O LEGADO DO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.3Palavras-chave:
Escola normal, Escola nova, Formação de professores, Laboratório de psicologiaResumo
O presente estudo teve como objetivo geral investigar o legado do laboratório de psicologia na formação de professores na Escola Normal implantado no Ceará, na década de 1920, e seus rebatimentos na formação de professores até os dias atuais. A partir do método da pesquisa documental, descreve-se a existência do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola Normal do Ceará como espaço das práticas pedagógicas aplicadas pelo professor Lourenço Filho, na formação de professores. Ele utilizou técnicas e métodos do ensino ativo da Escola Nova, marcando a possibilidade da passagem do ensino tradicional para uma perspectiva fundamentada na ciência pedagógica emergente. Fez-se análise dos documentos em arquivos históricos e acervos virtuais, levando-se em conta a singularidade da sociedade daquele contexto de vivências sociais, culturais, econômicas e políticas. Entre esses legados merecem destaque a necessidade de oferecer ao professor uma formação científica e aplicada, como se percebe pela introdução, por Lourenço Filho, de disciplinas de ciências no currículo de formação dos professores; práticas pedagógicas em escola de aplicação e o uso de testes psicológicos; reforma curricular do Programa de Ensino da Escola Normal; criação do Curso de Férias; orientação de 12 monografias de conclusão de curso elaboradas pelas alunas normalistas.
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