O REI DO BAIÃO: Estudo linguístico das letras de Luiz Gonzaga
Palavras-chave:
Nordeste. Linguística. CulturaResumo
Estudo que verifica a construção enunciativa e imagética discursiva do Nordeste na voz e nas letras de Luiz Gonzaga, músico conhecido como “Rei Do Baião”, considerado um notável representante do sertanejo, sobretudo por retratar nas canções que interpreta a realidade sociocultural do Nordeste brasileiro. Alicerçado na teoria das análises do discurso e da linguística, discute as implicações das variações linguísticas a partir de uma perspectiva discursiva. Apresenta análise do contexto de duas das canções mais representativas da cultura nordestina por meio de uma pesquisa investigativa, com base bibliográfica de autores renomados no tema. Conclui que a Língua Portuguesa é heterogênea e plurivalente e, ainda, reflete o âmbito histórico, geográfico e sociocultural do falante.Downloads
Referências
ANDRADE, José Rivamar; ARAÚJO, Joseildo Lopes. Análise de letras de Luiz Gonzaga na perspectiva variacionista. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 4, n. 3, p. 8-19, 2014.
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, p. 163-189, 2007. BEZERRA, Sandra Maria de Farias. A variação linguística retratada nas canções de Luiz Gonzaga. Paraíba: Universidade Federal da Paraíba, nov. 2013.
CAMPUS, V.; SANTOS, ELIETE. Variações linguísticas. João Pessoa, 2010. COELHO, Glaucimere Patero; TRENTIN, Raquel Camargo. Nordeste pra Frente: Retratos do Povo na voz de Luiz Gonzaga.Revista Philologus, Ano 20, N° 60 Supl. 1: Anais da IX JNLFLP. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2014.
JÚNIOR, Joaquim Mattoso Câmara. Estrutura da língua portuguesa. 1970.
LETRAS DE MÚSICAS. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/> Acesso em: 8 maio de 2015.
LUIZ GONZAGA – Site Oficial. Vida e obra de Luiz Gonzaga. Disponível em: <http://www.luizgonzaga.mus.br/>. Acesso em: 3 maio de 2015.
MARTINS, Danilo Aguiar; PEIXOTO, Ana Cristina Santos. A constituição do discurso nordestino na canção “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, 2007.
MEDINA, Carlos Alberto de. Música popular e comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.
PAES, Jurema Mascarenhas. Luiz Gonzaga: Tradutor da discursividade de Nordeste. Revista do Centro de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem. ISSN 2317-3971, n. 2, 2014.
SANTOS, Sebastião Lourenço dos. Variações lingüísticas: O confronto das equivalências e choque dos contrários. Revista Eletrônica Eletras. Disponível em: http://www. utp. br/eletras/ea/eletras. Acesso em, v. 1, 2008.
SIQUEIRA, Ana. O “sertão” fica em Nashville. Disponível em www.ufmg.br/boletim. 2008. SOBREIRA, Maria Francisca Moreira; SÁ, Marcelo da Silva. O falar sertanejo presente na música nordestina.Revista Philologus, Ano 20, N° 60 Supl. 1: Anais da IX JNLFLP. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2014.
Revista Bibliomar, São Luís v. 15, n. 1/2, jan./dez. 2016 38
TINHORÃO, José Ramos. Música popular: um tema em debate. Editora 34, 1997.
VIOTTI, Evani De Carvalho. Introdução aos estudos linguísticos. Universidade Federal De Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.