Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word com extensão.doc (desde que não ultrapassem 2MB). 

  • O texto contém os seguintes itens: Título, Resumo / Abstract ou Resumen (não excedendo 900 caracteres com espaço), Palavras-chave / Keyword ou Palabras Claves (ao menos 3 e no máximo 5), Introdução, Materiais e Métodos/Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A REVISTA TURISMO & CIDADES NÃO COBRARÁ CUSTOS DE PROCESSAMENTO E NEM DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

Cada autor deve enviar no máximo um artigo para a revista durante o processo de avaliação e, caso tenha seu artigo publicado, aguardar 1 (um) ano para a próxima submissão.

 

A publicação dos trabalhos dependerá da decisão do Conselho Editorial, após o parecer de pelo menos dois revisores do quadro de colaboradores da revista, em procedimento sigiloso quanto à identidade do(s) autor(es) e revisor(es).

A Comissão Editorial assegurará o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação em pares, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.

A revista aceitará artigos de professores e pesquisadores com titulação de Doutorado, Mestrado e Especialização. Alunos de graduação devem estar em co-autoria com professor com titulação mínima de Mestre. O artigo deverá ter nomáximo 5 (cinco) autores.

Caso haja necessidade a inclusão de mais autores, deve ser solicitada antes do artigo ser aceito. Para realizar essa solicitação o autor correspondente deve enviar ao Editor: 1) o motivo da inclusão e; 2) o termo de confirmação e concordância escrito e assinado por todos os autores do artigo, incluindo os que estão sendo adicionados lista. Além disso, deve-se registrar a contribuição de cada um dos autores e colaboradores, com a utilização de dois Critérios mínimos de autoria:

- Participar ativamente da discussão dos resultados;

- Revisão e aprovação da versão final do trabalho;

Os autores são responsáveis pelas informações contidas nos trabalhos, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes.

Os autores serão informados sobre a aceitação ou não da submissão, bem como em relação à aprovação ou não para publicação, pelo(s) e-mail(s) cadastrado(s) no sistema.

Para efeito de apresentação, padronização e comunicação, o(s)trabalho (s)enviado(s) deverá (ao) seguir rigorosamente às regras das normas especificadas a seguir, sob o risco de não serem aceitos.

A única ferramenta disponível para o envio de artigos e outros manuscritos é pela plataforma do Portal de Periódicos, para isso basta acessar o site da Revista: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/index e clicar em cadastrar (para novo autor na plataforma) ou acesso (caso tenha cadastro em alguma das revistas do Portal).

O Conselho Editorial reservar-se-á o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar o processo de publicação. Modificações de estrutura e conteúdo mais substanciais serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. Casos específicos serão resolvidos pela Comissão Editorial.

2 NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO

 

a) Regras gerais: papel formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,0 cm, recuo de parágrafo (primeira linha) de 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5 e sem paginação;

b) Título e subtítulo: O título e subtítulo (quando houver) devem figurar na parte superior, centralizado, tamanho da fonte 14, caixa alta em negrito (titulo) e sem negrito (subtitulo), caixa baixa, separados por dois-pontos (:). Com extensão máxima de 12 palavras. Deve contar logo abaixo do título a versão do idioma do texto e em outra língua estrangeira (inglês ou espanhol).

c) Identificação dos autores: A identificação de autoria não deve constar em nenhuma parte do corpo do trabalho, garantindo desta forma o critério de sigilo da Revista para avaliação por pares. Os dados de identificação devem ser preenchidos no momento da submissão.

d) Títulos de Seção: Redigidos em corpo 12, negrito, alinhado à esquerda, primeira letra em maiúsculo. Usar seções numeradas, com algarismos arábicos alinhados na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço - conforme NBR 6024.

e) Fonte(s) de financiamento: é obrigatório citar, quando houver, em nota de rodapé.

f) Resumo: Em conformidade com a NBR 6028, traz a identificação do objeto de estudo,objetivos, metodologia, resultados e a principal conclusão. Deve ter até 150 palavras. O resumo deve ter versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês ou espanhol). Apresenta-se tamanho de fonte 10 e espaçamento simples.

g) Palavras-chave: Após o resumo indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto, com versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês ou espanhol). Apresenta-se tamanho de fonte 10 e espaçamento simples.

h) Citações: exige-se utilizar o sistema autor-data, conforme NBR 10520.

i) Ilustrações: quadros, fotografias, figuras, gráficos etc, deverão ser inseridas no texto e apresentar suas respectivas legendas, conforme NBR 6022/2003 e em resolução de até 300 mpi (formato jpeg).  A indicação da fonte é semelhante à das citações (autoria e ano), indicando a fonte nas Referências no final do trabalho.

j) Equações e fórmulas: devem ser destacadas no texto, se necessário, numeradas entre parênteses, por exemplo,  x2 + y2 = z2;

k) Tabelas: devem ser padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do IBGE;

l) Notas explicativas e numeradas: sequencialmente, devem figurar com o uso de nota de rodapé (ver NBR 6022, notas explicativas);

m) Referências: devem conter somente os autores citados no trabalho, apresentados em ordem alfabética, de acordo com a norma NBR 6023.

n) Uso de siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

TEMPLATE

Documentos suplementares

No ato da submissão, os autores devem inserir como "documento suplementar", em pdf, preenchidos e assinados, a Autorização e Declaração para publicação.

A Revista visando maior disseminação do seu conteúdo, solicita também o endereço das redes sociais dos autores.

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

Artigos

Resultantes de pesquisas teóricas (bibliográfica ou documental) e de pesquisas de natureza empírica. Devem debater ou fazer indicações para o aprofundamento e reflexão de questões relacionadas ao Turismo e às cidades. Devem conter no mínimo 10 e no máximo 25 páginas, incluindo as referências.

Entrevistas

A entrevista submetida à Revista Turismo & Cidades deve possuir como entrevistados:

− Pesquisadores das áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas;

− Autores de artigos publicados em periódicos; e

− Editores de periódicos científicos;

As entrevistas deverão ser encaminhadas somente em formato word, sendo necessário considerar os seguintes aspectos:

− Tamanho: deve ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter no máximo 15.000 caracteres com espaço;

− Idioma: poderão ser encaminhadas nos idiomas português, inglês ou espanhol;

− Imagem: deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado, que deve ser enviada em arquivo anexo ( .jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado. 

− Dados sobre o entrevistado: breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição a qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica, outros;

- É necessário o envio da autorização do (s) entrevistado (s), concordando com a publicação do trabalho (MODELO).

Relato de experiência

Representam dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão universitária, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção. Deverão conter dados descritivos, análise de implicações conceituais, descrição de procedimentos e/ou estratégias de intervenção, apoiados em evidências metodologicamente apropriadas para essa avaliação. Limitados entre 8 e 15 páginas.

Resenhas

Revisão crítica de obra recém publicada relacionada ao escopo da Revista Turismo & Cidades, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais. Limitadas a 2(duas) páginas.

Nota técnica

Publicações oriundas dos resultados das produções técnicas a nível de mestrado e doutorado ou fruto de relatórios de pesquisa, ensino e/ou extensão já concluídas. Encontram-se no rol dos trabalhos técnicos a serem aceitos: mapas, gráficos, marcas, processos de gestão, software (programa de computador), curadoria de mostras e exposições, elaboração de norma ou marco regulatório, fórmulas, membro de conselho gestor ou comitê técnico, conservação/restauração, assessoria e consultoria, produção de programas de veículos de comunicação, criação de atividade de capacitação, em diferentes níveis, fotografias, fluxograma, projetos de extensão à comunidade e organograma. 

Estrutura:  

-Título e subtítulo (se houver): deve ser sucinto e refletir o conteúdo. Redigido com, no máximo, 80 (oitenta) caracteres com espaços;
- Texto principal: com no máximo 10 mil caracteres com espaços, considerando introdução, desenvolvimento, conclusões ou considerações finais e referências.

- O texto deve possuir entre 02 a 04 páginas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.