ENCANTOS E ENCONTROS DA BIBLIOTERAPIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL = BIBLIOTHERAPY CHARMS AND MEETINGS FOR PEOPLE WITH VISUAL IMPAIRMENTS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v20n2.2021.18Parole chiave:
biblioterapia, pessoas com deficiência, usuário da informação, cegos = Keywords, bibliotherapy, disabled people, information user, blindAbstract
A leitura possui um vasto significado na vida do ser humano, independentemente do ambiente ou da forma como aconteça. Especialmente por meio da Biblioterapia, ela pode representar grandes transformações e, para as pessoas com deficiência visual (de forma congênita ou adquirida), pode oferecer oportunidades de identidade, integração e expressão, despertando possibilidades importantes que podem ser trabalhadas e incluídas por bibliotecários em seu ambiente informacional. Com o objetivo de descrever sobre a prática e essas possibilidades, realizou-se uma breve revisão de literatura, somada à descrição de duas sessões de Biblioterapia realizadas na biblioteca de um instituto especializado mediado por uma Bibliotecária, na Paraíba, em João Pessoa. Assim, foi possível identificar como a leitura auxilia a pessoa com deficiência visual a desvendar, recordar e se encantar com um mundo cheio de descobertas, imaginação e diversão, mesmo de forma diferente. Resultados apontam inúmeros benefícios e demonstram o quanto a Biblioterapia favorece a inclusão das pessoas com deficiência visual nas sessões desenvolvidas nas bibliotecas e amplia os horizontes profissionais do bibliotecário em relação aos seus usuários.
Abstract
Reading has a vast meaning in human life, regardless of the environment or the way it happens. Especially through Bibliotherapy, it can represent great transformations and, for people with visual impairment (congenital or acquired), it can offer opportunities for identity, integration and expression, awakening important possibilities that can be worked on and included by librarians in their informational environment. In order to describe the practice and these possibilities, a brief literature review was carried out, together with the description of two Bibliotherapy sessions held in the library of a specialized institute mediated by a Librarian, in Paraíba, João Pessoa. Thus, it was possible to identify how reading helps the visually impaired person to unravel, remember and be enchanted by a world full of discoveries, imagination and fun, even in a different way. Results point out numerous benefits and demonstrate how bibliotherapy favors the inclusion of people with visual impairments in the sessions developed in libraries and expands the librarian's professional
horizons in relation to their users.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, R. As mais belas histórias de Rubem Alves. Ilustrações de Ainda Xavier. Portugal: ASA Editores, 2004.
ASSIS, Pamela Oliveira; SANTOS, Raquel do Rosário; JESUS, Ingrid Paixão. A biblioterapia como um campo de atuação para o bibliotecário: perspectivas dos discentes do curso de Biblioteca da UFBA. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 41-53, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/44808 Acesso em: 13 dez. 2021.
BARQUEIRO, Rosangela R. M.; BARQUEIRO, Antônio Carlos. Inclusão da pessoa com DV no mercado de trabalho. In: SAMPAIO, Marcus Wilson et al. Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica: Guanabara Koogan, 2010.
BENVENUTI, Marcelo Frota Lobato; OLIVEIRA, Thais Polan; LYLE, Leticia Albernaz Guimarães. Afeto e comportamento social no planejamento do ensino: a importância das consequências do comportamento. Psicol. USP, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 368-377, dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642017000300368
Acesso em: 11 ago. 2020.
BOWMAN, Garry. Biblioterapy: a tecnique for couseling blind people. R. Bras. Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 26/28, 1995/1997. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/19273 Acesso em: 15 dez. 2021.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CORDE/SEDH/PR). Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), 2007. Disponível em: em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx0ZWNub2xvZ2lhYXNzaXN0aXZhY29tYnJ8Z3g6MTdiZWQyY2IzYTE3OWJmZg . Acesso em: 15 dez. 2021.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros Bibli, Florianópolis, n.12, dez. 2001.Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2001v6n12p32 Acesso em: 15 dez. 2021.
CALDIN, Clarice Fortkamp. Leitura e terapia. 2009. 216f. Tese (Doutorado em Literatura). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92575 Acesso em: 15 dez. 2021.
CALIXTO, Anny Caroliny Leite; BELMINO, Marcus Cézar de Borba. Biblioterapia: uma ferramenta para atuação do psicólogo hospitalar no atendimento à criança hospitalizada. Biblionline, João Pessoa, v. 9, n. 2, p. 19-33, jul./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/12678 . Acesso em: 15 dez. 2021.
CÉZAR, Jairo. O menino que roubava gaiolas. Ilustrações de Américo Filho. João Pessoa: Parabooks, 2018.
FERREIRA, Danielle Tiago. Biblioterapia: uma prática para o desenvolvimento pessoal. Educação Temática Digital, Campinas, v. 4, n.2, p. 35-47, jun. 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/620 Acesso em: 15 dez. 2021.
GOETHE, Johann Wolfgang Von. Os sofrimentos do jovem Werther. Trad. Erlon J. Paschoal. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
GUSMAO, Alexandre Oliveira de Meira; SOUZA, Elaine Gleice Jerônimo de. A Biblioterapia como ferramenta de restabelecimento emocional. Investig. bibl [online],v.34, n.85, p.33-59, 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-358X2020000400033 Acesso em: 15 dez. 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Censo demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf Acesso em: 15 dez. 2021.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas. [Haia]: IFLA, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-ptbrasil.pdf Acesso em: 15 dez. 2021.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. As Bibliotecas podem promover a implementação da Agenda 2030. São Paulo: FEBAB, 2016. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/hq/topics/libraries-development/documents/sdgs-insert-pt.pdf Acesso em: 15 dez. 2021.
JONES, Eileen. Biblioterapy for bereaved children. London: Jessica Kingsley Publicshers, 2001.
LEITE, Ana Cláudia de Oliveira. Biblioteconomia e Biblioterapia: possibilidades de atuação. Revista da Educação, v.12, n.14, p. 23-37, 2009. Disponível em: https://seer.pgsskroton.com/educ/article/view/1877 Acesso em: 15 dez. 2021.
LUCAS, Elaine R. de Oliveira; CALDIN, Clarice Fortkamp; SILVA, Patricia V. Pinheiro da. Biblioterapia para crianças em idade pré-escolar: estudo de caso. Perspect. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 398-415, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/bHbjc6YTjmRC3Sq3StWRw8m/abstract/?lang=pt . Acesso em: 15 dez. 2021.
LEITE, Manuela Bravo; CALDIN, Clarice Fortkamp. Programas de aplicação da Biblioterapia no Reino Unido. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, v.11, n.3, p. 53-65, 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/6846 Acesso em: 15 dez. 2021.
MATTEWS, David; LONSDALE, Ray. Children in hospital: II. Reading therapy and children in hospital. Health Libraries Review, v. 9, n. 1, p. 14-26, 1992.
MARCINKO, Stephanie. Bibliotherapy: pratical applications with disabled individuals. Current Studies in Librarianship, Clarion, v. 13, n. 1/2, p. 1-5, 1989.
OUAKNIN, M. A. Biblioterapia. Tradução Nicolás Niymi Campanário. São Paulo: Loyola, 1996.
PASCOLINI, Donatella; MARIOTTI, Silvio Paolo. Global estimates of visual impairment. Br J Ophthalmol., London, v. 96, n. 5, p. 614-618, 2012.Disponível em: http://www.who.int/blindness/VI_BJO_text.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.
PEREIRA, Marilia Mesquita Guedes. A Biblioterapia em instituições de deficientes visuais: um estudo de caso. João Pessoa, 1989. 318f. (Mestrado em Biblioteconomia). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
PEREIRA, Marilia Mesquita Guedes. Biblioterapia: proposta de um programa de leitura para portadores de DV em bibliotecas públicas. João Pessoa: Editora Universitária, 1996.
PINHEIRO, Maria Inês da Silva; RAMIRES, Daniela Duarte. Biblioterapia: das dissertações e teses aos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 7, n. 1, p. 153-167, jan./ abr. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/8043/7412. Acesso em: 15 dez. 2021
PINTO, Virginia Bentes. A biblioterapia como campo de atuação para o bibliotecário. Transinformação, Campinas, v.17, n.1, p. 31-43, jan./abr.2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/TGh75RBZcCN8nTwF8FBjkkL/?lang=pt Acesso em: 15 dez. 2021.
PIZARRO, D. C. Entre o saber-fazer e o saber-agir: o que professam os docentes de Biblioteconomia em Santa Catarina. 2017. 535f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PCIN0167-T.pdf Acesso em: 15 dez. 2021.
ROBERTS, Alvin. Reabilitação psicossocial do cego. João Pessoa: Editora Universitária, 1996.
SEIXAS, Cristiana Garcez dos Santos. Biblioterapia e educação: sopros de cuidado entre leituras. Revista Aleph, n.34, p. 239-259, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/41444 Acesso em: 15 dez. 2021.
SILVA, Ana Mafalda Carvalho. Biblioterapia aplicada em contexto de saúde mental: um estudo de caso. 2014. 215f. Dissertação (Mestrado em Ciências Documentais). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/jspui/bitstream/10437/5059/1/DM_AnaMafalfaSilva.pdf Acesso em: 15 dez. 2021.
SOUSA, Carla. Entrevista: Clarice Fortkamp Caldin fala da sua dedicação à Biblioterapia e da importância do tema para a Biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 347-353, abr./jul., 2018. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1502/pdf . Acesso em: 15 dez. 2021.
VALENCIA, Maria Cristina Palhares; MAGALHÃES, Michele Cristina. Biblioterapia: síntese das modalidades terapêuticas utilizadas pelo profissional. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 29, n. 1, p. 5-27, 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/4585 Acesso em: 15 dez. 2021.
Downloads
Additional Files
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.