MOVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.12

Palavras-chave:

Política e gestão educacional, Regime de colaboração, Educação municipal, Região Norte, Amazônia

Resumo

O artigo aborda o tema regime colaboração na educação. Analisa como vem se constituído as relações intergovernamentais estado-municípios nas políticas públicas e na gestão da educação do Tocantins. As análises assentam-se em perspectiva crítica, apoiadas em fontes bibliográficas e documentais. Os resultados remetem à reflexão a respeito da ausência, no Tocantins, assim como em outros estados, de normas e orientações próprias quanto à forma e ao conteúdo das relações intergovernamentais e instâncias próprias configurando o regime de colaboração. Apreende-se a constante movimentação na (re)organização de arranjos legais e administrativos, ações integradas e formas de colaboração que focalizam especificidades, indicando a parca e dúbia significação do regime. Ainda, que é uma temática que implica problematizar a estrutura societária brasileira desigual e, por consequência, as dificuldades municipais.

 

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

UFT, Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE-Mestrado/PGEDA-Doutorado), Curso de Pedagogia, Campus de Palmas

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

LAGARES, Rosilene.
MOVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 257–276, 29 Mar 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18645. Acesso em: 22 dez 2024.