REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR EM DIFERENTES ETAPAS E MODALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.4

Palavras-chave:

Gestão educacional, Formação de professores, Currículo do Curso de Pedagogia, Suposições de Paulo Freire

Resumo

Reflete sobre as mudanças estabelecidas pela Resolução nº 2/2019 e analisa sua relação com a gestão e a formação nos Currículos de Cursos de licenciatura, em especial no Curso de Pedagogia. Nesse sentido, esta pesquisa utiliza estudos de Paulo Freire para observar os conflitos sociais globais que influenciam em projetos educacionais, especialmente no âmbito da formação de professores. Para isso, fundamenta as discussões a partir dos conceitos de arbitrariedade e anestesia histórica. As análises indicam o avanço da gestão de concessões, do trabalho técnico e da formação para gestor em etapas e modalidades educacionais, demonstrando, desse modo, a necessidade de resistir à implementação de políticas de regulação das licenciaturas no Brasil.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kallyne Kafuri Alves, Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão Integrante do GRUFAE (UFES) e GESTA (UEMA)

Professora no Programa em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2015 e 2019) e Graduado em Pedagogia pela mesma Universidade (2013). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). É membro do Grupo de Formação e Pesquisa Interina de Educadores (GRUFAE/UFES). Possui experiência em Educação Básica e Ensino Superior. Planeja, organiza e desenvolve pesquisas e ações em Gestão Educacional, Formação escolar e docente.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

ALVES, Kallyne Kafuri.
REFLEXÕES SOBRE AS NOVAS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR EM DIFERENTES ETAPAS E MODALIDADES
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 81–104, 29 Mar 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.