Mineração de texto sobre gamificação no ensino de história e inclusão: proposta de revisão sistemática

Autores

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino de história, Educação inclusiva

Resumo

A gamificação tem demonstrado sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho objetiva apresentar uma revisão sistemática da literatura, realizada em dois portais de pesquisa do Brasil, a Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses e a SciELO, ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, com foco na gamificação no ensino de história e na perspectiva inclusiva da educação, conforme destacado por Koller (2014). Através dos descritores: gamificação, ensino de história, educação inclusiva e metodologias ativas, buscamos analisar como os trabalhos acadêmicos abordaram esses conceitos, identificando padrões e relacionamentos entre eles por meio da mineração de textos com a ferramenta Sobek. Embora tenhamos encontrado trabalhos sobre gamificação e história, não foram encontrados resultados que relacionassem todas as temáticas propostas: gamificação com o ensino de história e com a educação inclusiva, ressaltando a necessidade de mais pesquisas sobre essa correlação temática.

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Biografia do Autor

Vinicius Freitas de Menezes, UNIPAMPA

Graduado em História (PUC-RS, 2005), com pós-graduação em Desenvolvimento Regional (URCAMP, 2008) e Gestão Escolar (2024). Professor na rede municipal de Bagé desde 2006. Membro do Grupo de Pesquisa INCLUSIVE da UNIPAMPA desde 2023 e mestrando em Ensino pela mesma instituição.
E-mail: vinistoria@hotmail.com

Claudete da Silva Lima Martins, UNIPAMPA

Professora na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando no Campus Bagé como docente dos cursos de licenciatura e de pós-graduação stricto sensu no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Licenciada em Pedagogia, com especializações na área da Educação Especial (URCAMP-UFSM), mestrado e doutorado na área da Educação (UFPEL). Atualmente, é coordenadora do Programa de extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa, na UNIPAMPA. Vice-líder do INCLUSIVE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Acessibilidade na Educação Básica, membra do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI) e do Grupo Interinstitucional Minuano. Foi orientadora educacional, gestora, supervisora e professora efetiva nas redes municipal e estadual de ensino de Bagé/RS. Foi Pró-reitora de Graduação da Unipampa de 03/07/2023 até 31/12/2023. Atualmente é Pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão. Tem experiência na área da educação, atuando e investigando temas vinculados a formação de professores, educação inclusiva e práticas pedagógicas.

Cristiano Corrêa Ferreira, UNIPAMPA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1999), especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2012), especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Uniasselvi (2021), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência nos cursos de graduação, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias, com ênfase em Fundamentos de Desenho Técnico e Expressão Gráfica, Engenharia do Produto e Prototipagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenho técnico, Representação do Projeto, Expressão Gráfica, Desenvolvimento do Produto, Produtos Cerâmicos, Modelagem e Prototipagem e Informática. Na pós-graduação, é docente do curso de especialização em modelagem computacional em ensino, experimentação e simulação. É membro do mestrado acadêmico em ensino da UNIPAMPA, atuando no desenvolvimento de produtos educacionais, gamificação, modelagem e prototipagem 3D, DUA e Inteligências Múltiplas.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

FREITAS DE MENEZES, Vinicius; DA SILVA LIMA MARTINS, Claudete; CORRÊA FERREIRA, Cristiano.
Mineração de texto sobre gamificação no ensino de história e inclusão: proposta de revisão sistemática
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–23, 18 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23486. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos