MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO: identidade e antirracismo no currículo da EDUCAFRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202167

Palavras-chave:

EDUCAFRO, Currículo, Movimento negro, Antirracismo, Identidade

Resumo

O principal objetivo deste artigo é realizar uma análise sobre o currículo da EDUCAFRO, uma organização do movimento negro brasileiro criada nos anos 1990 e que, desde então, mantém cursos pré-vestibulares, buscando perceber como ela procura influir na formação de subjetividades dos estudantes e quais os saberes que ela traz para esse processo de formação. A Prova de Cidadania, estratégia curricular elaborada pela EDUCAFRO a partir de um conjunto de textos chamados de Temas de Cidadania, será privilegiada em nossa análise. Este artigo é um dos resultados de uma pesquisa de mestrado e teve como metodologias a observação participante, a história oral e a análise documental.  

Palavras-chave: EDUCAFRO; currículo; movimento negro; antirracismo; Identidade.

BLACK MOVEMENT IN EDUCATION: identity and anti-racism in EDUCAFRO's curriculum

Abstract

The main objective of this article is to analyze the curriculum of EDUCAFRO, an organization of the Brazilian black movement created in the 1990s and which has since undergone pre-university courses, seeking to understand how it aims to influence the formation of students' subjectivities and what knowledge it brings to this training process. The Citizenship Test, a curricular strategy elaborated by EDUCAFRO based on a set of texts called Themes of Citizenship, will be privileged in our analysis. This article is one of the results of a master's research and its methodologies were participant observation, oral history and document analysis.

Keywords: EDUCAFRO; curriculum; black movement; anti-racism; identity.

MOVIMIENTO NEGRO EN LA EDUCACIÓN: identidad y antirracismo en el currículo de EDUCAFRO

Resumen

El principal objetivo de este artículo es realizar un análisis sobre el currículum de EDUCAFRO, una organización del movimiento negro brasileño creada en los años 1990 y que desde entonces, mantiene cursos pre-vestibulares, buscando percibir cómo ella intenta influir en la formación de subjetividades de los estudiantes y que los saberes que ella trae para ese proceso de formación. La Prueba de Ciudadanía, estrategia curricular elaborada por EDUCAFRO a partir de un conjunto de textos llamados de Temas de Ciudadanía, será privilegiada en nuestro análisis. Este artículo es uno de los resultados de una investigación de maestría y sus metodologías fueron la observación participante, la historia oral y el análisis documental.

Palabras clave: EDUCAFRO; currículo; movimiento negro; antirracismo; Identidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amilcar Araujo Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Tem experiência nas áreas de Ensino de História, história das relações raciais, história e cultura afro-brasileiras, história oral, movimentos sociais, currículo e formação de professores. Fez pós-doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos (2015-2016) e é professor da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de diversos capítulos de livros, artigos em revistas e congressos acadêmicos, publicou, com apoio da FAPERJ, o livro "O Mundo Negro": relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (2013), organizou o livro Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula (2014) e também organizou com Verena Alberti o livro Histórias do movimento negro no Brasil (2007), com Ana Maria Monteiro, o livro Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas (2013), e com Warley da Costa o livro Educação e Diversidade em Diferentes Contextos (2015).

Sara Carolina de Castilho Dâmaso dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bacharel e licenciada em História pela UFF, é mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Duque de Caxias e técnica em assuntos educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Ambos no Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

PEREIRA, Amilcar Araujo; SANTOS, Sara Carolina de Castilho Dâmaso dos.
MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO: identidade e antirracismo no currículo da EDUCAFRO
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 4, p. 289–316, 30 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.