Configurações históricas e atuais da profissão docente: o que se aprende quando se ensina?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.34

Palavras-chave:

História da educação, didática, saberes profissionais, formação de professores, universidade

Resumo

O que se aprende quando se ensina? A resposta quase automática é “o conteúdo autorizado ao professor ensinar”. Tal resposta merece nossa reflexão. Realmente, quando pensamos na organização dos
cursos para formação de futuros professores no Brasil, o curso de Pedagogia e as Licenciaturas, em muitos casos, as formações se limitam aos conteúdos e às metodologias associadas a estes. Entretanto, sabe-se
que tal fórmula não abarca a complexidade da relação pedagógica. É preciso questionar sobre como os professores em exercício e em formação mobilizam seus saberes para constituírem suas práticas. Para tratar da questão o texto articula duas linhas: a primeira que faz uma rápida incursão pela história das instituições de formação de professores e a segunda que pretende, a partir dos depoimentos de professores de diferentes áreas, refletir sobre os modos como a docência na universidade é vivida por aqueles que têm como uma de suas obrigações desenvolvê-la.

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Biografia do Autor

Renata Marcílio Cândido, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente coordena o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e integra o Grupo de Pesquisa 'História da Educação: Intelectuais, Instituições, Impressos" (Unifesp).

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

CÂNDIDO, Renata Marcílio; SILVA, Juliana de Souza.
Configurações históricas e atuais da profissão docente: o que se aprende quando se ensina?
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–21, 30 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23816. Acesso em: 8 nov 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar e aprender na universidade"