Ser incluído e incluir:

os dois lados de uma história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n2.2024.16

Palavras-chave:

Biblioteconomia, inclusão, pessoa com deficiência, biblioteca inclusiva

Resumo

Entrevista com a bibliotecária Claire Cascaes de Aquino, que tua na Biblioteca do IFSC - Campus Palhoça Bilingue. Auto considerada como uma bibliotecária cyborg surda oralizada, mantem perfil em redes sociais com importantes informações a respeito das pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, UNESP/Campus de Marília

Doutora em Educação (UNESP/ Marília). Mestra em Ciência da Informação. Atua na Ciência da Informação como bibliotecária pesquisadora com ênfase em estudo de usuário e atuação profissional em bibliotecas e na Educação na formação de profissionais em Educação Especial e Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD).

Claire Cascaes de Aquino, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Bibliotecária, Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina (SC). Atua na Biblioteca do IFSC - Campus Palhoça Bilingue.

Referências

BAPTISTA, M.M.; GONÇALVES, M.S. Acessibilidade para colaboradores em bibliotecas universitárias: um estudo de caso no Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul – SIBUCS. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, n. esp., v.10, 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1188/pdf. Acesso em: 01 jun. 2024.

CRUZ, M. Pessoa com deficiência: conhecer para incluir. In: AMATO, l. (org.). Diversidade e inclusão em suas dimensões. São Paulo: Literare Books International, 2022. p.209-214.

GARBIN, A.D.C.; CRUZ, M.T.S. Desafios da gestão da diversidade da pessoa com deficiência. In: CAMILO, J.; FORTIM, I.; AGUERRE, P. (org.). Práticas de gestão da diversidade nas organizações. São Paulo: SENAC, 2019. p.127-144.

HALAS, L. Acessibilidade e tecnologias assistivas para o sucesso da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho. In: AMATO, l. (org.). Diversidade e inclusão em suas dimensões. São Paulo: Literare Books International, 2022.

MANZINI, E. J. Acessibilidade: um aporte na legislação para o aprofundamento do tema na área de educação. In: BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. De (org.). Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: mediação, 2008.

NUNES, L. Melhores práticas de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. In: AMATO, l. (org.). Diversidade e inclusão em suas dimensões. São Paulo: Literare Books International, 2022. p.231-238.

PUPO, D.T.; CARVALHO, S.H.R.; OLIVEIRA, V.C. Educação inclusiva e

bibliotecas acessíveis. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.59-267, jan./jun.2008. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/562/686. Acesso em: 01 jun.2024.

VASCONCELOS, F.M.; WELLICHAN, D.S.P. O trabalhador com deficiência: considerações sobre o cenário nacional e internacional. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.8, n.4, p. 31814-31830, abr.2022. Disponível em: file:///C:/Users/cartu/Downloads/admin,+bjd+594-1.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.

WELLICHAN, D. S. P.; MANZINI, E. J. Usuários da informação com deficiência em bibliotecas: uma análise da produção científica em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 172-203, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/105894/61850. Acesso em: 01 jun 2024.

WELLICHAN, D.S.P. Atendimento a usuários com deficiência: contexto e formação de equipes em bibliotecas universitárias. 2022. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/234516. Acesso em: 02 abr. 2024

WELLICHAN, D.S. P.; MANZINI, E. J. Com a palavra, o usuário com deficiência e a realidade vivenciada nas bibliotecas. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p.

, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/126836. Acesso em: 10 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

WELLICHAN, Danielle da Silva Pinheiro; AQUINO, Claire Cascaes de.
Ser incluído e incluir: : os dois lados de uma história
. Revista Bibliomar, v. 23, n. 2, p. 1–9, 30 Set 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/24053. Acesso em: 21 dez 2024.

Edição

Seção

Entrevista