PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O LAZER À REALIDADE BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2674-6972v5n12.2023.11

Palavras-chave:

Envelhecimento Saudável, Educação para o Lazer, Programas de Educação para o Lazer, Idosos, Brasil

Resumo

Este estudo reflete sobre adaptações de um Programa de Educação para o Lazer (PEL) a ser aplicado com idosos brasileiros. Utilizando alguns termos de busca, identificamos, em quatro bases de dados, seis estudos que replicaram o PEL escolhido, além do próprio Searle, Mahon e Iso-Ahola (1995), que aplicaram o modelo pela  primeira vez. Este PEL teve como base o “Community Reintegration Program” (CRP), desenvolvido por Bullock e Howe (1991) para pessoas com deficiência. Os países nos quais o PEL foi replicado foram Canadá e Taiwan. As adaptações são operacionais e de conteúdo. Assim como ocorreu quando adaptado à Taiwan, propomos que seja adaptado em temas como formato, facilitadores, equipe, frequência, atividades e local de oferta. Além disso, atividades lúdicas devem ser priorizadas na transmissão de seu conteúdo. A aplicação deste PEL pode contribuir para o debate do lazer como uma das mais importantes vias para o Envelhecimento Saudável no Brasil.

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Biografia do Autor

Aurora Madariaga Ortuzar, Universidad de Deusto

Desde 1994 trabalha na Cátedra de Lazer e Deficiência do Instituto de Estudos de Lazer da Universidade de Deusto, como pesquisadora e diretora. Ela é a Pesquisadora Principal do
grupo oficial de pesquisa "Lazer como fator de desenvolvimento pessoal" reconhecido desde 2009
pela equipa B do Governo Basco e em 2015 pela equipa A IT 984-16 até 2021. Professor Credenciado
desde 2009 pela Agência de Avaliação da Qualidade e Acreditação do Sistema Universitário
Basco. Ela é professora do Bacharelado em Serviço Social e Turismo e Pós-Graduação: Máster Oficial en Dirección de Proyectos de Ocio Master de Inclusión en la comunidad. Docente e membro oficial do corpo docente do Doutorado em Lazer, Cultura e Comunicação para o Desenvolvimento Humano (ANECA). Orientou teses de doutorado sobre diversos temas relacionados ao lazer em seus diferentes campos e abordagens disciplinares. Participou de projetos competitivos regionais (GAITEK e HAZITEK), todos relacionados com o serious game adaptado para pessoas com deficiência. É autora de artigos
cientistas em revistas de alto impacto (Frontiers in Psychology, Arbor, Psychology of Sport, OBETS, Pedagogia Social, Siglo Cero), e é coautora de vários livros relacionados com a inclusão, acessibilidade e lazer para pessoas com deficiência. Além disso, apresentou 90 trabalhos em congressos relacionados às suas áreas temáticas. Realizou estágios de investigação de pós-doutoramento financiados pelo Governo Basco em diferentes equipes: ULPGC (Gran Canaria, 2012), Universidade Aberta de Portugal (Porto, 2018) e Universidade de Aveiro (Aveiro, 2019). Foi professora convidada, entre outros, em universidades de Honduras (UPNFM), Equador (UTA e UNIANDES), Quito (UTE), Uruguai (UCU), Brasil (UFES), Colômbia (Uniminuto). Em todos eles ministrou cursos sobre lazer, qualidade de vida,
inclusão e desenvolvimento humano e seminários sobre processos e ferramentas para pesquisa.
Ele apoia sua extensa carreira de pesquisa e ensino de mais de 25 anos em sua experiência e
Conhecimento da realidade do lazer e das pessoas com deficiência. Ele ensinou uma infinidade de
cursos e palestras relacionados à lazer, educação, diversidade humana, exclusão e inclusão,
terceiro setor e deficiência. Participou em atividades de organização e gestão de atividades de I+D relacionadas com lazer,  educação e deficiência. E promoveu a elaboração e socialização do Manifesto
para Lazer Inclusivo (2003 e 2014 e 2019). Membro da Rede Otium e Vice-Presidente da Rede Relaxar. Pertence a diferentes redes: SIPS, REDIS, REPS, ANPERP.

Maria Begoña Garcia Zapirain, Universidad de Deusto

Begoña García-Zapirain nasceu em San Sebastian (Espanha). Ela é Graduada em Engenharia de Comunicaçoes, na Universidade do País Basco, Bilbao (Espanha) em 1994. Em 2004, defendeu sua tese de doutorado em processamento de sinais biomédicos. Após quatro anos de trabalho na empresa ZIV, em 1997, a Prof. García Zapirain ingressou na Universidade de Deusto como professor de teoria dos sinais e eletrônica na Escola de Engenharia. Foi chefe do Departamento de Telecomunicações da Universidade de Deusto de 2002-2008 e chefe do Departamento DeustoTech-LIFE de 2008
2018. Em 2001 criou o grupo de pesquisa eVIDA (evida.deusto.es). Ela tem participou de mais de 100 projetos de pesquisa em nível internacional, nacional e regionais. Publicou mais de 100 artigos em periódicos indexados, e apresentou mais de 160 trabalhos em periódicos internacionais e conferências científicas nacionais. Orientou 11 teses e 5 alunos de doutorado. Ela tem fortes colaborações com laboratórios de pesquisa em EUA, França, Irlanda e Holanda, entre outros. Ela tem 5 prêmios de pesquisas em nível nacional.

Ricardo Ricci Uvinha, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Universidade de São Paulo e Diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH/USP (2022-2026). Orientador permanente do Mestrado e Doutorado Acadêmico nos Programas de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) e de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física (PPGCAF) da USP. Membro eleito para a Câmara de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo (CAI/USP), na área de Artes, Humanidades e Ciências Sociais, e para a Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP/USP). Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física (1990), com Mestrado pela FEF/UNICAMP (1997), Doutorado pela ECA/USP (2003), Pós-Doutorado pela Griffith University-Australia (2004) e Livre-docência pela EACH/USP (2008). Com experiência de mais de 30 anos de docência no ensino superior, atuou como Diretor Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer ANPEL (Gestão 2014-2016) e Diretor Vice-Presidente da World Leisure Organization/United Nations WLO (Gestão 2007-2016). Atualmente é líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer da Universidade de São Paulo (GIEL/USP/CNPq), coordenador do World Leisure Center of Excellence (WLCE/Brazil), Distinguished Scholar da World Leisure Academy (WLA), Secretário Geral do BRICS Council of Exercise and Sport Science (BRICSCESS) e editor regional do periódico Leisure Studies Journal (Reino Unido). Entre os prêmios e homenagens recebidos, destaca-se o Prêmio de Excelência em Docência da Universidade de São Paulo, recebido pela Pró-Reitoria de Graduação PRG/USP, o Prêmio Pesquisador Destaque, recebido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo ANPTUR, e o reconhecimento como Primeiro Professor Contratado da EACH USP, em homenagem recebida pela Comissão EACH 10 anos. 

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

CARNEIRO, Luciana Pereira de Moura; ORTUZAR, Aurora Madariaga; ZAPIRAIN, Maria Begoña Garcia; UVINHA, Ricardo Ricci.
PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O LAZER À REALIDADE BRASILEIRA
. Revista Turismo & Cidades, v. 5, n. 12, 26 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

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Artigos