AS PROPOSTAS DO BANCO MUNDIAL PARA A ESCOLA PÚBLICA E SUA INFLUÊNCIA NA POLÍTICA BRASILEIRA (2016-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.17

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Discurso e Ideologias, Escola Pública, Agentes hegemônicos globais

Resumo

Este artigo se propõe a compreender as demandas de agentes hegemônicos globais – em especial o Banco Mundial – na esfera educacional brasileira, bem como a infl uência dessas propostas na política brasileira no período de 2016 a 2018. Para tanto, os documentos analisados são: “Um Ajuste Justo: análise da efi ciência e equidade no gasto público no Brasil” (produzido pelo Banco Mundial – 2017); “A Travessia: Uma ponte para o futuro” (lançado pelo (P)MDB – 2016); e “O Caminho da Prosperidade” (proposta de plano de governo de Jair Bolsonaro). Pelo viés dos estudos discursivos embasados no pensamento do Círculo Bakhtiniano e utilizando o cotejamento como percurso metodológico, no estudo dos documentos são tratados os seguintes pontos: 1) caracterização da situação brasileira no que se refere a aspectos políticos, econômicos e sociais; 2) lugar que a educação ocupa no projeto de sociedade defendido; 3) propostas de agenda para esfera educacional, em particular para a escola pública. Nas considerações fi nais, o cotejamento dos documentos faz emergir uma espécie de coesão discursiva entre as demandas do Banco Mundial, o documento produzido pelo partido de Michel Temer e propostas da candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, mostrando o caminho das ideologias da política neoliberal de forma articulada na materialidade da palavra e se constituindo como uma força hegemônica na esfera educacional brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Franz Willers, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC. É membro do Laboratório bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação.

Camila Caracelli Scherma, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É professora de Língua Portuguesa e Linguística e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UFFS. É membro do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe) e coordena o Laboratório bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Willers, F. F., & Scherma, C. C. (2022). AS PROPOSTAS DO BANCO MUNDIAL PARA A ESCOLA PÚBLICA E SUA INFLUÊNCIA NA POLÍTICA BRASILEIRA (2016-2018). Cadernos De Pesquisa, 29(1), 379–404. https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.17