diferenciado, com seus repertórios, suas redes de apoio e condições ou não de envolvimento com oportunidades oferecidas no curso necessitam enfrentar os desafios para se tornarem estudantes universitárias que, não sendo interrompida, produz os sentidos de sua formação que, como apontam as duas participantes da pesquisa, são fundamentais para a ampliação de seus modos de se relacionar com mundo, com os outros e com si mesmas. Desse modo, apostamos na importância de políticas educativas nas universidades que transversalizem as questões de gênero e permitam às estudantes vivenciarem experiências, no sentido empregado aqui, para, assim, desenvolverem o seu processo de afiliação em uma formação que lhes permita, além de tudo, refletir sobre (e modificar) o seu lugar no mundo.

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Biografia do Autor

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas

Rosemeire Reis da Silva é Bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq).
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de doutorado na
França pela Universidade Sorbonne Paris Nord – (CAPES-COFECUB). Professora da Universidade Federal de Alagoas.
Coordena o grupo de pesquisa “Juventudes Culturas e Formação” (GPEJUV-UFAL). Integra a Rede Internacional de Relação
com o Saber (RIRSA); o Grupo de Interesse Científico (GIS) – Le Sujet dans la Cité e o Laboratoire EXPERICE – Campus
Condorcet - Université Sorbonne Paris Nord. E-mail: reisroseufal@gmail.com

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

REIS, Rosemeire; FELIX, Jeane.
Desafios e táticas de mulheres para tornarem-se estudantes de pedagogia
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–32, 30 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23834. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar e aprender na universidade"