Mineração de texto sobre gamificação no ensino de história e inclusão: proposta de revisão sistemática
Palavras-chave:
Gamificação, Ensino de história, Educação inclusivaResumo
A gamificação tem demonstrado sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho objetiva apresentar uma revisão sistemática da literatura, realizada em dois portais de pesquisa do Brasil, a Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses e a SciELO, ao longo do primeiro semestre do ano de 2023, com foco na gamificação no ensino de história e na perspectiva inclusiva da educação, conforme destacado por Koller (2014). Através dos descritores: gamificação, ensino de história, educação inclusiva e metodologias ativas, buscamos analisar como os trabalhos acadêmicos abordaram esses conceitos, identificando padrões e relacionamentos entre eles por meio da mineração de textos com a ferramenta Sobek. Embora tenhamos encontrado trabalhos sobre gamificação e história, não foram encontrados resultados que relacionassem todas as temáticas propostas: gamificação com o ensino de história e com a educação inclusiva, ressaltando a necessidade de mais pesquisas sobre essa correlação temática.
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