SABER TURÍSTICO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: Considerações e Análise Propositiva

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Disciplina, Ensino médio, Saber turístico

Resumo

A compreensão do Turismo e sua relação com a Educação é fundamental diante das mudanças das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir do exposto surge a pergunta norteadora da investigação: Como os conceitos da atividade turística colaboram com a implementação da disciplina Turismo no componente curricular do novo ensino médio? O objetivo é verificar a inserção do Turismo como disciplina na educação do Brasil a partir da reformulação da BNCC. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo usando IRaMuTeq e questionários. A execução do software atesta que as palavras Teoria, Conceitos, Educação e Interdisciplinaridade do Turismo são mais utilizadas no corpus textual apresentado. Com base nas respostas das entrevistas, conclui-se que a inserção do Turismo como disciplina nas escolas brasileiras está em processo de aceitação, porém, é reconhecido não apenas como uma atividade econômica, mas como meio de instrução e educação, contribuindo para formação profissional.

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Biografia do Autor

Leylane Meneses Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR-UFRN); Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Turismo do Instituto Federal de Sergipe - IFS (2019) na linha de pesquisa Gestão de Destinos Turísticos: Sistemas, Processos e Inovação (DTPI). Especialista em Gestão Estratégica de RH: Evolução e Tendências pela Faculdade Estácio de Sergipe (2011); Graduada em Turismo pela Faculdade de Sergipe - FaSe (2008) e Graduada em Administração pela Universidade Tiradentes - UNIT (2018). 

Marcia Maria Bezerra de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo e Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2022); Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (2014), Pós-graduada em Docência do Ensino Superior, Universidade Federal do Ceará (2011), Graduada em Turismo e Administração Hoteleira, Universidade de Santo Amaro, São Paulo (2005).

Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ 2001). Mestre em Administração do Planejamento (PPGA/UFRN, 1993). Especialista em Didática do Ensino Superior: (UnP/1994). Professor Associado da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Professor no curso de Administração à distância: Filosofia da Administração - Universidade Aberta do Brasil (UAB) parceria com a UFRN (SEDIS). 

Cairo Cezar Braga de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Psicologia pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR. Professor Adjunto III do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, Especializaçõs em Gestão de Pessoas e Liderança, Economia Criativa, Publicidade e Propaganda: Mídias, linguagens e comportamento do consumidor. Pedagogo; Licenciado em Artes, Graduado em Hotelaria-Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

MENESES MARTINS, Leylane; MARIA BEZERRA DE SOUSA, Marcia; LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE, Mauro; CEZAR BRAGA DE SOUSA, Cairo.
SABER TURÍSTICO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: Considerações e Análise Propositiva
. Revista Turismo & Cidades, v. 6, n. 13, 30 Jun 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/23241. Acesso em: 3 jul 2024.

Edição

Seção

Artigos