Etnografias em locais perigosos: educação e pobreza em territórios dominados pela Milícia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.27

Palavras-chave:

etnografia, educação, pobreza, violência, territórios em conflito

Resumo

Este artigo discute as possibilidades e desafios em fazer etnografia em locais perigosos, empobrecidos e dominados pela violência. Estuda situações de disputas e reconfigurações das favelas que passaram seu controle do crime organizado para as milícias. Trata-se da combinação de uma revisão de literatura de estudos etnográficos e do estudo de caso em uma escola na favela Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, território dominado pela Milícia. O artigo foca na realização de etnografias em locais perigosos. Um dos objetivos da pesquisa de base foi investigar, analisar descrever relação entre pobreza, educação e a mobilidade migratória do Nordeste para o Sudeste do Brasil. Como resultado conclui-se que, fazer etnografia em locais perigosos envolve complexidades que pode forçar enfrentar múltiplos constrangimentos, restrições e até abandono do campo de pesquisa. Consequentemente, isso leva ao empobrecimento e comprometimento dos dados coletados.

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Biografia do Autor

Antônia Valbenia Aurélio Rosa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Profª. Dra. Antônia Valbenia Aurélio Rosa

https://orcid.org/0000-0002-4447-3825

Universidade Estadual do Ceará (Uece),

Professora Contratada na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Crateús, CE, Brasil

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Pessoal, Programa de Excelência Acadêmica (Capes-Proex). Graduação em Pedagogia, Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

E-mail: valbeniarosa@gmail.com

Rafael dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Associado/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP. Brasil Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/Uerj. Pesquisador do laboratório de Pesquisa e Práticas Musicais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Campos dos Goytacazes, RJ. Brasil. Professor da Pós-Graduação em Inteligência Aplicada da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Femperj). Rio de Janeiro, RJ. Brasil. Membro do Conselho de Governança do Instituto Brasileiro da Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Rio de Janeiro, RJ. Brasil.Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3675436220106878

E-mail: rafaelsantos@uerj.br

 

Thiago Luiz Alves dos Santos, Centro de Estudos Estratégicos da Universidade da Força Aérea

Doutor em Políticas Públicas e Educação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Professor pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Universidade da Força Aérea.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

ROSA, Antônia Valbenia Aurélio; SANTOS, Rafael dos; SANTOS, Thiago Luiz Alves dos.
Etnografias em locais perigosos: educação e pobreza em territórios dominados pela Milícia
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–27, 30 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23751. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Etnografia na Educação"